ss_bacbd5fb3ff562e6ffac2ff79d6b16ee1d7241e8.1920×1080

Análise: Pure Pool

A produtora de Hustle Kings prometeu um jogo de snooker mais realista e Pure Pool foi o resultado. Aqui na redacção ainda não temos espaço para uma mesa de snooker, mas este jogo compensa. Com uma beleza que não passa despercebida, as mesas, os tacos e as bolas estão muito bem detalhados e o ambiente deixa-nos mesmo no centro de um clube de snooker com música ambiente a condizer. 


Como não somos ases do taco, foi bom ver que as diferentes opções de dificuldade permitem que iniciados e veteranos possam desfrutar de Pure Pool. O grau varia entre amador, intermédio e, por último, master. Cada dificuldade é pré-determinada com ajudas no jogo. Por exemplo, em amador existe uma linha para indicar a direcção da bola, até mesmo da bola seguinte que irá atingir. Já em master, é apenas indicado onde a bola branca vai atingir. Algo que já temos visto noutros jogos do género e que até serve de ajuda para perceber as dinâmicas das bolas, dadas as limitações do ambiente virtual.

Pure Pool tem vários modos de jogo: para começar tem o clássico 8-ball, jogado com 8 bolas na mesa e onde o primeiro jogador escolhe o tipo de bola (preenchida ou riscada) que irá acompanhar até ao final do jogo. Noutro clássico, o 9-ball, o jogo é baseado pela ordem numérica das bolas ao invés da atingir as bolas pelo seu tipo.

Para acentuar mais estes dois modos, existe ainda o modo carreira com alguns desafios extra. Em Speed Pot, por exemplo, é necessário colocar todas as bolas nos buracos dentro de um determinado período de tempo. O modo carreira tem de ser feito por ordem, ou seja, não podem saltar imediatamente para a dificuldade Master. Primeiro terão de passar pelo amador, intermédio a assim por diante. Se o quiserem terminar o jogo, terão muitas tacadas para dar.

Existe uma sensação de progresso muito boa, o jogo vai atribuindo experiência pelos jogos ganhos, empatados ou perdidos, como se de um RPG se tratasse, com notas visuais a indicar quanta experiência foi ganha no final de cada jogo, atribuindo também um nível correspondente à experiência.

Se quiserem, podem ainda desafiar um amigo para jogar online. Contudo, a forma para o fazer não é nem simples nem directa. Para convidar, é-nos apresentado uma lista enorme de todas as pessoas que já adquiriram o jogo e, a partir daí, é difícil encontrar os nossos amigos. O mesmo acontece nas notificações que surgem no topo do ecrã, com os nomes das pessoas que acabaram de ficar online. O que leva a estarmos constantemente a ser invadidos com informações de pessoas que não conhecemos.

Quando finalmente conseguirem entrar no jogo, irão reparar que existe um temporizador que estará constantemente a surgir no ecrã. Isto acontece quando o adversário fica sem responder, pode estar mesmo a pensar na jogada e surge o temporizador com 30 segundos para fazer a sua jogada, se não o fizer o adversário é considerado o vencedor. Torna-se algo intrusivo e dá um ritmo demasiado acelerado ao jogo. Mas que alternativa haveria? Não é perfeito mas, pelo menos, evita jogos demasiado longos. Basta vermos um jogo de algum campeonato para vermos que os jogadores não perdem muito tempo nas suas jogadas. Isto nem é xadrez ou algo semelhante.

Veredicto

Pure Pool é indicado a todos aqueles que gostam de snooker. Por apenas 9,99€ terão aqui muito que jogar, principalmente se quiserem passar o modo carreira. As falhas no modo online podem ser frustrantes mas acredito que sejam corrigidas brevemente. Retirando isso, este é provavelmente o melhor simulador de snooker do momento. Vamos dar umas tacadas, até logo.

  • ProdutoraVooFoo Studios
  • EditoraRipstone
  • Lançamento31 de Julho 2014
  • PlataformasPC, PS4, Xbox One
  • GéneroDesporto, Simulação
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Temporizador no modo online
  • Lista de amigos sem amigos à vista

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários