mario_tennis_open_logo

Mario Tennis Open

O Mario Tennis Open foi lançado no passado dia 25 de Maio para a Nintendo 3DS e tal, como o nome indica, é um jogo onde podemos jogar ténis com o Mario, as personagens habituais do Mushroom Kingdom ou até mesmo com o nosso Mii.

O conceito do jogo é muito semelhante à forma tradicional de jogar ténis, onde para ganhar pontos o jogador tem de atirar a bola para o lado oposto do campo e o adversário tem de falhar a recebê-la. Para ganhar uma partida os jogadores têm de ganhar mais sets que o adversário, e para ganhar sets têm de ganhar jogos. Os jogadores ganham 15 pontos em cada jogada com sucesso e o primeiro jogador a ganhar 60 pontos ganha esse jogo.

Um dos grandes pontos fortes do Mario Tennis Open é a sua versatilidade, seja nos modos de jogo disponíveis, nos toques que podemos dar com a requete, e até na forma que seguramos a consola.

Durante um jogo é possível dar vários tipos toques na bola, com os botões A/B/X/Y ou seleccionando o toque pretendido no touchscreen. O toque mais adequado a cada situação é sinalizada no campo. É também possível jogar o Mario Tennis de duas formas:

  • segurando a consola na vertical o que coloca a câmara atrás do personagem. Neste modo o jogador move-se automaticamente no campo e desta forma podemos tirar partido do giroscópio incorporado na consola e simular os toques na bola com a consola, como se fosse a raquete.
  • segurando a consola na horizontal o que coloca a câmara acima do campo. Neste modo temos de ser nós a controlar a personagem e o controlo por giroscópio é desactivado.

É possível alternar entre estes modos durante um jogo sem qualquer problema. No entanto, ao segurar a consola na vertical o jogo torna-se bastante mais fácil e se tal não nos agradar podemos sempre desactivar o modo vertical no menu de configurações.

Quanto a modos de jogo temos disponíveis o modo exibição, onde podemos fazer uma partida rápida, jogando em pares ou single; o modo torneio, composto pelas taças Mushroom, Flower, Banana, Champions, 1-Up Mushroom, Ice Flower, Shell e Final, que temos de ganhar para chegar ao fim do jogo; modo especial, composto por mini-jogos como o Super Mario Tennis, onde passamos os níveis do Super Mario a jogar ténis; modo online, onde podemos jogar em pares ou sozinhos com jogadores em todo o mundo; e, finalmente, o modo local, onde podem jogar até 4 jogadores localmente via download play, onde apenas um jogador precisa de ter o jogo.

Definitivamente outro dos pontos fortes deste jogo é a sua componente local, onde nos juntando com amigos temos horas de diversão garantidas, seja a jogar em pares ou um contra o outro.

As personagens disponíveis são também especializadas, embora de uma forma muito simples. Por exemplo, o Mario é uma personagem polivalente enquanto que a Peach tem como ponto forte a técnica, e o Bowser a força. No início do jogo temos 12 personagens com as quais podemos jogar, mas como seria de esperar ao longo do jogo vamos desbloqueando mais personagens. Neste caso, podemos desbloquear 4 personagens, o que faz um total de 16 personagens.

Além destas personagens, a Nintendo montou também um mini-jogo de Caça ao Yoshi, onde podemos desbloquear Yoshis de várias cores através de QR codes. No total são 7 Yoshis, cada uma com a sua especialização.

Veredicto

O Mario Tennis Open é sem dúvida um jogo divertido e com pequenos pormenores de valorizar, como o modo como seguramos a consola afectar a jogabilidade. No entanto, o ponto forte do jogo é mesmo a sua capacidade de multiplayer local, onde nos divertimos imenso a jogar. Em oposição, o modo torneio é simples e, se jogarmos com a consola na vertical, é demasiado simples o que leva a terminar o modo torneio relativamente rápido, ou seja, pode tornar-se rapidamente pouco desafiante.

  • ProdutoraNintendo
  • EditoraNintendo
  • Lançamento25 de Maio 2012
  • Plataformas
  • GéneroDesporto
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Modo torneio demasiado fácil

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários