Análise: Dead Synchronicity – Tomorrow Comes Today
Este é um jogo point-and-click ao género da velha guarda onde jogamos como Michael, um homem que acorda num mundo que já não é o seu e sem qualquer tipo de memórias da pessoa que era antes da calamidade que afectou este mundo pós-apocalíptico.
Este evento, ‘The Great Wave’ (o nome que lhe é atribuído pelos personagens), consiste numa enorme calamidade que abanou toda a estrutura da sociedade, deixou o mundo de rastos e trouxe ao de cima o pior que os seres humanos têm dentro de si. Esta é, afinal de contas, a fórmula típica do género pós-apocalíptico, recorrentemente utilizada e gasta nos últimos tempos mas que em Dead Synchronicity – Tomorrow Comes Today funciona de uma forma fascinante.
Michael acorda num campo de refugiados brutalmente controlado por um exército e onde o homem que tomou conta dele, enquanto esteve em coma, vive assombrado pela doença do filho. Afectado pelo síndrome dos ‘dissolved‘, esta doença caracteriza-se por colocar as pessoas numa espécie de coma, acabando depois por, literalmente, as dissolver.
Michael é afectado por visões que lhe revelam factos misteriosos que apimentam a narrativa e lhe dão uma conotação de suspense muito interessante. Já aqui mencionámos que este é um jogo point-and-click clássico que, como bem devem conhecer, se caracteriza pela exploração de áreas a duas dimensões através do clique no rato, enquanto apanhamos itens, conversamos com as personagens e vamos descobrindo as soluções para os vários desafios que vamos encontrando. Alguns deles completamente estranhos, com resoluções pouco aparentes e que nos obrigam a andar por todas as áreas a clicar em todo o lado até descobrir uma solução. A própria longevidade é curta para o género, terminando o jogo em pouco mais de cinco horas.
A arte de Dead Synchronicity – Tomorrow Comes Today é, no mínimo, peculiar e única. Nada semelhante ao aspecto animado mas vivo de Broken Sword ou ao horror do ambiente de Gabriel Knight. Aqui a arte assume um tom violento, com as personagens desenhadas sobre linhas esguias. No meu ponto de vista, pouco atractiva à primeira vista mas que encaixa na perfeição na atmosfera que os criadores pretenderam oferecer ao jogador. Este não é um point-and-click fácil de digerir em alguns momentos, roçando temas difíceis como a prostituição, a violência ou o suicídio. E sendo este um point-and-click, claro está que muitas das decisões que teremos de tomar nos farão hesitar e pensar sobre a narrativa deste jogo.
Veredicto
Dead Synchronicity – Tomorrow Comes Today é um jogo escuro e desconfortável nas decisões que obriga os jogadores a tomar. E embora o seu estilo artístico seja complicado de digerir à primeira, encaixa na perfeição no tema que a produtora escolheu para este point-and-click. No entanto, os seus puzzles imperdoáveis e, muitas vezes, sem grande sentido, impedem este jogo de alcançar a glória no género.
- ProdutoraFictiorama Studios
- EditoraDaedalic Entertainment
- Lançamento10 de Abril 2015
- PlataformasPC
- GéneroAventura, Puzzle
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Decisões desconfortáveis e difíceis de tomar
- Ambiente pós-apocalíptico
- Originalidade
- Puzzles
- Estilo Artístico complicado de digerir à primeira
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.