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Análise: Rocket League (Actualização Collector’s Edition)

[Actualização “Collector’s Edition”]

Quem diria que um ano depois, não só a produtora Psyonix estaria a festejar o sucesso esmagador do seu jogo, como ainda o iria (re)lançar numa edição física. Rocket League Collector’s Edition já chegou e actualizámos a nossa análise para vos falar desta nova versão.

Publicar um jogo em caixa, um ano depois do seu lançamento pode ser visto como uma manobra de marketing. E até é. Porém, se tivermos em conta que esta edição traz consigo três pacotes adicionais de conteúdos (DLCs), até se pode justificar a sua existência. Agora editado pela 505 Games, Rocket League beneficia também de um ano inteiro de melhorias, adições e correcções. Será esta a edição definitiva do pequeno/grande jogo Indie? Vamos iniciar motores descobrir o que há de novo.

Começando pelo conteúdo adicional, temos três pacotes de veículos incluídos neste pacote: Supersonic Fury, Revenge of the Battle-Cars e Chaos Run. São os três maiores DLCs disponíveis, contando com alguns exclusivos de cada plataforma. É uma excelente adição, embora fosse mais lógico estarem aqui todos os pacotes adicionais como o de Regresso ao Futuro ou Batman Vs Superman. Para compensar essas ausências, com esta edição surgem quatro novos veículos únicos (Esper, Masamune, Aftershock e Marauder) para coleccionar.

Quanto ao jogo em, um ano depois há milhares de objectos de personalização, inúmeros modos de jogo, incluindo um novo modo de basquetebol e uma comunidade gigante para apreciar. Rocket League continua viciante, tal como analisámos há um ano atrás. A diferença é que já não se pode dizer que seja um pequeno Indie, tornando-se um fenómeno de popularidade nas três plataformas, inclusive na Xbox One onde só este ano (em Fevereiro) se estreou e logo cedo se tornou um sucesso.

Veredicto da Collector’s Edition

Se já tinham o jogo na vossa PlayStation 4, Xbox One ou PC, este título não vai acrescentar rigorosamente nada à jogabilidade. Novidade, só mesmo os DLCs que estão disponíveis por um preço promocional e em caixa. Assim sendo, a aquisição desta edição pode ser complicada de justificar para vocês. Agora, se viveram numa caverna no último ano e não conhecem Rocket League, então esta é a edição definitiva que devem obter. No fundo, seja qual for a versão, fica claro que este jogo é inultrapassável e essencial na vossa biblioteca de jogos.

[Análise Original de 3 de Agosto de 2015]

Nunca, no meu perfeito juízo, pensei que dois mundos tão distintos como o dos automóveis e o do futebol pudessem colidir e viver harmoniosamente como em Rocket League. É o mash-up perfeito e não há nada melhor do que marcar golos cheios de estilo a favor da nossa equipa.

Rocket League apanhou muitos jogadores desprevenidos. E o facto de ter sido um dos jogos gratuitos no PlayStation Plus ajudou bastante para que tivesse um sucesso colossal. Até hoje, já foi o jogo mais visto nas transmissões do Twitch, chegou à pagina principal do Reddit e também já esteve no top de vendas do Steam, com a sua versão de PC. Nós já andamos no jogo desde a sua versão beta e, a cada actualização, tem vindo a melhorar consideravelmente a experiência de jogo.

Basicamente conduzem uma espécie de bólide telecomandado pelo campo, onde podem saltar, realizar os mais variados truques e, finalmente, marcar golos. Posto de outra forma, é futebol com carros. Um jogo simples, fácil de aprender, mas difícil de dominar. Para vos ajudar a conhecer as mecânicas do jogo, estão disponíveis tutoriais que vão ensinar-vos a dominar a bola gigante. Neles vão aprender a defender, a atacar e a executar manobras aéreas. Assim que conseguirem bons resultado nos tutoriais ficarão aptos para jogar tanto online como offline .

O domínio do carro e da bola é essencial para sair vencedor. Saber como movimentar o carro para a frente da bola, apontando para o sentido correcto e com o timing exacto para disparar a bola directamente para a baliza adversária ou mesmo para evitar o golo na nossa baliza. Em poucos minutos aprendemos a controlar o carro e ficamos a conhecer todas as suas capacidades, depois é uma questão de tempo até dominarmos o jogo em si. É um misto de caos e precisão que torna Rocket League tão divertido.

A condução dos carros faz lembrar os tempos do Micro Machines mas sem nunca perder a noção de controlo do carro. Em contraste, a bola parece insuflável, com a sua baixa gravidade. Flutua imenso e é difícil de acertar no momento certo, mas notem que isto não é um ponto negativo. Chega até a proporcionar momentos hilariantes com os jogadores a passar por cima ou por baixo da bola, enquanto tentam acertar nela. Para que possamos chegar mais depressa à bola, existem vários marcadores espalhados pelo campo que dão um boost ao carro. Esta componente é capaz de vos disparar até ao outro lado do campo num ápice e como o jogo é feito em espaços fechados é possível subir as paredes e andar pelo tecto. Contudo, uma vez mais recordo que o domínio dos saltos é essencial para qualquer ataque ou defesa.

Ao longo do jogo vamos acumulando pontos pelos mais variados feitos dentro do campo. Seja por defender no último momento, tirar a bola da área da nossa baliza, marcar golo, praticamente tudo o que fizermos dá pontos, até executar um “pontapé de bicicleta” e, sim, acreditem que é possível fazê-lo.

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O principal foco está nos jogos multi-jogador online. Cada jogo dura 5 minutos e é muito fácil perder a noção das horas, dando-nos sempre vontade de fazer só mais uma partida, mesmo que já passem das 2h00 da manhã. Tanto online como offline é possível participar em jogos de até um máximo de 4 jogadores por equipa. Enquanto escrevo esta análise, os eventos ranked só estão disponíveis para 2v2, mas já foi anunciada a possibilidade de mais jogadores no modo ranked, numa próxima actualização.

Quando desligado do mundo da web, é possível participar em temporadas e o tempo de cada uma delas, como também a sua dificuldade, é definido logo no início. Pode variar entre 9 a 12 semanas, sendo o número de “semanas” igual ao número de eliminatórias. Contudo, se jogarmos offline, a inteligência artificial deixa um pouco a desejar nos níveis mais baixos, levando por vezes os nossos colegas de equipa a empurrar a bola directamente para a nossa baliza. Na dificuldade mais elevada, são imperdoáveis e raramente falham o seu alvo.

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A experiência online foi sempre muito fluída. O facto do jogo ter atingido os 5 milhões de downloads, ajuda no tempo de espera no lobby e é raro aguardar mais do que um minuto. O matchmaking é quase instantâneo e caso algum jogador saia a meio do jogo, é imediatamente substituído pela IA do jogo. Com excepção nos jogos Ranked. Aí, se o jogador de uma equipa sai, os restantes membros da sua equipa ficam em inferioridade numérica até ao final da partida.

Jogando offline ou online, permite-nos ganhar os mais diversos acessórios para o nosso carro. Jantes, pinturas, chapéus, bandeiras, cores e até mesmo o tipo de fumo que sai da traseira ao usar o boost. Todas elas, são puramente cosméticas e não alteram a performance dos carros. Há também alguns veículos para desbloquear, incluindo a mítica carrinha do Sweet Tooth, de Twisted Metal, exclusiva para a versão de PlayStation 4.

Veredicto

A diversão que Rocket League proporciona não deixa ninguém indiferente. É considerado por muitos como o melhor jogo multijogador para a PlayStation 4. Jogabilidade viciante, momentos hilariantes e imenso conteúdo desbloqueável para aqueles que gostam de completar tudo nos seus jogos. Um conceito muito bem aplicado pela produtora Psyonix, que conseguiu criar um jogo acessível para iniciantes e também com uma forte vertente para os jogadores mais sérios, que procuram um bom desafio.

  • ProdutoraPsyonix
  • EditoraPsyonix
  • Lançamento7 de Julho 2015
  • PlataformasPC, PS4, Xbox One
  • GéneroCondução, Desporto
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Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Inteligência Artificial fraca ou demasiado boa

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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