Análise: Defense Grid 2
O primeiro Defense Grid surgiu numa altura em que o mercado estava recheado de jogos do género Tower Defense, mas mesmo assim conseguiu emergir com ideias originais que lhe permitiram altas pontuações pela crítica especializada. Agora com Defense Grid 2 nas nossas mãos, vamos descobrir se a produtora Hidden Path Entertainment conseguiu novamente a proeza de trazer novidades para o género.
Juntem-se a nós enquanto descobrimos.
Há algo que nos agarra nos jogos Tower Defense que é difícil de explicar. O início costuma ser um pouco moroso, mas assim que percebemos as mecânicas, os jogos acabam por ser tornar autênticos vícios. É sempre especial ver as nossas turrets devidamente posicionadas a eliminar os alienígenas que tanto desejam chegar ao núcleo da nossa base. Torna-se igualmente mágico cada upgrade às torres para depois observar o caminho percorrido pelos inimigos e a forma como tudo se desenrola. Defense Grid 2 não foge à regra e aqueles pequenos jogos que pensamos que vão demorar 30 minutos, acabam por nos transportar 4 horas para o futuro, num piscar de olhos.
Defense Grid 2 não é uma sequela que arrisca em inovar, muito pelo contrário, o que funcionou na perfeição no primeiro jogo está presente e apenas foram adicionadas algumas novidades. Temos o exemplo da torre “Boost”, que permite bloquear o caminho do inimigo, dando-nos mais tempo para o derrotar enquanto ele tenta encontrar uma alternativa. Outra boa adição, é a possibilidade de usar os nossos recursos para mudar o layout do nível. Isto dá-nos mais opções para gastar o dinheiro, mas não podemos esquecer que devemos sempre poupar algum para as torres.
Esta sequela, traz consigo também dois modos multijogador. Um em cooperativo, onde ambos os jogadores montam as torres para derrotar o adversário, como seria de prever, e o modo competitivo. Neste modo sempre que um jogador mata um alienígena, ele surge em frente ao outro jogador e vice-versa, tornando-se os alienígenas cada vez mais fortes. Os mapas de multijogador são os mesmos do single-player: 21 mapas no total. No caso da versão PC, têm um editor de níveis e podem partilhá-los no Steam Workshop, portanto este número de mapas pode crescer rapidamente.
Ainda no modo single-player, existem vários desafios, que dão mais longevidade ao jogo. Como exemplo, posso dizer-vos que há desafios que nos impedem de construir certos tipos de torres ou até mesmo recursos limitados para todas as construções. Contudo, a história foi o que mais me desiludiu e mais parece ter sido escrita em cima do joelho enquanto tentavam equilibrar-se numa cadeira.Torna-se, por isso, secundária e cliché…
Veredicto
À primeira vista, Defense Grid 2 é o típico Tower Defense, mas à medida que fui jogando provou ser uma grande surpresa e consegue destacar-se dos restantes jogos do mesmo género. Apesar da sua história ser desapontante, arrisco-me a dizer que é o melhor jogo de Tower Defense até ao momento, pelo menos até chegar o Defense Grid 3.
- ProdutoraHidden Path Entertainment
- EditoraHidden Path Entertainment
- Lançamento1 de Setembro 2014
- PlataformasLinux, Mac, PC, PS4, Xbox One
- GéneroAcção, Estratégia
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Versão PC com editor de mapas
- Vários desafios por nível
- Modos multiplayer
- História desapontante
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.