pokemon-link-battle-3ds

Análise: Pokémon Link: Battle! (3DS)

Posso dizer, com toda a certeza, que já jogaste um puzzle match-3. Pode ter sido há alguns anos com Columns na Mega-Drive ou mesmo há alguns dias (senão horas) com Candy Crush Saga. É, provavelmente, o género de jogo mais jogado da actualidade, invadindo todos os smartphones e tablets. Mas há uma questão que se coloca: Será possível criar outro match-3, inovando e tentando não copiar todos os outros?

A resposta é “sim” e chama-se Pokémon: Link Battle, um exclusivo para a 3DS.

Link Battle é a sequela de Pokémon Link para a Nintendo DS que saiu em 2005 pela mesma equipa de Pokémon Colosseum, a Genius Sonority. Mas, ao contrário do seu antecessor, Link Battle é exclusivamente digital. Contudo, um pouco caro para o tipo de jogo em questão. Actualmente, custa cerca de 8€ com dinâmicas que se podem encontrar em jogos de 80 cêntimos ou até mesmo grátis. Não quero dizer que o jogo não mereça ou seja mau, mas com este preço as pessoas dificilmente vão experimentá-lo e este é um daqueles jogos que nos agarra e nos faz transportar umas belas horas para o futuro, parecendo que só passaram 5 minutos.

Juntar três ou mais Pokémons na horizontal ou vertical é a regra principal, mas existem uma série de nuances que tornam o jogo mais desafiante e, ao mesmo tempo, diferente do habitual. Em primeiro lugar, a junção dos Pokémons é feita com o intuito de capturar Pokémons selvagens que surgem no topo do ecrã e para retirar-lhes vida é necessário juntar os nossos Pokémons do tabuleiro de baixo. Se tiverem a devida atenção, ao escolher o tipo correcto para atacar, terão mais sucesso no ataque. Por exemplo, se for um Bulbasaur selvagem, o melhor será usar um Pokémon de fogo. Com o tempo, o Pokémon Selvagem também nos ataca tirando energia ao nosso tabuleiro (Link Box). Se a energia chegar ao fim, é o nosso game over.

Cada secção está dividida em zonas, com vários níveis no seu interior. Cada nível tem vários Pokémons selvagens para capturar e, tal como a relva do jogo original, nem sempre aparecem os Pokémons que desejamos e temos de repetir o nível várias vezes até o encontrarmos. Ao todo são dez zonas para conquistar e 718 Pokémons para coleccionar, incluindo o Xerneas e o Yvetal dos mais recentes Pokemon X e Y.

Veredicto

Não é necessário saber todos os tipos de Pokémon para jogar correctamente mas, caso sejas fã e os conheças a todos, vais sentir uma grande satisfação a ligar todos do mesmo tipo de forma frenética para capturar o Pokémon Selvagem. Visualmente, o jogo é simplista e bastante colorido. Todos os Pokemons são facilmente reconhecidos através dos seus pequenos ícones e rapidamente entramos na mecânica. Como qualquer jogo Pokémon, acabamos por ficar num frenesim a tentar “Apanhá-los todos!”.

  • ProdutoraGenius Sonority
  • EditoraNintendo
  • Lançamento13 de Março 2014
  • Plataformas
  • GéneroPuzzle
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Requer conhecimento para melhor experiência
  • Preço

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários