Análise: Kirby Triple Deluxe (3DS)
A primeira entrada de Kirby para a 3DS está mesmo quase a chegar. É já no dia 16 de Maio e chama-se Kirby Triple Deluxe. Este, além de ser o 15º título da série, é também o primeiro a ser lançado para a portátil da Nintendo. Nós já por lá andámos e vamos deixar-vos aqui e agora as nossas impressões.
Em termos gerais, Kirby continua uma das séries de acção de plataformas que mais entretenimento oferece a públicos de todas as idades. Apesar de ter sempre como base a mesma receita, um facto é que inovando, aqui e ali, a série insiste em não perder força. Kirby Triple Deluxe é um exemplo disso mesmo, mais ainda se juntarmos o facto de nos ser possível jogá-lo onde e quando quisermos.
Em termos de história, o que se passa é o seguinte. Durante uma noite em que Kirby dormia, um enorme pé de feijão, com o nome Dreamstalk, cresceu elevando consigo vários locais da Dreamland, como a própria casa de Kirby e o castelo de Dedede. Ao acordar, Kirby fica perplexo e numa tentativa de perceber o que se passa, dirige-se ao castelo de Dedede. Ao chegar vê que este está a ser raptado por uma estranha criatura chamada Taranza. Para salvar Dedede, Kirby tem de subir o enorme pé de feijão e perseguir e derrotar Taranza. E mais, claro, não vos conto, pois não quero estragar-vos nada.
Ao todo são seis os mundos que Kirby vai ter de visitar, se quer salvar Dedede. Todos diferentes e cada um com determinado número de cenários e confrontos. No final de cada mundo, aguarda-nos um Boss que teremos de derrotar, se quisermos dar continuidade à nossa aventura. À nossa espera vai estar também um vasto leque de inimigos, mas não se preocupem que Kirby vem sempre preparado.
Chegamos assim à jogabilidade que é definitivamente, um dos pontos fortes deste título ( e até mesmo de toda a série). Como já devem saber, podemos primeiro do que tudo contar com as habilidades naturais de Kirby e estas são as que temos vindo a encontrar em títulos anteriores. Falo por exemplo, da sua capacidade de engolir tudo o que aparece à sua frente, de flutuar como um balão, de cuspir estrelas e dar pontapés rasteiros. No entanto, o que mais teremos de utilizar para derrotar inimigos será a sua capacidade de copiar as suas habilidades. Como já devem saber ao engolir as várias criaturas que enchem os cenários que percorremos, Kirby transforma-se e ganha novos poderes. Com as 4 (Beetle, Archer, Bell e Circus) que chegam neste título, ficamos ao todo com mais de 20 transformações diferentes. Finalmente, está de regresso também a capacidade de Kirby se defender ao estilo do que acontecia em Kirby Super Star e Kirby’s Return to Dreamland. Ao defender, podemos também executar uma espécie de dodge que nos permite esquivar de alguns ataques.
Visualmente, este é um título bem agradável. Com o mesmo motor (aparentemente) de Kirby’s Return to Dreamland da Wii e sempre acompanhados por uma banda sonora que assenta e muito bem neste universo, todos os cenários deste título vibram de cor, o que nos transmite uma enorme vontade de os explorar ao máximo e encontrar tudo o que neles se esconde. E acreditem que em Kirby Triple Deluxe os segredos são vários e grande parte das vezes é muito fácil deixá-los escapar. Como é de esperar as estrelas estão de volta, bem como a comida que recupera os nossos pontos de vida, os objectos que nos tornam invencíveis, itens que aumentam as nossas vidas e até mesmo nosso amigo Bandana Waddle Dee nos atira objectos que podemos guardar no ecrã inferior para utilizarmos quando for necessário. Surgem, no entanto algumas novidades. Uma delas é uma semente que brota do chão e que quando Kirby a come, transforma-se em Hypernova Kirby. Neste modo o nosso amigo atinge capacidades de absorção nunca antes vistas, na medida em que pode engolir árvores e inimigos enormes e até mesmo comboios. Surgem também dois novos itens coleccionáveis. Uns deles são vários porta-chaves que se encontram espalhados e escondidos ao longo dos vários cenários que vamos percorrer. Uns são mais raros do que outros e consistem em desenhos das várias versões de Kirby que têm vindo a ser criadas ao longos dos anos. Os outros coleccionáveis são as estrelas solares. Cada cenário pode ter entre duas a cinco e cada mundo precisa de um determinado número delas para que possamos desbloquear o respectivo Boss.
Este título dá também uso ao sensor giroscópico da portátil da Nintendo. Kirby pode por exemplo saltar para dentro de uma enorme tigela com água. Inclinando a consola para esquerda ou direita vai entornar a água para o lado que pretendemos. A componente 3D não podia, claro, deixar de estar também presente. No entanto, neste título, a perspectiva que em que decorre a acção do jogo é executada em 2.5D. À medida em que vamos progredindo na nossa aventura, vamos alternar muitas vezes, entre a frente e o fundo dos cenários. Até mesmo os inimigos e as lutas com bosses incluem esta dinâmica. A nuance de duas dimensões e meia nota-se muito bem e é bastante bem executada, mas por gosto pessoal dei por mim a desactivá-la, pois não se revelou, para mim, uma componente essencial para que pudesse desfrutar ao máximo deste título.
Além da história principal, existem também outros modos. Três deles são desbloqueados ao completar a história principal. O primeiro é Dedede’s Tour, do qual Dedede é o protagonista principal. Este modo serve como um New Game + onde a dificuldade aumenta e ao nome de algumas criaturas especiais junta-se o prefixo DX, símbolo da sua dificuldade aumentada. Segue-se a Arena. Neste modo, podemos contar com a ajuda de mais jogadores e temos de derrotar todos os Bosses da história principal o mais depressa possível e sem morrer. Entre as batalhas podemos contar com 5 Maxim Tomatoes e duas habilidades de cópia, completamente ao calhas. Consequentemente, regressa a True Arena, onde teremos de derrotar todas as versões dos Bosses. Desbloqueamos este modo ao completar Dedede’s Tour.
No entanto, existem dois Modos diferentes desbloqueados logo de início. São eles Kirby Fighters e Dedede’s Drum Dash. Kirby Fighters consiste numa versão de Super Smash Bros. e que coloca uma qualquer transformação de Kirby à nossa escolha contra as restantes em cenários aleatórios onde podemos enfrentar um ou mais inimigos. Este modo tem também uma vertente multiplayer até 4 jogadores, onde temos acção e diversão que nunca mais acaba. Já em Dedede’s Drum Dash temos de acompanhar Dedede, saltanto de tambor em tambor ao ritmos de músicas clássicas da série Kirby. Acreditem que é mais complicado e desafiante do que parece.
Veredicto
Kirby chega e de que maneira à portátil da Nintendo. A cenários vibrantes e recheados de segredos, juntam-se vários inimigos que nos oferecem um vasto leque de transformações e desafios que temos de ultrapassar. Kirby Triple Deluxe é um símbolo de diversão capaz de agradar, e muito, a fãs e recém-chegados à série. Se a tudo isto acrescentarmos os restantes modos de jogo, temos diversão que nunca mais acaba.
- ProdutoraHAL Laboratory
- EditoraNintendo
- Lançamento16 de Maio 2014
- Plataformas
- GéneroAcção, Plataformas
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Novas transformações de Kirby
- Cenários vibrantes
- Vasto leque de coleccionáveis
- Vários modos de jogo
- Por vezes demasiado simples
- Por seguir muito a sua tradição, acaba por não ser tão inovador
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.