mortal-kombat-xl

Análise: Mortal Kombat XL

Já passou um ano desde que tivemos o nosso primeiro contacto com Mortal Kombat X. O jogo provou ser o que os fãs pediam há muito na série. Renovado, muito mais violento e com um bom suporte pós-lançamento. Um ano depois, a produtora NethearRealm Studios lança uma edição definitiva com este Mortal Kombat XL, com todos os conteúdos lançados até à data, incluindo o modo online recriado de raiz.  

O Mortal Kombat XL é essencialmente o mesmo jogo que o Mortal Kombat X. Não há expansão de história, não há torres novas, ou novos artigos na Krypt para desbloquear. Há somente o que foi adicionado ao longo de diversas actualizações e os lutadores adicionais que podiam ser adquiridos através dos Kombat Packs. Quero com isto dizer que a base do jogo é a mesma que lançaram o ano passado, com os todos os conteúdos adicionais sem mais custos e com o já mencionado modo online refeito de raiz.

Quem esperou pacientemente, terá agora um jogo com todos os conteúdos adicionais pelo mesmo preço que o jogo original. Contudo, quem já tiver o jogo pode fazer um “upgrade” para esta edição por 30€. E se, por ventura, já tiver o Kombat Pack 1, o preço baixa para 20€. Uma abordagem inteligente por parte da Warner Bros. para garantir que ninguém acabe por duplicar compras e possam todos desfrutar da nova versão deste Mortal Kombat X.

Nenhum dos DLC era essencial, mas todos eles eram bastante apetecíveis. Lutadores como o Predador causaram um grande furor quando fora revelados. Mais tarde a NethearRealm apresentou o famoso Alien, Bo’Rai Cho e o Triborg e começou a tornar-se insuportável não comprá-los todos via micro-transacções ou em pacote. Com a chegada da versão XL, o nosso problema ficou resolvido e podemos também vestir as personagens com todos os fatos alternativos que foram lançados entretanto. E não podemos esquecer que a personagem Goro, apenas disponível para quem tinha feito a pré-encomenda, também está disponível.

Com a inclusão do Kombat Pack 1 e 2, MK XL traz-nos um total de trinta e três personagens, cada uma delas com três variações de luta para escolher, além de fatos alternativos. E convém mencionar que, no caso do Triborg, terão uma variação escondida que permite jogar com o Cyber Sub-zero.

Com o Mortal Kombat XL, chegou também o modo online revitalizado e feito de raiz para combater os problemas comuns de lag. No jogo original era comum não conseguir terminar os combos ou simplesmente não conseguir executá-los, graças a um “netcode” falível e cheio de atrasos. Para resolver este problema, a NethearRealm precisou de tornar os combates online mais semelhantes aos combates offline.

Para tal, teve de recriar todo esse “netcode” para um modelo semelhante ao GGPO, um middleware criado especificamente para os jogos de luta que melhora os efeitos de lag. Hoje em dia, jogos como Darkstalkers Ressurection, Killer Instinct ou Divekick, usam esta mesma tecnologia. Com esta tecnologia, agora aplicada ao Mortal Kombat, o jogo não terá de esperar pela acção de cada jogador para que, finalmente, possa mostrar os resultados no ecrã, tornando tudo mais fluido.

Uma nota importante é que este modo online revitalizado não é apenas para os possuidores da edição XL. Quem já possuir o jogo original terá também acesso através de uma actualização gratuita e verá que o jogo passará a chamar-se “Mortal Kombat XL” no ecrã. Infelizmente, neste caso, é só o nome e não a edição em sim, uma vez que não terá os conteúdos adicionais, apenas as melhorias técnicas.

E a parte menos boa do Mortal Kombat XL, pelo menos para a malta do PC, é o facto de ter sido apenas lançado para PlayStation 4 e Xbox One. Ainda não foi feito qualquer anuncio em relação à versão para PC, sobretudo ao nível das melhorias técnicas, seria bem vindo, com ou sem os conteúdos extras.

Veredicto

Esta é a versão que devem adquirir se não compraram o jogo original. Para quem já o possui, há opções comerciais acessíveis para aceder a todos os conteúdos adicionais, pelo menos se possuírem uma PlayStation 4 ou Xbox One. A versão PC, por enquanto está de fora, até ser anunciado. À excepção do modo online revitalizado, nada mudou no jogo online, porém. E não foram adicionadas quaisquer novidades que façam deste Mortal Kombat XL uma edição realmente nova. Será uma edição GOTY, mas sem DLC com novos modos de jogo ou com pacotes de “missões” para o modo de carreira, é só uma recompilação de novas personagens. Se isso vale 20€ ou 30€ é discutível.

  • ProdutoraNethearRealm Studios
  • EditoraWarner Bros.
  • Lançamento1 de Março 2016
  • PlataformasPS4, Xbox One
  • GéneroLuta
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Ausência da versão PC
  • Podia ter sido adicionado mais conteúdo

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários