LBP3Wallpaper

Análise: LittleBig Planet 3

O carismático Sackboy regressa para mais uma aventura em Little Big Planet 3 e, desta vez, conta com a ajuda de novos amigos. Cada um destes amigos traz uma habilidade única que fará com que tenham de se ajudar mutuamente para derrotar o terrível Newton e os titãs que ameaçam conquistar o mundo de Bunkum

Antes de falarmos do jogo em si, vamos conhecer os amigos e as suas habilidades. Em primeiro lugar temos Oddsock, uma simpática criatura de quatro patas capaz de usar as paredes para impulsionar o seu salto e claro, dar-lhe mais velocidade.
Em segundo lugar temos Toddler, um amigo gigante, capaz de reduzir o seu tamanho num piscar de olhos ao ponto de atravessar os mais pequenos orifícios. Quando está no seu estado normal (leia-se “grande”), é mais pesado, tornando-o ideal para activar alguns interruptores. Por fim, mas não menos importante, temos o Swoop com a sua “pequena” habilidade de voar e por vezes transportar os seus amigos para outros pontos nos níveis.

Todos eles precisam de ser desbloqueados no início da aventura. A cada um corresponde o seu mundo específico, dividido por vários níveis que têm de completar para os poder desbloquear.
Infelizmente, cada um deles só pode ser usado nos seus níveis. Mesmo em modo cooperativo não é possível estar nos níveis de Oddsock e usar o Swoop, por exemplo. Apenas o Sackboy é que pode andar por todo o lado. Inicialmente pensei que fosse necessário usar cada um deles ao género do clássico jogo The Lost Vikings mas não é possível, nem sequer em modo cooperativo. Com um máximo de quatro jogadores, era interessante cada um usar uma personagem diferente, mas isso não acontece.

Para além da ajuda dos seus amigos, há ainda à nossa disposição cinco novos acessórios :
Temos a Pumpinator, uma pistola capaz de soprar ou aspirar objectos e que pode ser usada para empurrar ou puxar outros objectos à distância;
A seguir temos a Blink Ball, uma pistola que permite disparar uma bola especial que, quando está sobre uns painéis azuis espalhados pelo cenário, teleporta o Sackboy para o lugar da bola;
A Illuminator, é uma lanterna com alta tecnologia, que nos permite ver nos níveis mais escuros do jogo, bem como também revelar os segredos por trás do cenário;
O Hook Hat, permite navegar pelo cenário agarrado a uma espécie de carril. Pode não ser a peça de vestuário mais fashion, mas certamente irá dar-vos muito jeito;
Por fim, temos as Boost Boots, umas botas, que quando equipadas, permitem ao pequeno Sackboy dar uns valentes saltos para chegar a zonas mais altas ou saltar maiores distâncias.

No início de cada nível, temos as habituais criaturas tão coloridas como o cenário por trás de si, a explicar-nos a história e o que devemos fazer em cada nível. O problema é que falam demais e não é sequer possível fazer skip (só funciona nas cutscenes), o que acaba por quebrar o ritmo dos níveis.
Ao longo dos níveis há ainda portais, bem ao género do jogo Portal, capazes de nos teleportar entre dois pontos e quanto mais rápido entrarem, mais depressa vão sair do outro lado.

Graficamente o jogo está melhor do que nunca, principalmente quando jogado na PlayStation 4. Tem um visual único e encantador ao qual a série já nos habituou, com cores vibrantes, melhores texturas e, claro, grandes detalhes nas personagens.
Em termos de conteúdo, têm novamente os três objectivos principais para acabar cada nível: Sem “morrer” uma única vez, apanhar todas as bolhas e simplesmente chegar ao fim. Todas as bolhas que vão apanhar ao longo do jogo, irão desbloquear novos objectos para usarem no editor de níveis.

LittleBig Planet é normalmente mal interpretado quanto ao seu género. Aliás, nós próprios acabamos por cometer, por vezes o mesmo erro, mas a verdade é que se trata de um jogo sandbox. Isto devido ao seu poderoso editor, que nos permite criar as mais variadas experiências de jogo, mesmo fora do contexto de plataformas. Tanto que o modo campanha acaba por ser apenas um bónus do jogo, o qual foi inteiramente criado neste editor que é disponibilizado ao público.

Tem sido assim desde o primeiro jogo e este não é excepção, agora com a possibilidade de criar 16 camadas de profundidade, contra as 3 camadas dos seus antecessores. Melhor ainda é facto que o terceiro jogo é compatível com tudo o que a comunidade criou desde Outubro de 2008. São mais de 9 milhões de níveis para experimentarem!

Se fores como eu e tens falta de criatividade para dar asas à tua imaginação, vais gostar de saber que agora existe a Academia PopIt. Esta é uma espécie de escola que te vai ensinar a usar todas as ferramentas e vai dar-te ideias para um melhor uso do editor. Com vários níveis com objectivos para completar, no fim estarás apto para criar os teus próprios jogos, os quais poderás depois disponibilizar para toda a comunidade do jogo.

Veredicto

Quer estejas a jogar sozinho ou com um amigo, o encanto de LittleBig Planet 3 vai colocar-te um sorriso na cara. Tenho pena que as novas personagens não tenham sido mais trabalhadas, ao ponto de termos de usar todas para resolver puzzles, mas fora isso é um excelente jogo de plataformas que se estreia agora na PlayStation 4. Em termos de longevidade, não há outro jogo igual… Já vos disse que são mais de 9 milhões de níveis?

  • ProdutoraSumo Digital
  • EditoraSony Computer Entertainment
  • Lançamento26 de Novembro 2014
  • PlataformasPS3, PS4
  • GéneroPlataformas
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Novas personagens apenas jogáveis nos seus mundos
  • Diálogos enfadonhos que quebram o ritmo do jogo

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários