legoswtfa

Análise: LEGO Star Wars: The Force Awakens

Não há qualquer dúvida que o filme foi um enorme sucesso que reacendeu a chama dos fãs da maior Saga da história do Cinema. LEGO Star Wars: The Force Awakens não só honra esse sucesso como lhe dá uma perspectiva nova através dos simpáticos blocos de construção. Sete anos depois LEGO regressa a Star Wars e nós agradecemos.

Sejamos claros: a fórmula de sucesso da série LEGO em videojogo pouco mudou desde há alguns anos. A produção de cada novo título tenta implementar uma ou outra novidade na jogabilidade, mas a lógica é quase sempre a mesma: usar bonecos LEGO representativos de personagens para percorrer mundos reconstruidos com os famosos blocos e com uma omnipresente dose de humor. O que adiciona variedade, na realidade, são as licenças apresentadas na série que garantem grandes vultos como Lord of The Rings, Marvel ou DC Comics, sendo o único título que consegue abordar estas duas gigantes do entretenimento numa série. Star Wars este fora dos planos da TT Games, com a indefinição pela aquisição dos direitos da Saga pela Disney. Felizmente, está de volta e com toda a vontade de ser um sucesso.

Baseando-se no filme de JJ Abrams Star Wars: The Force Awakens, esperem que o enredo siga toda a linha de acção da película. Há até uma breve visita aos eventos de Return of the Jedi, imediatamente antes deste episódio VII. Claro que diversos momentos mais tensos foram substituídos por cenas bem menos trágicas e mais humorísticas, uma constante nestes jogos. Tenho de destacar mesmo este humor típico que neste jogo está melhor que nunca. Algumas piadas são simplistas e algo infantis, como os Stormtroopers a apanhar banhos de sol, por exemplo. Mas há sempre um sorriso a jogar este título. Nota-se que houve um carinho especial da produção para nos divertir a todos os níveis.

De resto, a epopeia de Rey, Finn e BB-8 está presente neste jogo, além de seguir Poe Dameron, C-3PO e outras personagens em pequenas missões paralelas. Estas são fantásticas expansões de cada personagem e que até nos permitem saber alguns pormenores adicionais, como o que está por detrás do mítico braço vermelho de C-3PO, por exemplo. Ou seja, os fãs vão encontrar muitos momentos icónicos reproduzidos, ao mesmo tempo que é expandido papel de algumas personagens que, se calhar, no filme não tiveram muito destaque.

Recontar a história fantástica do filme ou contar piadas não teria o mesmo impacto sem o recurso aos actores originais e às suas performances únicas. Apesar de estarem representados pelos bonecos da LEGO, todos contribuíram para as vozes em jogo, não só com inúmeras falas do filme, como ainda novos diálogos gravados de propósito para este jogo. Adam Driver (Kylo Ren), Daisy Ridley (Rey) e John Boyega (Finn), mas também os icónicos actores Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher (Leia), Anthorny Daniels (C-3PO) e muitos outros estão presentes, dando uma qualidade elevada às falas e diálogos.

A jogabilidade, sim continua na mesma. E isto pode ser tanto positivo como negativo, como é lógico. Por um lado, “equipa que ganha não se mexe” e temos todas as mecânicas que aprendemos a gostar da série, por outro, a repetição pode sentir-se em alguns momentos. Só que, na realidade, é isto que esperamos destes jogos: jogabilidade simples, familiar e diversão. A fórmula funciona, para quê mexer? Vamos transitar níveis com puzzles simples, mas também a desancar adversários com os punhos, sabre de luz ou blasters, apanhar studs e apimentar a acção com algumas habilidades únicas de personagens específicas.

A ideia, como sempre, é coleccionar. Sejam peças, sejam objectos e segredos escondidos nos mapas, vão querer bater os níveis e regressar aos mesmos, nem que seja para desbloquear personagens ou obter o estatuto de “True Jedi” ao bater um valor máximo de studs. Até porque há determinadas missões que só estarão disponíveis desbloqueando um determinado número dos lendários “blocos dourados”. Se quiserem jogar tudo o que este título oferece, terão de se empenhar a explorar e coleccionar.

Pelo meio, há épicas batalhas espaciais ou aéreas com naves e alguns tiroteios com uma nova mecânica de tiro com cobertura usando blasters. Esta mecânica permite-nos entrar literalmente nas batalhas como nunca antes. Procuramos protecção atrás de obstáculos e fazemos mira aos adversários e atiramos. É quase impossível falhar graças à mira automática, mas é um excelente esforço de dar alguma variedade à acção. Quanto a mim, consegue, nalguns dos melhores momentos de acção que tenho memória na série LEGO.

Outra novidade assinalável está na forma como resolvemos puzzles de construção. Agora já podemos escolher quais as peças a construir e até onde as podemos colocar para ultrapassar secções. Podemos decidir se é preferível construir uma ou outra peça para derrotar um inimigo ou temos de construir várias peças na ordem certa para resolver um problema. No entanto, apesar de alguns dos quebra-cabeças convidarem a pensar, não esperem grande dificuldade num jogo claramente juvenil. No fundo, esperem o mesmo nível de dificuldade dos jogos anteriores: Alguns puzzles é preciso a ajuda do pai, mas o miúdo de 8 anos consegue resolver quase todos.

Graficamente, podia estar aqui a dissertar sobre modelos, efeitos ou animações. Mas tenho de vos recordar que no universo LEGO, tudo é feito em plástico e a representar uma acção animada dos seus famosos (e caros) blocos de construção. Assim sendo, não há aqui grande espectáculo visual à vossa espera. Contudo, há uma clara aposta num “realismo” destas peças de plástico, como se aqueles conjuntos que temos na prateleira ganhassem vida. De facto, no que diz respeito a modelar e animar plástico, a TT Games está de parabéns. Tudo isto aliado a cenas épicas e monumentais de combates gigantes e efeitos visuais e sonoros do filme, proporcionam óptimos momentos.

Veredicto

LEGO Star Wars: The Force Awakens é o jogo ideal para o fãs reviverem os acontecimentos do filme, interagindo com personagens e locais icónicos, ao mesmo tempo que mantém o ADN característico da série LEGO. O humor que arranca sorrisos fáceis é o seu forte, ao mesmo tempo que expande a história do filme com missões adicionais. É muito fácil recomendar este jogo para os fãs do filme, mas também para os demais que procuram diversão num jogo para todas as idades. No final, todos os que o jogarem vão ter um dos melhores títulos da série LEGO e, de certeza, vão rir um bom bocado.

  • ProdutoraTT Fusion
  • EditoraWarner Brothers
  • Lançamento28 de Junho 2016
  • PlataformasPC, PS3, PS4, Wii U, Xbox 360, Xbox One
  • GéneroPlataformas
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Algum facilitismo na jogabilidade
  • Alguma repetição ao fim de umas horas

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários