Análise: Dead Effect (PC)
Dead Effect é um FPS de zombies no espaço, com uma temática de alguma forma semelhante a Dead Space (mas sem sequer roçar a profundidade deste título), desenvolvido pela BadFly Interactive, a.s. inicialmente para as plataformas móveis onde até foi bem sucedido com um modelo pay-to-win. O port para a versão PC é um passo estranho quando nesta plataforma já existem tantos títulos bem sucedidos no género. Não obstante, a produtora tomou este passo no final do ano passado e o resultado é aquilo que hoje aqui vos trazemos nesta análise.
A história de Dead Effect é no mínimo… desinteressante e apenas contada em pequenos logs que se encontram espalhados pelos vários cenários. Todos sabemos o que normalmente acontece quando a história principal é contada desta forma: o jogador lê os primeiros que encontra com muita atenção para, pouco depois, simplesmente começar a ignorá-los. Neste caso é ainda mais dramático porque os logs parecem tão vazios de conteúdo. O desinteresse instala-se…
Admito que ainda não consegui acabar Alien Isolation (o meu coração não aguenta) e quando recebi Dead Effect para análise pensei que seria uma boa alternativa para jogar no PC. Não poderia estar mais errado, pois claro. O contraste entre um jogo e outro é tão evidente que mais valia só ter aberto a caixa de Alien Isolation depois de jogar ao Dead Effect. Enquanto um jogo oferece tanto a nível de terror, o outro simplesmente aborrece-te ao ponto de ser quase um terror a perspectiva de ter que jogar mais um nível.
Os níveis são simplesmente vazios de conteúdo e originalidade, parecendo repetições de si próprios, executadas vezes sem conta só para preencher os vários níveis. Como se não bastasse, a jogabilidade ainda te impõe um limite na corrida, obrigando-te a descansar para recuperar o nível de stamina. Habitando estes espaços, estão os zombies que temos de matar e que, mais uma vez, são insípidos, fáceis de eliminar e pouco variados.
Temos uma variedade interessante de armas para utilizar e vamos angariando dinheiro para lhes fazer um upgrade a vários aspectos ou até comprar mais armas. Com elas desbravamos o caminho através das multidões de zombies que infestam os níveis mas sempre, recordo, sem grande dificuldade. A sério, só de olhar para os zombies já é aborrecido, quanto mais ter de matar umas boas centenas deles para completar os níveis.
Veredicto
Dead Effect é um port para PC que nunca devia ter acontecido. De um excelente jogo na versão mobile, passamos para um título pobre e aborrecido numa plataforma que, como bem sabemos e reconhecemos noutros títulos do mesmo género, tem potencial para muito mais. De cada vez que vejo Dead Effect na minha biblioteca Steam, o único sentimento que sinto é o de um enorme tédio. Nunca o mundo dos videjogos conheceu uma horde de zombies tão aborrecida. Vade retro Satanás de volta para o mundo dos jogos mobile!
- ProdutoraBadFly Interactive, a.s.
- EditoraBadFly Interactive, a.s.
- Lançamento17 de Dezembro 2014
- PlataformasPC
- GéneroFPS
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Variedade de armas.
- Zombies aborrecidos.
- Níveis aborrecidos.
- Port fraquinho.
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.