Análise: Adventure Time: Hey Ice King! Why’d You Steal Our Garbage?! (3DS)
Os seus criadores assumiram desde cedo a influência de Zelda II: The Adventure of Link nesta adaptação do mundo de Adventure Time aos videojogos. Terá sido a escolha certa basear-se naquele que é considerado a ovelha negra da série Zelda? A Análise WASD aqui e agora.
A narrativa, deste ingresso da série de animação Adventure Time na 3DS, é bem directo e pouco dado a surpresas. Como o título indica, o Ice King está a roubar o lixo de toda a gente, e os protagonistas Finn e Jake partem para descobrir o porquê, de forma a acabar com os crimes contra o lixo de toda a vizinhança. O jogo avança com várias entradas de caras familiares dos desenhos animados, formatando-se através das linhas gerais de um RPG de acção, com direito a exploração através de um mapa com vista aérea e a pequenas secções onde avançamos numa base side-scrolling. A inspiração no clássico Zelda II é clara e Adventure Time não faz por inovar na fórmula daquele clássico da Nintendo. Usa e abusa dela, e é por isso que o jogo parece datado em toda a sua estrutura.
Jogamos no papel de Finn, com o cão Jake à boleia na mochila que trazemos às costas. O mundo de jogo, a terra de Ooo, divide-se em cinco áreas principais que atravessamos através de uma vista aérea: Candy Kingdom, Grass Lands, Red Rock Pass, Ice Kingdom e o Fire Kingdom. Aqui circulam alguns monstros que, quando somos alcançados por eles, dão início a uma batalha. Contudo, o combate é tão aborrecido, sendo Finn mais que suficiente para o que enfrentamos, que até nos esquecemos que às nossas costas segue Jake, que também nos pode ajudar.
Quando damos por nós, estamos a repetir, vezes sem conta, tarefas cuja recompensa no final é mera comida. Falta um objectivo final que nos faça agarrar a fórmula de Adventure Time. Também as lutas com os bosses são aborrecidas, e pouco é o sumo que lhe conseguimos extrair. O pior é mesmo quando temos de voltar para trás e somos obrigados a ter de atravessar, novamente, aqueles níveis que já tínhamos desbravado. O tédio instala-se.
Por sua vez, é graças aos diálogos que a história merece alguma atenção. De forma algo inesperada, as conversas fazem lembrar o que o jogo é de facto: uma adaptação de um desenho animado para o mundo dos videojogos. Algo que também se repercute nos cenários variados, consoante a área onde estamos, e na banda sonora que lembra a geração dos anos noventa dos videojogos.
Veredicto
Eventualmente, Adventure Time até se podia ter baseado num jogo Zelda e ter sucesso. Contudo, este jogo baseou-se precisamente no pior lançamento da série, Zelda II, e sofre por isso, parecendo sempre que estamos a jogar algo que não encaixa na fórmula da série de animação da Nickelodeon. Os fãs da série vão conseguir tirar alguma coisa deste título. Para os restantes, Zelda II poderá ser uma melhor hipótese já que Hey Ice King! Why’d You Steal Our Garbage?! é uma experiência datada por mecânicas de 1987.
- ProdutoraWayForward Technologies
- EditoraD3 Publisher
- Lançamento13 de Fevereiro 2014
- Plataformas
- GéneroAventura, Plataformas, Role Playing Game
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Fiél aos desenhos animados da Nickelodeon
- Diálogos disparatados mas que cativam
- Banda sonora
- Influência de Zelda II demasiado forçada
- Falta de necessidade em usar Jake
- Falta de objectivos
- Sempre que temos de voltar atrás, temos de voltar a passar pelos mesmos níveis no sentido contrário
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.