Análise: Hustle Kings VR
A Realidade Virtual pode trazer grandes novidades para os videojogos ao criar formas inovadoras de jogar, mas também por permitir que experiências que nos são familiares assumam uma nova forma. Essa é a premissa de Hustle Kings VR, que tem o principal objectivo de nos colocar encostados a uma mesa de Snooker para dar umas valentes tacadas. Virtualmente, claro.
Estes simuladores de Snooker nem sempre são vistos como as experiências mais emocionantes e interessantes aos comandos de uma consola. Até mesmo uma consola portátil com capacidades únicas como a PlayStation Vita com efeitos de realidade aumentada e acelerómetros falharam a entusiasmar os fãs deste desporto de lazer. Será que a Realidade Virtual consegue dar outra vida à conhecida série Hustle Kings?
O primeiro título foi lançado originalmente em 2009 para a PS3, entretanto passou pela PS Vita e recebeu uma versão free-to-play na PlayStation 4. O título que vamos analisar aqui hoje é essa mesma versão gratuita, mas adiciona uma perspectiva nova e tem um custo de 19,99€. Veremos então ver se a adição da Realidade Virtual é justificação para adquirir um jogo que já foi oferecido aos utilizadores da PS4.
Ao contrário da maioria dos jogos deste género, o modo Carreira propõe ao jogador uma série de diferentes desafios em diferentes variantes da modalidade. A começar num simples jogo com as regras clássicas de snooker, passando por partidas com três jogadores e desafios limitados por tempo ou por número de tacadas.
Dado ao jogo em questão, o desafio multi-jogador não podia ser ignorado e, consoante o sucesso das nossas prestações, vamos receber mais ou menos créditos e subir num ranking mundial. Contudo, recomendamos que treinem primeiro, porque vão encontrar grandes profissionais online.
O jogo começa com 2,500 créditos na carteira que é essencialmente para o modo multi-jogador. Aqui terão de apostar os vossos HKC (Hustle King Credits) para entrar em partidas online. Se ganharem o jogo ganham o dobro dos créditos investidos. Consoante o vosso progresso, será necessário despender de mais créditos para entrar numa partida. Felizmente, é possível ver o histórico de prestações do adversário antes de o desafiar.
No que toca à interacção, as tacadas podem ser alinhadas e realizadas com a ajuda do DualShock 4. Um dos analógicos fica responsável por posicionar o local da tacada e os botões para finalizar com a força desejada. Para os exibicionistas, é possível dar efeitos às bolas ou mudar o ângulo da tacada para levantar a bola. Quaisquer habilidades serão recompensadas com HKC e são adicionados à carteira mesmo que não sejam os vencedores da partida.
Esta versão Hustle Kings VR também adiciona um novo método de controlo com o PS Move, mas é de longe o pior método de controlo. Tenta simular a forma como são feitas as tacadas, mas o resultado é frustrante e contra-intuitivo. Recomendamos que fiquem longe deste controlo alternativo do taco.
Com a ajuda do PlayStation VR é possível olhar à nossa volta, conhecer o cenário e… ver a publicidade exposta do LittleBig Planet 3 e do Resogun. Não é concebível que um jogo pago mantenha a publicidade que detinha quando estava Free-to-Play. Não chateia por estar no fundo do cenário, mas era perfeitamente dispensável. Já agora, se desejarem, podem trocar de lugar na mesa para escolherem o melhor ângulo entre jogadas e, para vos ajudar, existem linhas que indicam trajecto da bola, embora não possam ser desligadas, o que torna o jogo francamente facilitado.
Em relação ao grafismo, Hustle Kings tem vários elementos de luz e sombra muito bem feitos. Quando estão sobre a mesa, podem ver pormenores interessantes como os reflexos da bola ou a textura da mesa, por exemplo. Houve algum cuidado com este aspecto, embora nos pareça que não houve aqui nenhum real avanço técnico. Com o PlayStation VR, realmente dá-nos a sensação que estamos num bar, embora mais movimento para criar algum ambiente fosse bem vindo.
Veredicto
Respondendo à questão inicial: Não! Hustle Kings VR não adiciona grandes novidades ao jogo que foi anteriormente lançado sobre o conceito free-to-play. A principal novidade é, obviamente, poder entrar no jogo com o auxílio da Realidade Virtual, além do falível suporte para usar o controlo PS Move. Não somos fãs da publicidade a outros jogos, dando a entender que a produção pouco fez para justificar o seu preço, limitando-se a adaptar um jogo gratuito que já existia. Falta de empenho à parte, se gostam de jogar snooker, menos todas as outras características de interacção social e convívio, esta é a experiência que procuram. Só não usem o Move sob pena de partir qualquer coisa lá na sala.
- ProdutoraVooFoo Studios
- EditoraSony Computer Entertainment
- Lançamento13 de Outubro 2016
- PlataformasPS4, PSVR
- GéneroDesporto, Simulação
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Modo multijogador
- Mesmo jogo de 2015
- Adaptação rudimentar do PS Move
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.