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Análise – Senua’s Saga: Hellblade II

Mais de que uma nova história em sequela, Senua’s Saga: Hellblade II é uma forte aposta da Ninja Theory. Não só para continuar a história alucinante de Senua mas também para nos deslumbrar com o que a tecnologia consegue fazer.

Essa aposta é evidente com o aumento do orçamento para este segundo jogo da série, aumentando também a equipa e recursos necessários para criar esta nova história. A adopção de tecnologias avançadas de captura de movimento dos actores, assim como o uso de áudio 3D e outras tecnologias de ponta, recorrendo ao aclamando Unreal Engine 5, criaram um autêntico showcase visual do melhor que é visualmente possível fazer nesta indústria. Não é por mero acaso que a Ninja Theory foi convidada a fazer várias demonstrações deste motor gráfico e das suas tecnologias. A produtora está mesmo na vanguarda da concepção visual. Agora, será que está também na vanguarda da jogabilidade e escrita de argumentos? É que queremos jogar este título, não apenas apreciá-lo visualmente.

Olhando para trás, Hellblade: Senua’s Sacrifice foi no seu tempo um marco tecnológico assinalável, com um realismo visual impressionante, acentuado pela sua reedição para o hardware mais moderno (Xbox Series X). Contudo, como puderam constatar, não me impressionou muito enquanto jogo. Algo curto, com momentos francamente aborrecidos, o mote era andar muito, enfrentar inimigos em combates relativamente simples e resolver uns puzzles ambientais um tanto ou quanto óbvios. Levou-me a constatar que a produção estava mais preocupada nos detalhes visuais que a criar um bom jogo. Não o disse na análise mas digo agora com a distância devida do tempo, parecia mais uma demonstração de capacidades, que propriamente um jogo.

Para me preparar para esta análise, voltei ao primeiro Hellblade com o objectivo de recordar da jogabilidade e mecânicas gerais. É realmente impressionante como esse jogo ainda hoje se aguenta bem tecnologicamente. É ainda um regalo visual assinalável, um dos melhores jogos da anterior geração se quiserem ver o que era (e ainda é) possível atingir com as tecnologias disponíveis. Mas, também recordei como a passada do jogo é tão lenta, como nos obriga tanto a andar e como os combates eram, de facto, tão básicos e, mesmo assim, tão injustos por vezes. Todavia, há algo brilhante neste conceito e fiquei entusiasmado por voltar à companhia de Senua. Bastava que a Ninja Theory capitalizasse mais ainda no visual e melhorasse na história e jogabilidade.

Retomando a autêntica saga de Senua desde o final do primeiro jogo, a heroína está agora numa missão de vingança. Depois de derrotar uma deusa nórdica (Hela), agora a protagonista está convicta em vingar a sua família. O alvo são os próprios Vikings que invadiram a sua aldeia de Orkney e mataram, destruíram e pilharam tudo, tendo como promessa ao seu falecido marido fazer justiça à sua memória. Para isso, Senua infiltra-se como escrava a bordo de uma embarcação com destino às terras nórdicas da Islândia. Contudo, ao chegar a essa terra, a embarcação naufraga e a guerreira é obrigada a lutar pela sobrevivência. Até porque nesta região desconhecida, há um outro terror à solta. Não só os mortos-vivos draugr espalham o caos, como os míticos gigantes estão à solta.

Considero esta história suficiente, especialmente com os desenlaces que depois acontecem. Contudo, agora a trama é mais aberta, com personagens a guiar Senua, criando algo menos pessoal para a heroína. Muito do que acontece é contado pelos diálogos com personagens (muitas mais que no primeiro jogo) mas, sobretudo, pelos pensamentos e psicoses de Senua. Infelizmente, acho que, ao contrário do primeiro jogo em que há uma missão clara de salvar a “alma” do seu marido Dillion, aqui o objectivo parece um tanto vago. Eventualmente, há alguns desenlaces pelo caminho que criam algo mais substancial como rumo na história. Ainda assim, num todo, penso que o conto de Senua estava consolidado no final de Hellblade e não precisava realmente desta sequela. Mas, já que aqui está, aproveitemo-la.

