lets-sing-2025

Análise – Let’s Sing 2025

Mais um ano, mais um daqueles jogos sociais para convidar a família e o amigos a cantar êxitos musicais e, quem sabe, estragar cada música que cantam. Está aí Let’s Sing 2025 e lá fomos nós desafinar novamente.

Nem todos nascemos com cordas vocais de “ouro”. Eu, por exemplo, estou mais próximo do nível vocal de um corvo do que de uma estrela pop. Ainda assim, títulos como este fazem-me sempre pegar no microfone (especialmente quando estou sozinho em casa) na esperança que consiga ser a próxima grande estrela da pop. Assim, lá estava eu, seguro atrás de portas e cortinas fechadas, pronto para colocar o mais recente Let’s Sing à prova. Era apenas eu, o jogo e um microfone, com o volume no máximo, preparado para testar as minhas capacidades vocais. Obviamente, não é este jogo que fará de mim um próximo Bruno Mars, mas pode ser que consiga divertir… nem que seja quem secretamente me escuta atrás da porta a rir-se…

Uma das maiores forças de Let’s Sing 2025 é, sem dúvida, a sua vasta lista de músicas. Com uma mistura de clássicos dos anos 80 e 90, êxitos recentes da pop e até alguns guilty pleasures, há uma música para cada gosto pessoal e cada tipo de cantor. Isto garante que tanto os mais nostálgicos como os fãs dos êxitos actuais tenham algo para desafiar as cordas vocais. Claramente, esta enorme selecção faz do jogo uma excelente escolha para festas, onde pode entreter tanto os amigos mais velhos como os primos mais novos.

Embora a lista de músicas seja grande e variada, porém, há um pequeno senão. É possível que alguns géneros estejam ainda um pouco mal representados. Parece que a escolha das músicas continua dependente do que a produção acha que é popular e isso pode muito bem diferir do nosso próprio gosto pessoal. Fãs de géneros específicos podem achar a selecção limitada, especialmente se as suas preferências não se enquadrarem com o chamado mainstream. Contudo, para os eclécticos, talvez entusiastas do puro karaoke, a variedade será mais do que suficiente para cantar uma noite inteira sem aborrecimentos.

Estas são as músicas da versão base:

Artista Música
Benson Boone Beautiful Things
Ariana Grande yes, and?
Justin Bieber Love Yourself
Calvin Harris Summer
Teddy Swims Lose Control
Florence + The Machine Dog Days Are Over
Peggy Gou (It Goes Like) Nanana
Sia Gimme Love
The Lion King Hakuna Matata
cascade Everytime We Touch
Morgan Wallen You Proof
Victor Thompson x Ehis ‘D’ Greatest This Year (Blessings)
Charli XCX Good ones
Benny Blanco, Halsey & Khalid Eastside
Jonas Brothers Waffle House
Milky Chance Stolen Dance
The Cranberries Zombie
OneRepublic I Ain’t Worried
Billie Eilish What Was I Made For?
Olivia Rodrigo Good 4 U
Ed Sheeran The A Team
Becky Hill, David Guetta Remember
Top loader Dancing in the Moonlight
Calvin Harris, Sam Smith Desire
Lauren Daigle You Say
Omar Apollo Evergreen (You Didn’t Deserve Me At All)
Alessandra Queen of Kings
Mae Stephens If We Ever Broke Up
FIFTY FIFTY Cupid
Calum Scott You Are The Reason
Lewis Capaldi Forget Me
Alannah Myles Black Velvet
Muse Uprising
Kenya Grace Strangers
Jung Kook Standing Next to You

No centro do Let’s Sing permanece, claro, essa experiência de karaoke, tendo nesta edição vários modos que garantem diversão tanto a solo como em grupo. O modo Clássico é ideal para quem quer simplesmente cantar uma música e acumular pontos, enquanto o modo Feat é particularmente popular, permitindo duetos com amigos ou família. Uma novidade nesta edição é o modo mundial World Contest, onde se pode competir contra outros jogadores globalmente para ver quem é o melhor cantor numa tabela de classificação mundial. A possibilidade de jogar sozinho ou em equipas torna-o bastante versátil para diferentes tipos de actividades, seja uma pequena noite com amigos ou uma grande reunião de família.

O modo Carreira, por seu lado, oferece uma experiência mais “narrativa”, onde se percorre a jornada por Soundtown como um artista em ascensão. Desde actuações em locais pequenos até espectáculos maiores, cada passo na carreira aproxima o jogador do estrelato. Esta aventura é acompanhada por vários desafios e um sistema de progressão que desbloqueia recompensas cosméticas. As missões vão desde Gravação, onde se completa uma sessão de estúdio, até Duelos, onde se compete contra uma personagem do jogo. Este modo acrescenta profundidade e um toque único, transformando o jogo numa história para se viver.

Este título suporta dois microfones e até permite usar o smartphone em alternativa se não tiverem um, usando a aplicação Let’s Sing. Isto facilita a configuração e a adesão à diversão do karaoke, especialmente para quem não dispõe de vários microfones para todos. O interface é intuitivo e fácil de usar, permitindo que novos jogadores se juntem rapidamente. Isto torna o jogo muito mais acessível, bastando descarregar a aplicação, ligar ao sistema através de um código único e já está pronto para cantar, sendo possível ligar simultaneamente até quatro smartphones. É também possível optar pelo microfone clássico, e as opções de microfones USB são optimizadas para latência mínima, permitindo cantar em perfeita sincronização.

Uma das forças de Let’s Sing 2025 é a sua acessibilidade. Com diferentes níveis de dificuldade disponíveis, o jogo atrai tanto pessoas com poucas habilidades vocais como autênticos trovadores e prováveis “especialistas” em karaoke. Para os principiantes, o jogo é compreensivo e apenas considera a afinação correcta como elemento de avaliação, não penalizando tanto a qualidade perfeita do ritmo, tom ou nota no canto. Todavia, para os cantores mais experientes que procuram desafio, a pontuação oferece a exigência suficiente para atingir as notas, ritmo e entoações certos, sempre tentando melhorar o desempenho. Cada música indica claramente o nível de dificuldade para cantar, pelo que ninguém será desafiado acima das suas capacidades.

Uma das melhorias mais notáveis deste ano é o renovado serviço de subscrição de músicas VIP Pass, que dá acesso a mais de 150 músicas adicionais além da já impressionante lista padrão (acima), que já inclui novos êxitos internacionais e locais. A grande vantagem desta lista expandida é que consegue realmente satisfazer todos os gostos e idades, contendo desde clássicos dos anos 80 até os mais recentes sucessos. Com este VIP Pass, Let’s Sing 2025 torna-se uma biblioteca musical personalizada, onde se pode encontrar de tudo. A Platinum Edition do jogo inclui uns impressionantes 13 meses deste acesso VIP, disponibilizando toda esta biblioteca de temas para sessões épicas de karaoke.

Graficamente, Let’s Sing 2025 não apresenta grandes avanços em relação ao ano passado mas este não é o aspecto mais importante do jogo. O interface é claro, colorido e fácil de navegar, garantindo que as letras das músicas são exibidas de forma bem visível. A Voxler claramente ouviu as críticas à últimas edições, em que as barras de afinação não eram muito claras e apareciam demasiado pequenas. Na versão de 2025, regressam ao estilo clássico, muito mais visível. São pequenas alterações que oferecem uma experiência mais agradável, especialmente para principiantes que querem focar-se em melhorar a sua técnica vocal. Cada música tem um videoclip de fundo, que adiciona uma dinâmica agradável e oferece uma experiência de karaoke completa. As animações e os efeitos que surgem à medida que se acumulam pontos acrescentam um elemento lúdico à apresentação visual.

Veredicto

Let’s Sing 2025 entrega exactamente o que se espera de um jogo de karaoke. Tem uma excelente selecção de músicas, navegação simples e modos de jogo suficientes para preencher as vossas noites. Com êxitos populares actuais e clássicos intemporais, consegue atrair uma grande audiência, sendo acessível a todas as idades. Embora as novidades nesta edição sejam modestas, a experiência continua a impressionar com a sua jogabilidade fluida e a camada adicional de competição nos modos mais desafiantes, onde se inclui um modo online. Quer sejam cantores “natos” ou (como eu) “nabos”, vai garantir-vos uma experiência divertida. Peguem no microfone (ou smartphone), deixem a timidez de lado e deixem-se levar… com ou sem as portas fechadas.

  • ProdutoraVoxler
  • EditoraPlaion
  • Lançamento5 de Novembro 2024
  • PlataformasPS5, Switch, Xbox Series X|S
  • GéneroMúsica, Party
b
Bom

Equilibrado e com boas ideias, os seus erros não o impedem de brilhar.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Selecção de músicas sem Passe VIP pode tornar-se escassa
  • Não é desta que ganham o "The Voice"

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários