Análise: Mario and Sonic at the Rio 2016 Olympic Games (3DS)
O Super Mario e o Sonic voltam a encontrar-se com os seus amigos para mais uma série de mini-jogos, desta vez usando os jogos olímpicos do Rio de Janeiro como pano de fundo. Mario and Sonic at the Rio 2016 Olympic Games traz novidades que nos farão correr a maratona com a 3DS no bolso e uma colecção de eventos baseados nas próximas Olimpíadas.
Os eventos são muito variados e aproveitam o destino dos próximos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, Brasil e introduzindo algumas novas disciplinas nesta série, que já conta com 9 anos. Nomeadamente o Golfe, que é um desporto que foi novamente introduzido após 112 anos afastado das Olimpíadas. Depois de ser tornarem um “Tiger Woods” terão mais 13 eventos para ganhar as vossas medalhas de ouro: Futebol, Atletismo (Com e sem obstáculos), Salto em comprimento, Lançamento do dardo, Natação, Tiro com arco, Boxe, Ténis de mesa, Vólei de praia, Hipismo, Ciclismo BMX e Ginástica rítmica.
Os eventos têm ainda uma variante que a SEGA chamou de Plus Events em que todos são modificados para irem de acordo com as personagens principais do jogo. No Golfe, por exemplo, irão encontrar várias rampas e obstáculos que não encontrarão no modo normal. No ciclismo, terão moedas para apanhar e boosts espalhados pela pista.
Todos os eventos podem ser experimentados desde o início através do modo Quick Play ou em multi-jogador até um máximo de 4 jogadores. Infelizmente este modo para jogar com amigos é apenas local e não existe uma ligação online. Também tenho pena de não existirem mini-jogos de esgrima ou levantamento de peso como o clássico Track and Field. Não obstante, a variedade de disciplinas é boa e ainda introduz alguma longevidade se jogarmos no modo campanha.
O modo campanha, intitulado “Rumo ao Rio”, transporta o nosso Mii para o Rio de Janeiro e obriga-nos a escolher entre dois ginásios distintos. Estes são geridos, nada mais nada menos, pelo Super Mario e pelo Sonic. A escolha é vossa e os argumentos para nos tentar convencer são simples: O Mario é especialista em saltos e o Sonic, adivinhem lá, em velocidade.
Este modo coloca-nos numa versão minimizada do Rio de Janeiro, onde estão espalhados os mais diversos espaços que podem usar para treinar, comprar fatos ou participar nos diferentes eventos. Estes mudam aleatoriamente de dia para dia, o que significa que terão de se empenhar para jogar regularmente ou podem comprometer o vosso progresso. Isto, caso queiram terminar este modo de forma mais rápida.
Para garantirem a vossa medalha de ouro em todos os desportos, terão de passar pelos treinos obrigatórios. Estes ajudam-vos melhorar as capacidades do vosso Mii e derrotar o rival na última fase de cada evento. Só assim conseguirão pisar o pódio no ponto mais alto.
As últimas fases de cada desporto não são fáceis, terão de evoluir e, no mínimo, igualar as habilidades com o rival. Podem fazê-lo subindo de nível e também com a ajuda de vários fatos que melhoram as vossas habilidades. É uma vertente, mais ou menos, RPG bastante simplificada, mas funciona bastante bem.
A nível de bónus modificadores, existem fatos para todos os tipos de competição, pelo que é necessário trocá-los antes de qualquer evento. Usamos sempre o mais apropriado para dar-nos uma boa vantagem logo de início. Alguns fatos estão espalhados pelo mapa para serem apanhados, mas também podem adquiri-los no quiosque do Yoshi, pagando com maçãs.
O Pocket Marathon é uma novidade muito bem vinda à série. Enquanto que os restantes modos vos colocam a praticar as clássicas disciplinas das Olimpíadas, este modo é como uma aventura pessoal e desafia-vos a fazer um maratona completa. Mas terão de fazer isso colocando a própria consola 3DS no vosso bolso e levando-a para as mais variadas actividades que fazem ao longo do dia. Assim que chegarem aos vários objectivos de passos estabelecidos pelo jogo, desbloqueiam novos acessórios que podem usar no jogo principal.
Veredicto
Mario and Sonic at the Rio 2016 Olympic Games é um divertido jogo, consideravelmente melhor que os anteriores da série. O modo “Rumo ao Rio”, oferece algumas boas horas de jogo com uma vertente de RPG interessante. Apesar de estar devidamente licenciado pelo Comité Olímpico, não podemos classificar como um bom título de desporto. Isto porque não aprofunda as diversos disciplinas de forma realista, como seria de esperar de um jogo “oficial”. Será mais indicado para jogadores casuais que procuram diversão, principalmente se jogarem com amigos. Pena que não tenha modo multi-jogador online, seria ainda mais divertido.
- ProdutoraSEGA
- EditoraNintendo
- LançamentoAinda sem data de lançamento
- Plataformas
- GéneroDesporto
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Multi-jogador divertido
- Desportos divertidos
- Pocket Marathon
- Ausência de multi-jogador online
- Alguns desportos são fracos
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.