Análise: New Super Mario Bros. U
O seu criador é Shigeru Miyamoto, ele trouxe-o ao mundo em 1981, estreando-se em Donkey Kong e apesar de ainda não se chamar Super Mario, já tinha o seu objectivo de vida definido – Salvar a princesa!
Desde então, esta carismática personagem, participou em mais de 200 jogos, foi a primeira personagem de jogos a ter a sua imagem representada no famoso museu de cera em Hollywood e é considerado a figura mais reconhecida da indústria dos jogos.
Com tanto sucesso é compreensível que a Nintendo opte por lançar o novo jogo do canalizador com um bigode farfalhudo no mesmo dia da sua nova consola.
A fórmula é simples e bastante conhecida. A princesa Peach é raptada por Bowser e cabe ao Super Mario salvar a sua querida princesa. Tem sido assim desde 1985 e o último Super Mario para a Wii U não foge à regra.
Apesar da história não mudar, Super Mario e companhia estão, pela primeira vez, em alta definição nuns fantásticos 1080p. É um grande salto qualitativo desde o último jogo que saiu para a Wii (sem contar com as portáteis), mas as novidades não ficam por aqui…
A novidade que salta logo à vista é a nova forma de jogar para quem segura o GamePad. Quem optar por jogar com o novo comando da Nintendo, terá de ajudar os outros jogadores que a ajudar a Peach e podem fazê-lo com a stylus no ecrã do GamePad. Ao clicar pode criar um máximo de 4 blocos, que desaparecem em pouco tempo, estes blocos temporários ajudam essencialmente a chegar a pontos mais altos, obstruir zonas onde os nossos amigos possam eventualmente cair e, quando mal posicionados, podem até servir de armadilhas. Este assistente invisível consegue também eliminar os inimigos com um clique ou ajudar a reposicionar os amigos, que acabaram de morrer.
As possibilidades são muitas e adiciona um toque especial ao modo cooperativo, mas atenção só é possível jogar como assistente quando se joga em multiplayer e tal como todos os outros jogadores, podem entrar e abandonar o jogo a qualquer momento.
O guarda-fatos do Super Mário também foi renovado e recebe agora o novo fato de esquilo que permite ao canalizador agarrar-se a paredes e planar, à semelhança do fato de guaxinim. Os restantes fatos do jogo já conhecemos do anterior New Super Mario Bros.
Existe ainda um novo modo completamente isolado da história e super desafiante. É o Challenge Mode e vão dar por vocês a puxar os cabelos enquanto tentam sobreviver a várias situações fora do normal, acreditem que até os desafios mais simples vão testar-vos até ao limite! Aqui fica um vídeo de exemplo:
Veredicto
New Super Mario Bros. U incorpora os melhores elementos dos clássicos jogos com a fórmula de sucesso que todos conhecemos. É bastante desafiante e consegue trazer de volta a sensação de um bom jogo de plataformas e é isso que o torna especial e essencial para o arranque de uma nova consola. Recomendado para qualquer fã de Super Mario e para qualquer um que adquiriu a Wii U.
- ProdutoraNintendo
- EditoraNintendo
- Lançamento16 de Novembro 2012
- PlataformasWii U
- GéneroPlataformas
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Excelente design de níveis
- Curva de dificuldade inteligente
- GamePad e as novas funcionalidades
- Grande longevidade
- Peach continua a deixar-se raptar
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.