Análise: Goat Simulator (PC)
Da espécie, Capra aegagrus, chega-nos um animal herbívoro com mais de 300 raças espalhadas pelo mundo inteiro. Para além de roedores cumpulsivos, possuem chifres ideais para resolver qualquer problema mas sem nunca antes lançar um valente balido. Goat Simulator coloca-nos no controlo de uma destas espécies, aqui não há qualquer história, somos uma cabra e fazemos o que bem entendermos e para ser sincero, nem sei como classificar este jogo. Está repleto de bugs, glitches e possui o motor de física mais tosco que alguma vez vi. Contudo, os criadores de Goat Simulator sabem disso e são os primeiros a avisar as pessoas para o que vão comprar e ainda sugerem a gastar o dinheiro noutra coisa. E nós queremos saber disso? Não! Porque assim é que é divertido.
No geral, os jogos têm o papel de nos entreter, alguns optam por um caminho mais realista usando história e casos verídicos, outros dão asas a imaginação e optam por um caminho de ficção e depois há o Goat Simulator, que não quer saber de nada.
A cabra é controlada como um jogo em terceira pessoa, como se se tratasse de um shooter. Existem botões para lançar um valente balido, para marrar, colocar tudo em câmara lenta bem ao estilo de Max Payne e ainda um botão para tirar uns valentes kickflips e mortais, só porque sim.
À nossa disposição está uma pequena parte de uma cidade. Os objectivos existentes baseiam-se maioritariamente em pontos, numa forma que lembra Tony Hawk Pro Skater, mas aqui os objectivos são cumpridos à nossa velocidade e como bem entendermos, isto se os quiserem fazer porque nem é obrigatório. Existe até um achievement para quem crashar o jogo, genial!
Como já referi, neste “simulador” fazemos o que bem entendermos. Claro que as nossas acções acabarão sempre por criar o caos, explodindo carros com marradas ou marrando nas pessoas só para vê-las a voar até ao horizonte, como se de um anime se tratasse, ou até mesmo levando tudo atrelado na nossa língua que funciona como uma espécie de trela.
Este pequeno mundo pode entreter-vos durante meia dúzia de horas, nem vão dar pelo tempo passar porque vão querer visitar cada canto do mapa. Existem imensos easter eggs que não quero revelar, mas não resisto em falar-vos numa cabra diabólica. Há casas, lojas, bombas de gasolina, carros, trampolins, igrejas, extraterrestres, rituais satânicos e podia ficar aqui o resto do dia a enumerar as várias coisas que uma cabra pode fazer.
Veredicto
O motor de física usado é rudimentar, a inteligência artificial não está propriamente presente já que os civis só reagem ao caos e os glitches… Ó os glitches! Eu nunca vi tantos glitches juntos num só jogo, mas também é por isso que este jogo se torna diferente. A produtora Coffee Stain Studios reconhece os problemas do jogo, mas nem sequer se vão dar ao trabalho de os corrigir. Portanto, se quiserem experimentar este jogo e disfrutar dele ao máximo, é necessário partir para ele com o estado de espírito certo para usufruir de uma vida de cabra. Méééé!
- ProdutoraCoffee Stain Studios
- EditoraCoffee Stain Studios
- Lançamento1 de Abril 2014
- PlataformasPC
- GéneroAventura, Simulação
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Surrealismo
- Diversidade
- Hilariante!
- Dimensão do mapa
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.