Análise: Prepar3D V3 – Parte 1
A Lockheed Martin estará mais associada à construção de aeronaves militares e sistemas de combate que propriamente a um software de simulação. Este Prepar3D V3, no entanto, é uma das melhores opções de simuladores de voo actuais. É a terceira evolução da aposta de um simulador para o mercado profissional e académico. É certo que evoluiu tendo o FSX como base, mas está a anos-luz.
Nota: Este artigo da nossa análise é a primeira de duas partes. Nesta vamos abordar o simulador em si, o que oferece de novo e qual o seu desempenho, sobretudo comparado ao FSX. Teremos uma segunda parte em que vamos abordar todo o software adicional que podemos adquirir para o Prepar3D V3. Fiquem atentos.
Em 2009, três anos depois do lançamento do Microsoft Flight Simulator X, a Lockheed Martin decidiu adquirir os direitos sobre o Microsoft ESP, a versão profissional do FSX SP2 da Microsoft, inclusive os direitos para a sua exploração e desenvolvimento. Um ano depois, nascia o Prepar3D. Tudo o que de positivo o FSX trouxe foi aprimorado e melhorado nas consequentes versões do P3D. A derradeira versão V3 chegou até nós em Setembro do ano passado, depois de alguns meses de produção. Apenas na versão 3.1, lançada no mês passado, é que o simulador finalmente estabilizou em termos de performance e compatibilidades. Foi também nessa altura que decidimos fazer esta análise.
Então o P3D é mais do mesmo em relação ao FSX? Longe disso. Como já mencionei, a base deste P3D é mesmo o FSX SP2, pelo menos na sua versão profissional para empresas e instituições. No entanto, como sabemos, o FSX ficou parado no tempo. Mesmo com a compra dos direitos da versão de entretenimento do FSX pela Dovetail Games, o FSX que temos hoje em dia, nas diversas versões, Deluxe, Gold ou Steam Edition, é exactamente o mesmo simulador de 2006, com os diversos problemas de um programa com quase 10 anos. Até mesmo com o seu datado motor gráfico criado com recurso ao API DirectX 9, entretanto tornado quase obsoleto pelas evoluções do Windows 10.
O Lockheed Martin Prepar3D, por seu lado evoluiu com o mercado e com as capacidades gráficas dos equipamentos modernos. O seu motor gráfico está perfeitamente actualizado para o DirectX 11, a penúltima geração inteiramente compatível com placas gráficas e sistemas operativos modernos. Além disso, faz uma actualização geral nos cenários, texturas e efeitos, um novo modelo de terreno e topografia, meteorologia mais realista e outros aprimoramentos. Na versão V3.1 por nós analisada adiciona ainda novidades ao nível de optimizações de performance, novos menus, um novo modo avatar que insere uma pequena personagem que pode até fazer o “walk around” à aeronave (vejam a galeria no fim), árvores 3D e uma integração do software de design e programação, Autodesk Scaleform.
De facto, podemos dizer que o P3D é tudo o que o FSX poderia ter sido se fosse devidamente acompanhado e continuamente desenvolvido, ao invés de literalmente abandonado pela Microsoft como foi. O programa de actualizações entrou na terceira versão com imensas correcções no passado e muito poucos erros ou bugs na actual geração. Só lamentamos que a cada nova versão, os add-ons e extras de terceiros tenham de acompanhar essa evolução, o que os atrasa bastante. Todos sabemos que os add-on são quase essenciais na simulação. Mas, sobre isso falaremos na segunda parte desta análise. Para já, vamos falar dos pequenos e grandes pormenores que fazem do P3D fantástico.
Ao iniciar o simulador, o menu vai parecer muito mais polido e modernizado que o que tínhamos no FSX. Claro que tudo o que tínhamos ao nível de arranque, configuração e planeamento do voo está no mesmo sítio, perfeitamente familiar. De um modo geral todos os menus estão iguais em termos de lógica, até mesmo a famosa barra de menu tem a mesma operação e disposição, embora translúcida. No entanto, a organização e o próprio interface sofreram um melhoramento substancial. Não há tantos sub-menus como no FSX que nos obrigam a entrar e sair de secções. Agora, quase todas as opções estão num só sítio.
E dentro dessas opções, temos o muito importante menu de opções gráficas. Notem a quantidade de opções visuais disponíveis na galeria acima, todas orientadas para optimizar o vosso simulador ao vosso sistema informático. Muitas das opções que tínhamos de mexer de forma externa no FSX estão aqui presentes, como o Antialiasing, Filtros de texturas, sombras e outros efeitos. De facto, podemos comutar ou optimizar tantas opções que teremos de perder algum tempo para vermos quais os efeitos sobre o simulador e o nosso sistema. E vale bem a pena, uma vez que no FSX, por mais que tentássemos, nunca tirávamos tanto rendimento do PC.
E é mesmo a nível visual que este P3D deslumbra. Uma das coisas que mais me impressionou quando o comecei a usar foram as sombras de cenário, objectos e… nuvens. Não mais teremos sombras de um dia solarengo em dias nublados. As sombras são agora renderizadas por hardware, tornando-se muito menos pesadas. Mas se acham que apenas as sombras das árvores no chão são de assinalar, saibam que podemos ajustar tantos pormenores da luz que a dada altura algumas imagens parecem reais e não em ambiente simulado. A nível de pilotagem, a iluminação também se torna um auxiliar de orientação espacial (de acordo com as sombras do sol no cockpit) ou um empecilho quando tentamos aterrar com o sol “nas costas” e os instrumentos ficam encadeados.
Mas há mais pormenores interessantes ao nível visual. As nuvens, por exemplo, comportam-se… bom, como nuvens, desenhando-se no céu de forma bem mais realista. Além disso, possuem mais volume e movimentam-se no éter consoante a velocidade e orientação do vento, fazendo reflexos e sombras realistas no chão. Também as árvores dançam ao sabor do vento e a ondulação de rios e mares sofre as consequências com água volumétrica (uma outra característica do P3D, capaz simular o fundo dos mares e rios). E, como já disse, as texturas de modo geral foram melhoradas e optimizadas, podendo até correr com resoluções HD e acima, algo que o FSX tinha dificuldade em fazer com performance aceitável.
A característica na qual sou menos tolerante em qualquer simulador que use, é na sua estabilidade a médio/longo prazo. Fazer um longo voo de Lisboa para Nova Iorque e ter o simulador a “crashar” quando vou aterrar ou, depois de um longo planeamento, ter um típico erro “OOM” (“out of memory”) porque mexi demasiado nos menus, fazia-me muitas vezes desistir de voar. Sobretudo depois do meu upgrade para Windows 10, o FSX estava datado e frustrante.
O P3D, por seu lado, até hoje (mesmo com diversos cenários e aeronaves instalados), não teve um único erro grave que impedisse ou interrompesse a simulação. Confesso que tive alguns erros com cenários mais antigos, assim como um erro específico com um produto em particular e em que a produção do mesmo já está a trabalhar numa correcção. Mas nada de extraordinário e foi fácil identificar onde estava a questão. De resto, horas a fio em ensaios, testes e análises e o P3D V3.1 sempre robusto e estável e com muito poucos tweaks ou programação feira por mim.
Depois da estabilidade, é a própria simulação de físicas e aerodinâmicas que mais me importam. Aqui, posso dizer com alguma pena que o simulador não inova grande coisa, continuando a depender de algumas aeronaves de terceiros que tragam algum realismo ao seu comportamento aerodinâmico. De um modo geral, estamos a voar as mesmas dinâmicas e físicas que no FSX, tirando um ou outro pormenor mais aprimorado. Por exemplo, o indicador de velocidade vertical (VSI) comporta-se de uma forma um pouco mais realista, também graças à meteorologia melhorada. Por outro lado, fazer voltas coordenadas com pedais do leme vertical, continuam igualmente impossíveis de fazer.
Para muita gente, porém, este tipo de pormenores podem não ser relevantes, uma vez que possuem software de terceiros que mitigam estas questões com modelos de voo mais avançados. Ou então, simplesmente voam grandes máquinas automatizadas (Airbus, Boeing, etc) e nunca terão de fazer voltas coordenadas à mão. Seja como for, seria óptimo obter maior realismo da resposta da aeronave, acima de tudo nas reacções a erros do piloto.
Então se o Prepar3D é assim tão bom, porque não existem mais pessoas a usá-lo? Fiz exactamente essa pergunta antes de obter esta versão P3D V3.1. Primeiro que tudo está o preço. Enquanto que o FSX Steam Edition esteve a 4.99€ na última Steam Winter Sale, a licença indicada para o utilizador final ou para fiz académicos do P3D V3.1 custará $59.95 (Cerca de 55€). Se possuírem uma empresa que usa simuladores ou são produtores de software ou hardware para o P3D este valor poderá ultrapassar os milhares de Euros em prestações mensais ou anuais. O preço da Academic License pode nem ser demasiado elevado para um entusiasta, sendo mais ou menos o preço de um jogo recente para PC. No entanto, entre cada nova versão (V1, V2 e V3) não há upgrades nem descontos. Por cada novo P3D, se desejarem tê-lo, terão de o pagar por inteiro.
Outro factor que afasta muita gente, são os add-ons. Muita gente já tem o FSX há alguns anos e encheu-o de aviões e cenários. Com a arquitectura muito semelhante ao FSX, o P3D até aceita diversos cenários e aeronaves do FSX (mediante uma pequena ferramenta que vos falarei na próxima parte desta análise). No entanto, a cada nova actualização, os add-ons ou se perdem ou precisam também de ser actualizados. Ao menos o FSX foi sempre o mesmo ao longo dos anos. Por outro lado, as próprias produtoras não gostam de lançar inúmeras versões do mesmo cenário ou aeronave só porque a Lockheed Martin lançou um nova versão. Há sempre forma de dar a volta a isto. Temos é de perder algum tempo a arranjar soluções improvisadas e nem toda a gente está pronta para isso.
Uma última nota para os produtores e entusiastas da criação de missões e situações. Este simulador inclui um fantástico programa para criação de cenários e missões de treino ou de lazer chamado SimDirector. Desde criar uma lição com um instrutor virtual, com procedimentos e feedback para o piloto, gravação de manobras e eventos e muitas outras opções, tudo em tempo real e com demonstração imediata. Algo complexo ao início, torna-se depois numa ferramenta poderosa para expandir ainda mais a experiência do simulador.
Muito além de simplesmente escolhermos o aparelho, aeródromo, meteorologia ou hora do dia, podemos criar uma situação de emergência, meteorologia específica, missões cronometradas com direcções, procedimentos e objectos personalizados e muitas outras opções. A ferramenta vai até ao pormenor de programar situações que sejam despoletadas pela operação da aeronave, definindo, por exemplo, tolerâncias de velocidade, direcção, posição ou operação. Até este SimDirector, para fazermos tudo isto ou tínhamos de aprender programação ou usar programas de terceiros.
Na próxima parte, irei falar-vos dos addons actuais para o P3D. Alguns podem ver nas imagens das galerias acima que preparei. Contem com diversos cenários e aeronaves que já estão disponíveis para o Prepar3D V3 ou com algumas adaptações de add-ons vindos do FSX ou de versões anteriores do P3D.
Só para que saibam nas imagens deste artigo podem ver as aeronaves Carenado C90 GTX, Aerosoft Airbus A319/320 e PMDG Boeing 777-200LR/F. Os cenários pertencem a diversos aeroportos da Aerosoft e melhorados com OrbX FTX Global + Vector + OpenLC, além das fantásticas nuvens e texturas do REX 4 + Soft Clouds e outros pequenos programas e extras.
Veredicto
Como disse acima, o Lockheed Martin Prepar3D V3.1 é a última versão de tudo aquilo que o Microsoft Flight Simulator X poderia ser. A simulação competente, visualmente deslumbrante, mas acima de tudo estável e confiável. Embora não inove muito ao nível de físicas e aerodinâmicas, deixa que add-ons de terceiros resolvam essa questão. Pode não ser tão simpático ao nível do seu preço e a política de actualizações pode não ser muito justa para utilizadores e produtores de extras. É, no entanto, um produto maduro, constantemente melhorado e que premeia os seus utilizadores com uma excelente simulação geral. Se são utilizadores do FSX e querem um upgrade, está aqui. E na segunda parte até vos falamos de como podem instalar nele a maioria dos add-ons lá da prateleira para FSX.
Esta análise teve apoio à produção pela Lockheed Martin, Precision Manuals Development Group (PMDG), Carenado, Aerosoft e Orbx.
Acompanhem aqui a Segunda Parte desta análise ao Prepar3D V3
- ProdutoraLockheed Martin
- EditoraLockheed Martin
- Lançamento1 de Setembro 2015
- PlataformasPC
- GéneroSimulação
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Estabilidade do software em Windows 10
- Graficamente evoluido
- Integração do SimDirector
- Preço e política de actualizações de versão
- Lentidão dos produtores em acompanhar o V3
- Mesmas dinâmicas e físicas que no FSX
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.