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Fable Heroes

Peter Molyneux, o criador da série Fable, é daquelas mentes que poucos poderão entender. Se por um lado os seus jogos assumem sucesso, por outro, algumas das suas decisões fazem questionar a sua sanidade. Nesta montanha-russa de criatividade surge Fable Heroes que pega no sucesso da série, descarta completamente o “pai” Molyneux do seu processo criativo, e tal como seria de esperar, sem o poder do criador, não convence. E Peter Molyneux não teve nada a ver com isto!

O género de aventura “Hack and slash” está mais que gasto. Já vimos tantos jogos, pequenos e grandes, surgirem e desaparecerem rapidamente. Fable Heroes faz-nos lembrar jogos como Fat Princess onde até mesmo se inspira nas diferentes classes de personagens, a comicidade e o caos de Castle Crashers ou o aspecto dos bonecos de trapos de Little Big Planet. Tudo isto premiado com um aspecto cartoon que não convence muito tendo  em conta o poder de processamento da Xbox 360.

O que mais nos entristece nisto tudo é a repetitiva progressão em mapas aborrecidos que ficam bloqueados consoantes mais e mais hordas de inimigos surgem ou quando bosses que não representam grande desafio nos separam do fim do nível. Pelo meio teremos de apanhar moedas que servem para comprar evoluções das personagens. Evolução essa que é feita numa espécie de tabuleiro tipo “jogo da glória” com direito a dados e tudo… é extremamente aborrecido. Falando ainda de personagens, claro está que podemos escolher várias do lore de Fable, desde o famoso Herói e a sua fiel espada até às facas de Jack of Blades, cheio de estilo. Conheçam ou não as personagens dos três capítulos de Fable, é irrelevante já que a estória não tem ligações à serie. Aliás, ainda agora estamos a procurar traços dessa estória e não encontramos. É só entrar em jogo e desancar inimigos.

O facto de podermos jogar online em modo cooperativo não ajuda muito, já que se acção é caótica com três personagens de Inteligência Artifical a acompanhar-nos a solo, com mais três jogadores que tentam obter o máximo número de moedas fica perto do impossível. Ainda é preciso lidar com o eterno lag da rede Live e as frequentes esperas em lobbies vazios. Além disso com a acção linear é normal atacarmos adversários, as moedas saltarem e haver sempre um oportunista que as açambarcam todas… enfim…

Veredicto

Gostávamos de gostar de Fable Heroes, quanto mais não fosse porque a série Fable tem um lugar especial nos nossos gostos pessoais. Como aventura, porém, é um tiro ao lado num género que pode ser muito divertido mas que a Lionhead não conseguiu inovar quase nada. A jogabilidade é aborrecida, sem combos ou formas de fazer a diferença mesmo perante as diferentes classes de personagens. Além disso, precisava de alguma criatividade em construção de níveis que não fossem tão lineares. E é irónico que este jogo tenha algumas decisões tão absurdas como o sistema de evolução de personagens e Molyneux nem sequer esteja envolvido!

  • ProdutoraLionhead Studios
  • EditoraMicrosoft
  • Lançamento2 de Maio 2012
  • PlataformasXbox 360
  • GéneroAventura
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Níveis Repetitivos
  • Sistema de Evolução das Personagens
  • Jogabilidade Aborrecida
  • Falta a comicidade "silly" de Fable

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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