Top Darts
À partida, jogos de dardos numa consola portátil não parece fazer grande sentido. Apesar da popularidade em bares e discotecas por esse país fora, os dardos não são lá muito populares em Portugal, se tivermos em conta que lá fora, sobretudo no Reino Unido, até competições oficiais existem. Depois de um périplo relativamente bem sucedido na Playstation 3 usando o comando PS Move, Top Darts chega à Playstation Vita para fazer frente às dezenas de jogos do género em outras plataformas portáteis… e sofre dos mesmos problemas…
A premissa é simples: Usar o ecrã de toque para lançar dardos. Mas onde o PS Move inovava por termos de usar gestos realistas para lançar a pequena seta, Top Darts na PS Vita conta apenas com a nossa destreza em… deslizar o dedo. Até podia ser positivo, se pudessemos usar essa facilidade de uma forma realista. Mas não. Apontamos com um dedo a seta no ponto que queremos, deslizamos o dedo para trás e depois rapidamente para a frente. Não é uma ciência exacta, frustra e não é propriamente realista. É mais uma questão de sorte. Não entendemos porque não usa nem os acelerómetros nem a própria câmara e os cartões de realidade aumentada. No final é mais do mesmo de outros jogos de dardos para outras plataformas móveis, alguns até são gratuitos…
Graficamente, não há muito a exigir de um jogo como estes e acaba por cumprir emprestando todo o seu grafismo do jogo da consola-mãe PS3. O que interessa, o alvo e os dardos, são bem desenhados e definidos. A nível sonoro, esperem a célebre música de bar e o (demasiado) entusiasta anunciante em fundo a dar comentários interessantes à nossa prestação.
Como jogo, Top Darts proporciona alguns momentos de diversão com campeonatos, pequenas sessões de demonstração nos jogos mais famosos como o 501, por exemplo. A inteligência artificial vai evoluindo ao longo de competições, com alguns autênticos mestres a meter a seta no mais impossível dos locais. Mas enfim. Existem diversas regiões do mundo e alvos diferentes para desbloquear. Destaque ainda para a personalização dos dardos. Existem também pequenos jogos para lançar dardos e um modo online para (à vez) competirmos contra amigos online.
Conclusão
É um jogo que tem muitas dificuldades em se justificar estar na PS Vita. Acreditamos que tem a sua qualidade como jogo touch, mas não inova nada e deixa no ar a ideia que é uma mera adaptação do mesmo jogo na PS3 e sofre da falta da lógica do comando PS Move, sem tirar partido das funcionalidades da consola portátil. Mesmo assim é uma boa compra, dado o preço e a facilidade de aprendizagem, mas podia ser bem melhor…
- ProdutoraDevil's Details
- EditoraSony Computer Entertainment
- Lançamento22 de Fevereiro 2012
- PlataformasVita
- GéneroDesporto
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Uso do ecrã táctil da Vita
- Oferta na PS Vita para quem compra na PS3 e vice-versa
- Preço
- O anunciante é um show só por si... no mau sentido...
- Faltou usar mais o potencial da PS Vita
- Não adiciona nada de especial
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.