MGSHDvheader

Metal Gear Solid HD Collection (Vita)

Snake chegou à PS Vita, tal como já tínhamos previsto há uns meses atrás. Metal Gear Solid HD Collection traz à mais recente consola portátil da Sony dois jogos de grande sucesso: Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty e Metal Gear Solid 3: Snake Eater com as novidades introduzidas na versão Playstation 3/Xbox 360. E embora a abordagem tivesse deixado cair Metal Gear Solid: Peacewalker da colecção, mesmo assim continua a valer a pena revisitar Metal Gear Solid, ou não?.

À partida quem jogou os mesmos jogos na Playstation 2 ou mesmo a remasterização para Playstation 3 e Xbox 360 que foi lançada no início deste ano, não vai obter qualquer vantagem de ter esta versão. Isto porque nada no enredo ou jogabilidade foi alterado. Claro que algumas novidades no interface aproveitando o ecrã touch da PS Vita são importantes, mas não acrescentam rigorosamente nada ao jogo, apenas à interacção e não são nada importantes.

Então nesta versão podemos usar os dois analógicos tal como na versão PS3/X360, remasterizados que foram os controlos baseados nas edições MGS2: Substance que inclui todas as VR Missions e MGS3: Subsistance, este trazendo como extras os jogos originais Metal Gear e Metal Gear 2: Solid Snake. Mas à Vita acrescentram-se o uso do ecrã táctil frontal para seleccionar itens ou armas, o ecrã táctil traseiro para golpear inimigos usando o famigerado CQC (Close Quarters Combat- Combate de Proximidade) e o giroscópio interno que quando estamos a usar a mira da arma nos permite simplesmente rodar a consola para fazer tiro de precisão. Novidades interessantes, sem dúvida, mas como vêm não acrescenta nada de novo aos jogos.

Uma novidade de peso que foi estreada aquando do lançamento de Metal Gear Solid Peacewalker para a Playstation 3 que é a possibilidade de se transferir o Save Game da PSP para a PS3, regressa nesta versão para todos os que adquiriram a mesma colecção na PS3. Também poderão fazer “Transfarring” do Save Game da PS3 para a PSVita e vice-versa. Os troféus alcançados numa consola são transferidos com o Save Game para a outra. Mas só poderão jogar o savegame numa consola de cada vez. Sempre que o transferirem o mesmo é apagado na consola de origem.

Veredicto

Achamos que esta versão do jogo é só mesmo para fãs. O título Metal Gear Solid é muito forte nas consolas da Sony e era óbvio que chegaria à PS Vita, mas há apenas uns meses já tinha sido lançada a remasterização com o mesmo nome para as consolas da última geração. Se contarmos com outras quantas remasterizações dos mesmíssimos jogos como Metal Gear Solid 3D Snake Eater para a Nintendo 3DS, achamos que já chega de remakes e está na hora de Hideo Kojima deixar de espremer a laranja e começar a fazer coisas novas.

Se desejarem saber mais dos jogos aqui incluídos e mencionados, recomendamos que leiam a nossa análise a Metal Gear Solid HD Collection para PS3 e X360.

  • ProdutoraKojima Productions
  • EditoraKonami
  • Lançamento29 de Junho 2012
  • PlataformasVita
  • GéneroAcção
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Ausência de reais novidades na jogabilidade
  • Ecrã táctil traseiro é uma má escolha para CQC
  • Ausência de Peacewalker

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários