Análise – Animal Force
Só vocês podem salvar o nosso planeta de uma invasão extraterrestre. Peguem no vosso dispositivo VR, juntem os vossos 11 animais com super poderes e preparem-se para Animal Force, um título de Tower Defense exclusivo para PlayStation VR.
Se há algo que não pode ser ignorado, é o esforço que a Sony tem colocado na Realidade Virtual. Só neste ano já foram lançados diversos novos títulos VR de forma consecutiva. E embora nem todos os jogos tenham o nível desejável, a verdade é que a biblioteca é cada vez mais diversificada e cheia de coisas interessantes. Títulos como Moss e o programa de desenho CoolPaintr VR, são bons exemplos recentes. Vejamos em que situação se coloca Animal Force, que vamos analisar agora.
Sem uma história muito elaborada, a nossa missão neste título é salvar o planeta Terra de uma invasão alienígena. Para esse fim, temos a companhia de um conjunto de animais com super-poderes. Cada um destes simpáticos seres tem uma habilidade única e, enquanto jogador, termos de os posicionar estrategicamente para impedir que os extraterrestres levem os humanos para sua casa. Missão simples, pelo menos na sua premissa.
Na sua essência, Animal Force é um jogo táctico que propõe uma nova abordagem para o género Tower Defense. Para quem não conhece, este é um sub-género de estratégia cujo objectivo é tentar impedir que inimigos percorram o mapa por meio de armadilhas e através de unidades capazes de atacar à distância. Quando um inimigo é derrotado, o jogador recebe pontos, que podem depois ser usados para comprar ou aperfeiçoar as suas unidades. Neste jogo, porém, temos algumas novidades interessantes neste estilo de jogo.
Como já referi anteriormente, este jogo foi desenhado para tirar partido das funcionalidades da Realidade Virtual. Nesse sentido, ao contrário dos títulos tradicionais deste género, que são jogados em duas dimensões, Animal Force tira o máximo proveito do ambiente virtual e coloca-nos bem no meio da acção, movimentando as nossas unidades com total liberdade num espaço em 360º. Depois, seguimos de perto os bravos defensores enquanto atacam automaticamente os inimigos sem necessitar da nossa intervenção.
A outra grande diferença de outros jogos do género, está na possibilidade de pegar numa das unidades em qualquer momento e entrar na acção enquanto os seguramos na “mão”. Pessoalmente, prefiro pegar na unidade que dispara mais depressa e uso-a como uma espécie de metralhadora, uma abordagem que se revelou muito prática em todos os níveis do jogo. E é também muito divertido, como devem calcular.
O aspecto estratégico está assente em três elementos: posicionamento, movimento e os tipos de aliados. Conforme já mencionei, os animais podem ser posicionados sem qualquer limitação, desde que estejam longe do caminho do adversário. Mais importantes são as variantes dos animais que vão sendo desbloqueados ao longo do jogo. Existem pandas capazes de infligir danos consideráveis, rinocerontes que retardam inimigos e pássaros que conseguem criar escudos protectores à volta de toda a equipa.
Para mudar entre níveis, controlamos um foguetão que está constantemente em orbita do nosso planeta. Com ele, conseguimos mudar de níveis, apanhar novos aliados e colocá-los no cenário onde bem quisermos. O controlo das tropas, pode ser feito através de um comando PlayStation Move e é mesmo a melhor opção. O DualShock 4 também é compatível mas, como qualquer outro título de PS VR, o comando Move torna o jogo muito mais intuitivo, sendo possível notar que o jogo foi criado em torno deste comando.
Em termos de apresentação, Animal Force apresenta cores vibrantes e modelos tridimensionais básicos para todas as personagens e cenários. Não é o melhor grafismo que já vimos, até porque o efeito de profundidade tridimensional não é muito eficaz. Contudo, nota-se o cuidado que a produtora teve com o seu aspecto em jeito de banda-desenhada. A certa altura, a famigerada monotonia atinge-nos e os níveis tornam-se algo repetitivos com obstáculos irritantes que aparecem consecutivamente na área de jogo. Mas, que jogo de Tower Defense não é assim?
A campanha a solo tem 35 níveis, espalhados por sete fases, cada uma com os seus inimigos, reviravoltas e bosses. Mas, não é tudo. Existe também um modo para jogar localmente com outros jogadores, suportando um máximo de três jogadores que podem usar a televisão contra o jogador que usa o PlayStation VR. Curiosamente, é um modo bastante divertido e que foge por completo da oferta original. Os jogadores tentam passar despercebidos entre uma multidão de várias pessoas controladas pela Inteligência Artificial, enquanto o amigo, com o PSVR usa um PS Move como martelo para esmagar o suspeito correcto antes deste alcançar a zona de saída.
Veredicto
O género Tower Defence ou é adorado ou é odiado, sem meio termo. Os que gostam deste tipo de jogos vão encontrar uma experiência agradável e dinâmica em Animal Force. Traz consigo alguma originalidade em comparação com o que já encontramos no género. E é também algo verdadeiramente único no catálogo do PS VR. Contudo, quem está do outro lado da muralha e não aprecia este género pode não encontrar muitos elementos atractivos.
- ProdutoraISVR
- EditoraSony Interactive Entertainment
- Lançamento22 de Maio 2018
- PlataformasPS4, PS4 Pro, PSVR
- GéneroEstratégia
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Nova abordagem ao género Tower Defense
- Possibilidade de pegar nas unidades a qualquer momento
- Repetitivo
- Efeito de profundidade
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.