Análise: LEGO Jurassic World
Como é que a Traveller Tales Games consegue fazer jogos LEGO, sempre com a mesma fórmula, usando vários franchises de peso, sem que percamos o interesse? Eis mais um exemplo dessa realidade em Lego: Jurassic World. Nas palavras do Dr. Malcolm no primeiro filme Jurassic Park: “Life… huh… finds a way…”
E eis a fórmula preparada para este jogo: Dinossauros, blocos LEGO, uma jogabilidade sólida e extensivamente testada e melhorada, mais quatro filmes icónicos de uma das sagas mais bem sucedidas da história do cinema. Não há forma deste jogo não fazer as delícias dos fãs e paleontólogos amadores que andam por aí. Caso contrário só mesmo se não gostarem de construir LEGO. Nesse caso, consultem um médico.
https://www.youtube.com/watch?v=bPpFdyEioGs
Como tem vindo a acontecer nos jogos da série LEGO, alternamos entre um modo de exploração e episódios baseados nas histórias dos filmes, com cenas recriadas em ambiente LEGO. Notem que as cenas mais violentas dos filmes são pacificadas e traduzidas para um ambiente cómico e simpático, ora o público-alvo deste jogo não fossem os mais pequenos. Mesmo assim, é de louvar que até mesmo frases dos actores, banda sonora e até planos de imagem específicos sejam muitas vezes recriados.
No modo de exploração, andamos livres por Isla Nublar (mais tarde noutros locais também), geralmente em veículos, até chegarmos a locais onde activamos o próximo episódio que segue a ordem dos filmes da trilogia. Em alternativa, podemos ir directos para Jurassic World, mas onde está a piada de ignorar a ordem dos filmes? Este modo de exploração possui muitos segredos e peças escondidas para encontrar. Uma vez mais, o objectivo é coleccionar blocos dourados e outros segredos, angariar studs (dinheiro do jogo) e desancar dinossauros mais atrevidos.
Uma vez activados os níveis de história que encontramos na exploração, estes são principalmente baseados em momentos-chave que acompanham a história do filme. Integram puzzles simples para resolver e momentos de acção com perseguições ou até com Quick Time Events (raros felizmente). Algumas personagens são necessárias para passar o nível ou para activar secções. Idealmente, podemos jogar a dois localmente para resolver os puzzles mais rapidamente, mas também podemos jogar a solo alternando as ditas personagens.
Uma novidade interessante, que altera um pouco a jogabilidade, são os próprios dinossauros. Em determinadas secções podemos jogar como um Triceratops ou como um Velociraptor, com porções de cenário dedicadas aos dinossauros. As cenas mais icónicas de combates entre dinossauros dos filmes, como a célebre cena final de Jurassic Park com o T-Rex a desancar os Raptors ou a luta entre o T-Rex e o Spinosauro de Lost World assumem um protagonismo completamente diferente neste jogo.
Isto compensa um pouco pela enormidade de personagens secundárias que temos para jogar, além das principais, claro. Muitas delas são desinspiradas e genéricas, como funcionários da InGen, por exemplo. O que torna isto mais aborrecido é que temos de jogar com elas para as adicionar à enorme tabela de personagens para desbloquear. E, caso queiram adicionar mais, podem sempre comprá-las online através de pacotes de 1€ ou 2€, que também adicionam áreas novas para explorar. É triste que o famigerado negócio das micro-transacções faça parte do mundo LEGO.
A nível visual, nada a assinalar… bom, quer dizer… nada mudou desde os jogos anteriores. O mesmo aspecto gráfico que mistura os blocos LEGO com alguns cenários reconstruídos, sempre com um ambiente estilizado e assumidamente pouco realista. Afinal, são peças de plástico animadas com que estamos a jogar, mesmo com efeitos especiais não estamos à procura de algo visualmente deslumbrante. E também estou a ver como a TT Games podia, de alguma forma, inovar neste ponto. Cumpre!
Veredicto
Se são fãs de Jurassic Park, não podem perder este jogo. A trilogia original juntamente com o filme actual que fez renascer a série, Jurassic World que dá nome ao jogo, é um bom pacote para matar saudades. São muitas horas de humor e diversão, sobretudo para os mais novos. Os jogos LEGO são aqueles jogos perfeitos para a família com acção desafiante quanto baste e muito equilibrada. Embora os momentos sombrios dos filmes sejam algo parodiados, o que tira algum do impacto das cenas mais icónicas, compreendo essa cedência da TT Games. Afinal, este é um jogo para divertir, ainda assim, o impacto que os filmes originais causaram fica algo diluído…
- ProdutoraTT Games
- EditoraWarner Brothers
- Lançamento12 de Junho 2015
- PlataformasPC, PS3, PS4, Vita, Wii U, Xbox 360, Xbox One
- GéneroPlataformas
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Humor do costume
- Os quatro filmes num só pacote
- Jogar com os dinossauros
- Perde-se o terror dos filmes
- Micro-transacções
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.