Driveclub-Bikes

Análise: DriveClub Bikes

DriveClub Bikes é uma expansão diferente do que a produtora Evolution nos tem vindo a habituar. Os carros são substituídos pelas melhores motas do mercado e tudo o resto é o que já conhecemos do título original. Resta-nos saber como é que estas meninas de duas rodas se comportam em pista. 

Esta expansão deveria ter sido revelada durante a Paris Games Week. Só que, entretanto, houve uma fuga de informação que levou-nos a saber sobre a sua existência largas horas antes do anúncio oficial, quebrando um pouco o elemento surpresa. No entanto, não deixa de ser agradável ver o empenho da produtora ao lançar tantas actualizações de conteúdo para o seu jogo. O lançamento atribulado do DriveClub já lá vai e agora temos um título extremamente polido e equilibrado, dando as melhores condições possíveis para esta nova expansão.

O seu título dá uma grande pista para a grande novidade desta expansão. É totalmente dedicada às grandes motas como a Yamaha, Honda e KTM, só para mencionar algumas. Até o menos entendido de motas consegue perceber que aquelas 12 motorizadas são neste momento as mais rápidas do mercado e estão muito bem retratadas no jogo, tanto a nível gráfico como de dinâmicas, com especial destaque ao nível sonoro.

Quando decidirem levar uma delas para dar uma volta, vão se lembrar rapidamente da imensa potência que existe nas duas rodas. Ao arrancar, a mota vai tentar encontrar um equilíbrio enquanto a roda traseira se esforça para agarrar o asfalto. Já em recta, a sensação de velocidade está muito bem recriada. E na visão do capacete, verão o quão claustrofóbico pode ser conduzir uma mota, principalmente se estiver a chover, onde precisam de encontrar a curva entre as gotas de água e começar a curvar antes de lá chegar, tudo limitado pela viseira do capacete.
Se acelerarem a fundo numa curva, verão a vossa roda traseira a tentar ultrapassar-vos. É a sobreviragem! Graças ao controlo intuitivo, rapidamente se vão habituar a controlar estes monstros da velocidade. Tive pena que, no caso dos acidentes (e isso vai acontecer-vos algumas vezes), não vemos o acidente em si. É nos apresentado o símbolo do DriveClub e aparecemos novamente no centro da pista. É um dos momentos em que somos recordados que isto não é uma simulação e sim um jogo de arcadas.

As pistas são exactamente as que já existem no Driveclub, agora com 42 novos eventos para testarem as motas ao limite, ganhar reputação e desbloquear novas motas. O novo modo Challenge, desafia o Valentino Rossi que há em vocês para testar a vossa habilidade a fazer “cavalinhos” e as famosas “éguas” em determinadas partes de cada pista e num curto espaço de tempo, normalmente entre 20 a 30 segundos.

As corridas em si, não são muito difíceis a partir do momento que dominam a mota. Acho que falta um pouco de agressividade à IA, para um desafio mais vincado. Não é preciso agredir os adversários (ouviste Rossi?), mas era bom que os pilotos controlassem as trajectórias de forma mais hábil, oferecendo um pouco de desafio.

Por último, de modo a realçar a beleza deste jogo é mostrar a vossa perícia, tem à vossa disposição o Photo Mode que, em conjunto com os efeitos meteorológicos, é o melhor para demonstrar o quão realista este jogo consegue ser às vezes. E se não chegar a fotografia, também podem gravar o replay da vossa prestação.

Veredicto

Mesmo que já conheçam o Driveclub e dominem as pistas, aqui terão de aprender tudo novamente. As motas comportam-se de maneira diferente e será necessário aproveitar o momentum da mota e fazer a curva da forma correcta para uma saída em grande estilo. Felizmente, a curva de aprendizagem é fácil de abordar e rapidamente irão dominar estas 12 meninas de duas rodas, mesmo que não sejam fãs de motas. No total existem os tais 42 eventos que terão de dominar para ganhar reputação e desbloquear mais motas, o que lhe dá uma longevidade invejável, sobretudo para quem comprar só este pacote que funciona sem o jogo original. A produtora já prometeu actualizações para o jogo, portanto é melhor começarem a ganhar essa reputação. Vemo-nos em pista.

  • ProdutoraEvolution Studios
  • EditoraSony Computer Entertainment
  • Lançamento27 de Outubro 2015
  • PlataformasPS4
  • GéneroCondução
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Não há acidentes
  • Falta agressividade à IA

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários