headertrials

Trials Evolution

Quatro anos depois, um grande sucesso da Xbox Live regressa cheio de glória. Trial HD foi um dos jogos mais descarregados do serviço online da Xbox 360. Agora Trials Evolution tem de honrar o pesado legado tentando inovar onde o jogo anterior triunfou. Está na hora de colocar o capacete!

Mesmo para os que não apreciam o motociclismo, ou o malabarismo do género de motocross chamado Trials propriamente dito que dá nome ao jogo, a série é um must, nem que seja para testarmos a nossa destreza nos controlos do coitado do piloto entre rampas e saltos estratosféricos que acabam invariavelmente em violentos impactos até conseguirmos entender a dinâmica do nível.

A lógica deste jogo é muito simples. Controlamos um piloto de mota, visto de lado num ambiente 2D (embora seja realmente 2.5D) enquanto este tem de saltar obstáculos, evitar bombas ou precipícios, subir rampas entre outros malabarismos. Neste mais recente jogo, existem novos obstáculos como elevadores, rampas que se partem e água.

Parece simples mas não é. Apesar de só controlarmos a aceleração e travagem da mota além do corpo do motociclista que influencia não só o centro de gravidade como a orientação da mota, existem muitas variáveis que fazem com que o salto ou a aterragem sejam perfeitas e assim ganhar tempo e pontos. Mas o grau de precisão obriga a que as falhas sejam mínimas ou não ganham as medalhas e até podem acabar esbarrando na parede. Pelo meio, estão os sempre amigáveis checkpoints para não terem de reiniciar toda a prova, mas lembrem-se que tiram tempo e pontos.

Estão de regresso os desafios de malabarismo que acrescentam novas formas de jogabilidade como saltar de skis (sem mota) ou controlar uma esfera numa plataforma suspensa. Coisas que nada têm a ver com o motociclismo mas que demonstram bem as capacidades do motor de jogo.

A nível gráfico, já o anterior jogo impressionava mas este introduz uma nova dinâmica tridimensional com curvas (não se preocupem porque não vão precisar mesmo de curvar, mantém-se a linearidade) que tornam os cenários mais vastos. Também uma novidade são os ambientes de jogo. Apesar de continuarmos a abrir caminho em alguns armazéns, agora também se acrescentam vastíssimos cenários exteriores com montanhas, ferro-velhos e até um macabro castelo em ruínas. As animações são muito fluidas baseadas em físicas reais que teremos de dominar se queremos chegar ao fim de cada pista. Acrescentam-se agora alguns efeitos como névoas, fumos e outras distracções que só causam mais dificuldade.

Uma novidade de peso é o novo modo multijogador que permite até 4 jogadores correrem em simultâneo (em pistas específicas desenhadas de forma diferente) tanto localmente como online, aumentando o desafio. Embora tenhamos de assinalar que por vezes se torne um pouco confuso tanta gente a tentar o mesmo.

Outra novidade é que agora as medalhas ganhas (bronze, prata ou ouro) desbloqueiam itens para a mota ou para o piloto que depois podem ser comprados com o dinheiro que ganhamos nas vitórias. Este itens não só personalização a motorizada como a evoluem embora o objectivo seja mesmo a criação de uma identidade própria que em modo multijogador ajuda muito a distinguir no ecrã.

A última novidade é o robusto e ainda mais completo motor de construção de circuitos. O Editor está melhor que nunca nesta que é uma das partes mais famosas do jogo: Criar pistas novas e partilhá-las com o mundo.

Conclusão

Com muitas horas de jogo (cerca de 60 níveis e desafios) pela frente, acrecenta-se o multijogador e a actualização do fantástico Editor e Trials Evolution é um dos melhores jogos já disponíveis na Xbox Live. Não só pela jogabilidade simples, mas também pelo grafismo rico, pelo humor e pela elevada dose de personalização. Aconselhamos vivamente a adquisição do Trials HD para não perderem pitada e depois aventurarem-se neste novo capítulo. É que o desafio era enorme de pegar no jogo anterior que já era tão bom e tentar inovar, mas a RedLynx conseguiu muito bem.

  • ProdutoraRedLynx
  • EditoraUbisoft
  • Lançamento18 de Abril 2012
  • PlataformasPC, Xbox 360
  • GéneroPlataformas
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Alguns problemas de físicas com os jogos de desafio sem mota
  • Há alguns mapas que são simplesmente frustrantes

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários