grand_theft_auto_v_9-wallpaper-1920×1080-gta-v-awesome-easter-eggs-max-payne-ryan-gosling-halo-more

Análise: Grand Theft Auto V

Grand Theft Auto é aquele jogo que, independentemente da idade, nacionalidade, sexo e até mesmo religião, é jogado e conhecido por todo o mundo! As gerações mais novas deliram com o jogo. Por outro lado a geração mais antiga conhece-o por estar quase sempre de mão dada com a violência. De qualquer das formas GTA é um nome recorrente em todo os cantos do mundo, onde muitas vezes chega a ser proibida a sua venda e é certo que todos sabem o que é!
O hype em torno de Grand Theft Auto V é tão elevado como o seu custo de produção, mas será que estamos perante o jogo do ano? Pelo menos o mais completo, é de certeza!

Actualização para a nova geração de consolas- Aqui!

Actualização para PC- Aqui!

O tamanho do mapa de Los Santos é maior que o GTA: San Andreas, Red Dead Redemption e GTA 4 todos juntos! Boquiabertos? Também eu!
Existe de tudo um pouco, montanhas (com possibilidade de escalar), vida selvagem, praias, submarinos e muito mais! Toda a cidade está cheia de vida, eu dei por mim parado na rua a olhar para as pessoas na sua rotina diária. Pessoas a comprar café de manhã, pessoas que paravam na rua para se cumprimentar e até um caso de atropelamento e fuga, onde rapidamente chamaram a ambulância e trataram da vítima no local. Tudo isto sem qualquer interacção minha.
Em zonas mais ricas, nota-se pessoas a abrir a capota dos seus descapotáveis, jogar ténis e passear em carros desportivos, em contraste, nas zonas mais pobres, nota-se a degradação nas casas, pessoas sem-abrigo, bêbados na rua… toda esta dinâmica é impressionante!

Este é o primeiro jogo da série onde jogamos com 3 personagens diferentes. Michael, é um óptimo estratega e normalmente o cabecilha dos maiores assaltos, tem agora 43 anos e vive numa luxuosa casa em Rockford Hills, mas mesmo sob um programa de protecção de testemunhas, decide voltar à sua antiga profissão;
Franklin, tem cerca de 20 anos e é novo nestas andanças de assaltos. Começou por trabalhar para um traficante de carros devido à sua experiência de condução, mas na ambição de subir na vida entra em contacto com Michael;
Por último, temos Trevor, um ex-militar tresloucado também na casa dos 40 e viciado na droga. A sua casa está situada em Blaine County longe dos barulhos e poluição da cidade. Trevor é muito bom com armas e um amigo de longa data de Michael.
Cada uma das personagens possui uma especialidade. No canso de Franklin, é possível abrandar o tempo enquanto conduz para evitar um desastre num cruzamento. Trevor, consegue também abrandar o tempo, mas neste caso em tiroteios à lá Max Payne. É possível a qualquer momento mudar entre personagens com uma animação de zoom no mapa, tudo isto sem loadings e quando não estão a ser “usados” prosseguem com a sua vida. Nas missões esta mudança de personagem oferece uma dinâmica muito interessante. Por exemplo, se estivermos numa perseguição podemos alternar entre o condutor e quem vai a espalhar balas para os adversários.

GTA 5 oferece-nos um mundo com um nível de profundidade nunca visto, só a sua história é capaz de o transportar de um simples jogo para um potencial vencedor de um Óscar. Começando pelo o envolvimento com as personagens principais e todas as suas expressões faciais. O sistema de tiroteio é uma versão melhorada de Max Payne 3 com opções de cover e rápida selecção de armas. Claro que as explosões, tiroteios, assaltos e droga estão de volta. No fundo, GTA é sinónimo disso mesmo.

Como qualquer outro jogo da série, este também tem imensas missões secundárias, mas o principal foco são os assaltos. Nestas missões específicas, visitamos antecipadamente o local para conhecer todos os pormenores, alarmes, câmaras e até conhecer as condutas de ar. De volta a casa, temos as nossas fotografias expostas, juntamente com o mapa do local e podemos escolher a melhor abordagem. Pode ser barulhenta (Loud) ou inteligente (Smart), de seguida escolhemos algumas pessoas para nos ajudarem, estas pessoas vão entrando em contacto connosco ou vamos contratando na hora. Os mais experientes pedem mais dinheiro, mas têm menos probalidade de falhar quando chamados ao dever, por outro lado os mais “baratos” fazem mais asneiras. Portanto é um trabalho de gestão que merece atenção!

Não podemos falar de assaltos sem falar da polícia, aqui a segurança dos cidadãos é muito levada a sério e a polícia é bastante inteligente! Ora vejamos… Para crimes mais pequenos a polícia usa armas não-letais como tasers para atordoar os criminosos, mas se te esticares, rapidamente serás cercado. A polícia chega a usar cães Rottweiler para te perseguir e eventualmente vai usar Snipers para te apanharem à distância.
Para evadir a polícia à noite por exemplo, podem usar os arbustos para fugir às lanternas, mas durante o dia é mais complicado, tens de planear bastante bem e podes sempre usar as funcionalidades simples de stealth.

Há muitas novidades neste GTA e podia fazer uma lista de todos os pormenores que encontrei, mas acabaria por estragar a surpresa. Mesmo assim, vou falar-vos de alguns que merecem mais destaque.
Primeiro de tudo agora existem animais para além das “ratazanas voadoras” em GTA 4. Não só há animais selvagens, como podemos ter o nosso cão. São 15 raças diferentes e o primeiro contacto com este tipo de animal é com Chop, um Rottweiler de um amigo de Franklin, logo no início do jogo;
Os protagonistas voltam a ter atributos que podem ser melhorados durante o jogo;
É possível conhecer o fundo do mar com o equipamento apropriado;
Há a possibilidade de comprar e vender acções numa versão web da bolsa, que pode ser acedida por qualquer computador ou smartphone;
E por último, praticar os mais diversos desportos que vão do ciclismo ao golf, sem esquecer o ténis.

Não posso deixar de evidenciar que este jogo bateu recordes de produção e pré-venda. A Rockstar, que costuma apostar forte nas suas séries de sucesso, desta vez investiu algo como 240 milhões de dólares! Para terem uma ideia, o filme Avatar de James Cameron, custou 237 milhões. Esse investimento, já agora, foi inteiramente pago só com as pré-vendas do jogo a nível mundial. E, acreditem, nota-se a qualidade do investimento e o cuidado na produção.

A gigante versão multiplayer terá um mapa só para si e estará em constante actualização pela Rockstar. Imaginem só um local onde podem encontrar com mais 15 amigos e divertirem-se à grande com tudo o que GTA oferece. GTA Online será isso mesmo e estará disponível em Outubro.
Entretanto não se esqueçam de visitar o Social Club, criar o vosso gang de Los Santos e acompanhar o progresso do jogo tal como em todos os jogos da Rockstar.

Veredicto Original

Eu sigo o GTA desde a primeira versão, tenho acompanhado a sua evolução de perto e não podia estar mais contente com a quinta entrada da serie. Cada minuto do jogo possui imensos pormenores, cheguei ao ponto de escrever num bloco de notas os momentos altos do jogo para colocar aqui na análise, mas quando me apercebi estava a escrever tudo o que acontecia, tive de parar ou então faria um autêntico romance… o jogo é mesmo assim… memorável!
E se acham que viram tudo…

dog-sex

 

Actualização para a nova geração

Um ano depois de quebrar recordes atrás de recordes, a Rockstar lança o GTA V para as consolas de nova geração, mas não se trata apenas do mesmo jogo com alguns pózinhos mágicos, longe disso. A Rockstar esteve preocupada com vários aspectos, não foi apenas um mlehorar de gráficos.  Bom, a história é a mesma, mas quem conhece a série, sabe que há muito mais para fazer em GTA do que apenas a história. Esta versão, não só traz os veículos que sairam na anterior geração via DLC, como tem mais 160 músicas, novas missões secundárias e ainda mais armas.

Mas as novidades não ficam por aqui, o GTA V da geração anterior é um grande feito técnico, é impressionante como a Rockstar conseguiu esmiuçar o hardware até àquele ponto e com as novas consolas, que têm mais do dobro de processamento, a produtora viu a oportunidade de adicionar [ainda] mais detalhes ao jogo. Para começar, toda a vegetação foi melhorada e existe toda uma flora para conhecer. Entre ela têm 27 plantas que, quando ingeridas, dão um efeito alucinogénico que nos coloca no controlo de vários animais diferentes, como cães (para morder todas as pessoas que passam por nós), corvos, gaivotas, galinhas, gatos, enfim… São ao todo são 27 animais, um por planta. O problema é encontrar todas elas no gigante mapa do jogo.

As estradas têm muito mais tráfego, existem mais pessoas a vaguear pelas ruas e, o melhor de tudo, há agora o modo primeira pessoa.
Este modo FPS, como vamos chamar de agora em diante, permite ver através dos olhos de cada protagonista e conhecer Los Santos por outra prespectiva. Ver pormenores que antes passavam despercebidos, mas que sempre tiveram presentes. Claro, que com esta visão, todo o jogo que por si já era polémico entra noutro nível de violência. Espetar uma pessoa em plena rua com uma garrafa partida, não é para qualquer pessoa, o mesmo acontece a roubar as lojas de conveniência e se possuírem microfone podem gritar com o rapaz da caixa para se despachar. Enfim, o jogo torna-se mais gráfico porque encarnamos mais a personagem do que antigamente. Isso é bom, não me interpretem mal, mas certamente que não irá agradar a todas as pessoas. Fica aqui o aviso e claro, têm sempre o selo a vermelho para indicar a idade.

Para os possuidores de PlayStation 4, a Rockstar adicionou alguns pormenores ao DualShock 4. A lightbar por exemplo, indica o nível de vida, passando por verde, amarelo e vermelho. Indica também quando estamos a ser perseguidos pela polícia, alternando rapidamente entre azul e vermelho.
O touchpad, fica responsável por seleccionar as armas e a estação de rádio com movimentos swipe na horizontal e na vertical, respectivamente.
No caso da Xbox One, alguns vídeos são gravados automaticamente quando acontece alguma coisa inesperada para o jogador, como é o caso de ser cuspido do carro num acidente.

Veredicto Versão Consolas

A chegada do GTA V nas novas consolas, não se trata apenas de uma versão remasterizada com melhor aspecto. Todo o jogo foi revisto pela produtora para adicionar novos conteúdos e adaptado para a grande novidade: a vista na primeira pessoa.
Resumindo, se já jogaram o jogo, devem jogar novamente para verem todas as diferenças. Se nunca jogaram, devem jogar para conhecer um grande jogo que sai do WASD com nota máxima, outra vez.

Actualização para PC

Haja paciência para estes lançamentos faseados da Rockstar. Ainda hoje estamos à espera de uma versão PC de Red Dead Redemption (já não vem pois não, Rockstar?). Grand Theft Auto V chegou finalmente ao PC, sedento de recursos dos nossos computadores e… com problemas técnicos.

Valeu a pena esta espera demorada? GTA V continuam um excelente jogo desde o original. A versão para consolas da nova geração acrescentou um grafismo impressionante e acção na primeira pessoa, além de expandir a jogabilidade online. A versão PC levantou, ainda mais, a fasquia com ainda melhor aspecto gráfico, mas também trouxe uma novidade de peso.

Depois de ficarmos impressionados com a valente bofetada que o nosso PC levou para conseguir a melhor performance possível, GTA V no PC tornou-se uma demonstração de como puxar ao extremo um PC e obter dos melhores momentos de jogo que há memória. De facto, texturas, objectos, modelos e animações sofreram uma refinação que (quase) justificam os meses de espera (e adiamentos). Que o digam as ventoinhas de refrigeração do Core i7 e da GTX760 do nosso PC, sempre em “overdrive“. Felizmente, a Nvidia disponibilizou drivers próprios para o GTAV desde o dia do lançamento do jogo. Façam o update, é quase obrigatório.

Para aproveitar estas vistas fantásticas e os imensos momentos cheios de adrenalina que este jogo proporciona, temos um novíssimo editor de vídeo, algo que já tínhamos visto na edição em PC do anterior Grand Theft Auto IV. Este novo editor, porém, possui ainda mais características para criar aqueles vídeos só possíveis em Los Santos.

Durante o modo carreira ou online, ou gravam a jogabilidade durante um tempo ou fazem um replay dos últimos momentos de jogo. Há também um modo “Realizador” (Director) para criar a cena e escolher actores que irão agir como desejamos. O editor em si é robusto permitindo cortes, transições e outras opções de edição, além de filtros e outros efeitos visuais. Depois, é só partilhar ou na famosa rede social Rockstar Social Club ou no próprio Youtube. Tenham só cuidado com os direitos de autor que muito vídeos estão a ser removidos por causa das protecções do Youtube.

De resto, houve aqui algum desapontamento com as novidades desta versão PC. Ao contrário do salto entre consolas da anterior geração para a nova, em que surgiram novidades como a câmara na primeira pessoa e diversas actualizações, sobretudo no multi-jogador, para o PC a única novidade é só mesmo o editor de vídeo. De resto, tudo o que já tínhamos nas versões anteriores, todo conteúdo do modo carreira ou o famoso modo online de Heists, jogar na primeira pessoa ou as cáusticas estações de rádio, estão presentes, refinadas mas iguais às que figuraram nas versões das consolas.

Mas notem o seguinte: As versões PC da vasta maioria dos jogos, sobretudo os que, como GTAV, correm na plataforma Steam, são alvo de muitos mods da comunidade. É bem possível que mesmo depois da Rockstar terminar os tweaks e updates ao jogo, surjam mais e melhores alterações ao conteúdo feitos pela comunidade, inclusive novos veículos e missões. O que é impressionante, é que se o jogo for mesmo bom (e este é), a comunidade não vai parar de trabalhar nele. Isto é algo impossível de fazer nas consolas, infelizmente.

Veredicto Versão PC

A pergunta na cabeça de todos é: Se joguei na PS3/Xbox360, justificou-se o update para PS4/XBO… e agora para PC? É certo que as novidades do jogo são poucas. Mas o que se ganha em qualidade gráfica num bom PC é fantástico. Se não possuem um computador ao nível do exigido, porém, é possível que não tirem proveito desse update visual. Por outro lado, o editor de vídeo pode não ser suficiente para justificar uma actualização aos componentes do vosso PC. Há também os que viveram numa caverna até ontem e não conhecem Grand Theft Auto V. Para estes, esta será a edição definitiva que devem adquirir. No final, o que justifica a compra, é só mesmo a vossa vontade de jogar GTAV com “tudo no máximo”. Nós, vamos só ali assaltar mais um banco em máxima resolução e já voltamos…

  • ProdutoraRockstar Games
  • EditoraRockstar Games
  • Lançamento17 de Setembro 2013
  • PlataformasPC, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One
  • GéneroAcção
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Polícia muito rígida
  • Roubou-me a vida social

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários