Forza Horizon
Não! Este não é o vosso Forza do costume. A produtora Turn 10 surpreende todos, sobretudo os fãs, com um tipo de jogo completamente diferente do tour mundial de corridas de pista fechada em grandes bólides. Num piscar de olho a um outro grande título rival, Forza: Horizon entra em alta velocidade com algo para dizer!
Um evento que percorre áreas rurais e cidades com corridas de alta velocidade no meio de auto-estradas cheias de trânsito, com grandes paisagens a passar e com enormes probabilidades de abraçar uma árvore a 200 quilómetros por hora, parece-nos a premissa de Need for Speed… Mas não é. É o novo Forza Horizon que temporariamente deixa de lado a famosa série que lhe deu nome em que evoluímos numa carreira desportiva automóvel e passamos a entrar em corridas improvisadas e a correr livremente num enorme mapa aberto à exploração.
Pelo meio, as físicas invejáveis a simulação de condução sem rival que a série da Turn 10 já nos habituou. Temos aqui ingredientes que ditam o sucesso deste novo título exclusivo para Xbox 360.
O enredo é simples… um evento chamado Horizon percorre uma Colorado fictícia em que 250 participantes discutem o estrelato por ser eleitos campeões do asfalto. Entre cutscenes muito bem realizadas e plenas de realismo com expressões faciais e captura de movimento impecável, porém, os diálogos são quase infantis entre jovens com mais gasolina que sangue nas veias. A estória é meramente acessória e não oferece qualquer tipo de envolvencia. É inevitável aqui comparar com os jogos de role play de Need For Speed, como Most Wanted por exemplo, que sempre soube envolver os jogadores num enredo convincente.
Mas ao volante, conduzir todos aqueles super-carros em corridas dinâmicas onde reina o mais veloz mas também o mais audaz e táctico, recompensa de forma sublime. Podemos andar em largas estradas de alcatrão durante largos minutos para de repente cruzarmos uma pista de terra para sair numa claustrofóbica cidade com imenso trânsito. Mesmo sem a presença de Polícia, algo que seria lógico mas que talvez obrigasse a chegar demasiado perto de outros títulos rivais, Forza Horizon obriga a constante competição. Para isso, no modo “Free Roam” entre corridas podemos desafiar qualquer oponente do evento e assim ganhar mais credibilidade.
Em que gastamos o dinheiro ganho em eventos? Simples, podemos personalizar o nosso bólide com vinilos ou pinturas radicais, além de apetrechar o carro com avanços técnicos para as diferentes provas. Só que este apetrechamento fica aquém do que estamos habituados em Forza. As opções de tuning são limitadas e não vão ao pormenor que iam nos jogos anteriores. Digamos que são mais directos ao assunto. Mas é pena. Mesmo assim herda da série as classificações em classes dos diferentes modelos e as consequentes divisões das competições por essas mesmas classes o que obriga a evoluir a máquina ou adquirir outra melhor.
E nada melhor que passar o tempo com os amigos a bordo dos melhores veículos e com as melhores paisagens que já vimos em jogos do género. As opções multijogador giram em torno de competições e torneios online, mas também em modos abertos à exploração onde podemos simplesmente rolar pelas estradas à procura de competidores. O problema é que os modos Carreira e Multiplayer estão separados. Já vimos em jogos do género como Test Drive Unlimited o online e o offline estarem interligados de forma inteligente. Só que aqui a Turn 10 separou as águas ao estilo dos anteriores jogos e isso acaba por estragar o potencial do online. Mas não ficamos muito insatisfeitos porque os modos online que estão disponíveis são excelentes e chegam a ser divertidos.
Veredicto
Gráficos soberbos, dinâmicas irrepreensíveis, muitas horas de jogo e muitas tentativas de inovar a premiada série Forza, tornam este jogo obrigatório para todos os fãs e não só. Não achamos, ao fim de algumas horas de jogo, que seja justo dizer que Horizon é um clone repensado de algum outro jogo, mas certamente foi lá tirar muitas ideias. E mesmo nas suas falhas, é um grande jogo de competição automóvel que não devem perder!
- ProdutoraTurn 10
- EditoraMicrosoft Studios
- Lançamento26 de Outubro 2012
- PlataformasXbox 360
- GéneroCondução
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Gráficos deslumbrantes
- Cutscenes dignas de Hollywood
- Condução mantém-se realista ao estilo de Forza
- Integração perfeita com periféricos Microsoft
- Enredo do jogo é fraco e sem originalidade
- Fraca personalização dos veículos
- Onde pára a Polícia?
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.