Injustice: Gods among us
Dos criadores de Mortal Kombat chega-nos Injustice, um jogo de luta que troca as famosas personagens de MK pelos heróis e vilões da DC, permitindo responder à intemporal pergunta de todos os fãs – Quem ganha uma batalha entre Batman e Super-homem? …ou Flash e Aquaman, claro que é tudo muito subjectivo e a resposta depende muito da habilidade de quem segura o comando.
Tal como todos os jogos de luta de hoje em dia, Injustice possui também um modo multiplayer, mas foi no meio das intrigas do modo história que passei mais tempo. A história é aceitável e bastante original e mostra-nos, através de um universo paralelo, o que poderia acontecer se o Super-Homem perdesse o juízo e controlasse tudo e todos, no entanto ver todos os heróis duplicados acaba por se tornar confuso em tentar perceber quem é quem, quem é mau e quem é bom, é tão confuso como o que acabaram de ler agora mesmo.
O modo história, tal como em MK, está dividido por capítulos. Cada capítulo permite-nos conhecer grande parte dos heróis e vilões do jogo. São 24 personagens que vão desde o estiloso Batman até ao medonho Aquaman.
Round 1, Fight!
Apesar de Injustice e MK serem muito semelhantes, a mecânica de combate é totalmente diferente, e inspirada mais noutros jogos do género do que em Mortal Kombat. Para começar, Injustice só possui 3 botões de ataque e um botão para uma pequena especialidade, que pode ir desde voar, curar ou simplesmente aumentar a força, cada uma delas é específica para cada lutador e todas elas bastante equilibradas. Outra diferença, que estranhei inicialmente, é a ausência de rounds. Cada lutador possui duas barras de vida e assim que as duas chegam ao fim acaba a luta.
As diferenças não se ficam por aqui, a NetherRealm introduziu uns ataques especiais que chamaram de “Clashes”, no entanto têm os seus prós e contras. Quando activados, interrompem imediatamente um combo e os jogadores escolhem quanto querem gastar da sua barra especial. Se o jogador que iniciou o Clash usar mais da sua barra, ganha uma percentagem de vida proporcional à quantidade usada, caso contrário perde uma percentagem de vida proporcional à quantidade que o seu adversário usou. Estes super-ataques só podem ser usados uma vez por cada jogador e se já estiverem na sua segunda barra de vida.
Os cenários, retirados directamente do universo DC, são bastante familiares e têm um detalhe acima da média. Cada um deles possui certos locais onde é possível usar, com pressionar de apenas um botão, o que está “mais à mão” para agredir o nosso adversário, pode ser um pressionar de um botão para disparar mísseis, uma planta que cospe veneno ou atropelar o adversário com uma mota. Cada lutador interage de maneira diferente com estas áreas. O Nightwing, por exemplo, pode usar algumas das áreas como uma espécie de trampolim para andar rapidamente pelo cenário.
Há ainda os stage-transitions, muito conhecido de Mortal Kombat quando o nosso adversário atravessava o tecto com um uppercut. Aqui podem ser activados, quando se está no sítio certo do cenário. Basicamente, podem pontapear alguém através de paredes e assistir a uma transição onde o teu adversário voa através de uma tonelada de obstáculos até aterrar num cenário completamente diferente e com bastante menos vida.
Para além do modo história
Para além do típico Single-player e Multiplayer, há também os Battle Modes e as missões S.T.A.R Labs. Este último relembra a familiar challenge tower, com vários desafios que vão testar os vossos movimentos de luta até ao limite com vário mini-jogos. Por outro lado, os Battle Modes são fundamentalmente preenchidos com diferente tipos de jogo, sempre com a mesma mecânica de luta, mas com algumas variáveis. Por exemplo o modo Poisoned coloca o jogador a lutar com uma vaga de adversários enquanto a sua barra de vida desce, mesmo quando não está a ser atacado.
Um extra para quem usa smartphones e tablets
Possuidores de dispositivos iOS podem fazer o download da versão mobile de Injustice de forma gratuita, não é um jogo de luta como conhecemos, pois o gameplay foi adaptador para o touch, mas com ele é possível desbloquear mais conteúdos no jogo através da conectividade entre plataformas.
Veredicto
Injustice: Gods Among Us revelou-se uma agradável surpresa. Eu sou fã incondicional de Mortal Kombat e tinha receio que fosse apenas uma simples substituição de personagens, mas não! NetherRealm conseguiu criar uma mecânica de luta totalmente diferente do habitual, com boas novidades e ainda modos que dão mais longevidade ao jogo. Caso se questionem porque raio o Superman é ferido pelas flechas de Green Arrow, não se preocupem, porque é tudo explicado no jogo!
- ProdutoraNetherRealms
- EditoraWarner Bros.
- Lançamento19 de Abril 2013
- PlataformasPS3, Wii U, Xbox 360
- GéneroLuta
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- S.T.A.R Labs
- Dar uma coça ao Aquaman
- Cenários bastante detalhados
- Dispensava os Clashes
- Não tem valor replay
- História confusa
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.