Análise: Broforce (PC, Mac)
Broforce é um jogo de acção e plataformas em 2D, cheio de referências aos heróis de Hollywood dos anos 80 e 90. Caso tenham crescido nessa época, vão reconhecer a maior parte deles e vão adorar controlá-los, enquanto espalham o terror pelos cenários numa espécie de The Expendables em 16-bits.
A história é muito simples, tal como os filmes da época, uma força terrorista está a ameaçar o nosso planeta e a organização militar super poderosa que chamam de Broforce tem de intervir com a sua força de destruição massiva.
Cada nível que destruímos, temos de resgatar os nossos colegas que estão a ser guardados por inimigos em jaulas e, depois, só temos de matar os inimigos explodindo o máximo de cenário que conseguirmos. Tudo para no fim içar a bandeira americana, gritar um valente “YEAH!” e apanhar o helicóptero que nos leva para o nível seguinte.
Sempre que resgatamos um colega, ganhamos uma vida e a nossa personagem muda aleatoriamente para outro herói. Ao resgatar um certo número de camaradas são desbloqueados novos heróis mas é o facto de jogarmos com várias personagens em cada nível que dá maior fluidez ao jogo, que já de si é acelerado.
Estes heróis, que lembramos da nossa infância, são reconhecíveis e ao mesmo tempo diferentes porque todos têm “Bro” no nome. Por exemplo, Rambo tem aqui o nome alternativo de “Rambro”. A lista de heróis ainda é extensa, mas achamos que devem conhecê-la na íntegra. A produtora Free Lives promete adicionar ainda mais personagens icónicas mas, por enquanto, são estes que marcam presença no jogo:
- Rambro (Rambo, Sylvester Stallone)
- Brommando (Comando, Arnold Schwarzenegger)
- Bro In Black (Agente J – MIB, Will Smith)
- Broracus (B.A. Baracus – A-Team, Mr. T)
- Brodell Walker (Cordell Walker, Chuck Norris)
- Bro Hard (John McClane – Die Hard, Bruce Willis)
- Indianna Brones (Indiana Jones, Harrison Ford)
- Brade (Blade, Wesley Snipes)
- Brominator (Terminator, Arnold Schwarzenegger)
- Brobocop (Robocop, Peter Weller)
- Snake Broskin (Snake Plissken, Kurt Russel)
- Ash Brolliams (Ash Williams – The Evil Dead, Bruce Campbell)
- Bro Dredd (Judge Dredd, Sylvester Stallone)
- Mr. Anderbro (Neo – Matrix, Keanu Reeves)
- MacBrover (MacGyver, Richard Dean Anderson)
- Brochete (Manchete, Danny Trejo)
- Bronan the Brobarian (Conan, Arnold Schwarzenegger)
- Ellen Ripbro (Ellen Ripley – Alien, Sigourney Weaver)
Em relação aos níveis, eles estão repletos de terroristas, cães, robots e tudo o que possam imaginar. Inicialmente os inimigos não têm grande inteligência mas, com o decorrer do jogo, vão ficando mais inteligentes e certeiros. Por isso tenham cuidado porque só um tiro é capaz de vos matar. O jogo é super rápido e, por vezes, impiedoso mas é por isso que têm à vossa disposição todos estes heróis. Cada um deles possui a sua arma de eleição e tem ainda uma especialidade única. Vejamos por exemplo o caso de Neo que consegue deslocar-se rapidamente em qualquer sentido; No caso do Agente J, dos MIB, está equipado com a pequena mas super poderosa arma que conhecemos no filme e ainda o “neuralizador” capaz de desorientar os inimigos.
Para além da campanha, que pode ser jogada cooperativamente até 4 jogadores, temos vários modos competitivos em multijogador, nomeadamente Deathmatch, Race Run e Explosion Run. Este último tem o objectivo de chegarmos até ao final do nível vivos enquanto uma explosão – provavelmente nuclear – destrói todo o cenário.
Como se tudo isto já não bastasse, existe ainda um editor de níveis super fácil de usar e com a possibilidade de partilhar com a comunidade. Já estão a perceber onde quero chegar? É como uma espécie de LittleBigPlanet em que toda a comunidade contribui para o jogo e nunca nos cansamos de jogar, porque há sempre níveis novos para matar mais uns quantos terroristas.
Graficamente, apesar de ser desenhado em 16-bits, possui imensos detalhes. Todo o cenário é destrutível, as personagens estão muito bem desenhadas com referências aos heróis capazes de nos colocar um sorriso na cara. Por vezes, no meio de tantas explosões, sangue e pixeis pelo ar, perdemos a nossa personagem e acabamos por morrer. Talvez seja este o meu único ponto contra.
Veredicto
Broforce é o jogo ideal para quem gosta de acção. Tem tudo o que precisas: explosões, sangue, tiros, bombas e murros nas trombas. Mesmo que não tenhas crescido na época dos anos 80 e 90, vais divertir-te como nunca e, se puderes, chama uns amigos porque será ainda mais épico. Broforce custa, enquanto escrevo esta análise, 13,99€ e merece todo os cêntimos. Se estiverem na dúvida, podem experimentar o protótipo gratuitamente no site oficial.
- ProdutoraFree Lives
- EditoraFree Lives
- LançamentoAinda sem data de lançamento
- PlataformasMac, PC
- GéneroAcção, Plataformas
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Vários modos de jogo
- Super divertido
- Jogabilidade intensa
- Personagens
- Perder a personagem no meio da confusão
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.