Não me entendam mal, a história tem lógica e acaba por se consolidar em algo mais substancial que apenas uma mera sede de vingança. Não se preocupem, há aqui um começo, meio e fim, numa boa estrutura narrativa. O problema é que não é uma história linear, contendo momentos que são algo apressados, superficiais ou são, pelo menos, mal concebidos em termos de fluidez. Obviamente, não vou dar pormenores, a bem da vossa descoberta, mas vão encontrá-los de certeza. Decidi pensar que muita coisa fica para os jogadores interpretarem, até porque toda a viagem pode muito bem ser uma gigante alucinação de Senua. Convenhamos que a protagonista não está propriamente em si.

É que, se jogaram o primeiro título, já sabem que a heroína sofre de esquizofrenia, que a leva a ouvir vozes na sua cabeça, psicoses que Senua chama de Fúrias. Estas vozes são manifestações do seu ego, oscilando entre opiniões e raciocínios, agindo como uma espécie de balança moral para a personagem. Esta é mais uma viagem a uma mente perturbada, num trabalho que produção quis que fizesse justiça às reais doenças mentais que o jogo tenta retratar. Para mim, o resultado é misto. Sempre achei que a história de Senua só podia ser contada assim, mas não sei até hoje se este tipo de representação psicótica é algo que os jogadores realmente apreciam. Até há momentos em que as vozes chegam a sobrepor-se aos diálogos, tornando-se algo intrusivas demais.

Se perguntarem a alguém sobre o primeiro jogo, estou certo que o primeiro aspecto que recordarão é o visual. Depois, poderá vir a jogabilidade e até os puzzles ambientais. Dificilmente alguém mencionará as psicoses de Senua como um destaque, talvez pelo efeito criado pelo áudio 3D mas, de um modo geral, estou certo que alguns dirão mesmo que eram uma “chatice”. Entendo o intuito de nos transportar para a mente da protagonista, vendo o mundo com a sua perspectiva única e desviada, até justificando as “visões” perturbadoras que tem. Contudo, também acredito que estas vozes foram introduzidas como parte do tal “showcase” técnico que este jogo foi, levando ao limite as capacidades desse áudio 3D.

Não quero dizer com isto que as representações das psicoses sejam um acto desrespeitador das doenças ou de quem as sofre. Mas, continuo a achar algo desnecessário, tornando o jogo até algo enfadonho na forma como as vozes são, por vezes, excessivamente presentes. É Senua quem tem as psicoses, não o jogador, embora o jogo pareça “forçá-las” em nós. No passado, vimos como alguns jogos lidam com distúrbios mentais para criar medo, insegurança ou, por outro lado, gerar força e alguma inspiração nas personagens. Nestes Hellblade, reconheço esse propósito nas vozes mas o efeito perde-se rapidamente, não influenciando quase nada na história ou nas nossas decisões. Novamente, é um óptimo demonstrador do áudio 3D e pouco mais.

Quando, finalmente, somos levados à acção, temos novamente um formato que poderá não agradar a todos. Mais uma vez, este é um jogo para andar, andar mais e andar mais um pouco. Temos várias secções de combate próximo, com uma mecânica uma vez mais simplificada com ataques, bloqueios, desvios e contra-ataques, contra inimigos de vários níveis de dificuldade, incluindo vários bosses, alguns bem desafiantes. Este é um jogo em que ganham os combates quem entender os seus vários ritmos, não parecendo trazer nada de substancialmente mais complexo comparado com o primeiro jogo. Vejo animações mais elaboradas, maior variedade de movimentos e reacções mas, num todo, a fórmula é a mesma.

O que é óptimo, na verdade. Para mim, os combates do primeiro Hellblade eram algo aborrecidos, talvez porque não havia um grande desafio, parecendo que o jogo facilitava demais nos encontros. Aqui, a produção claramente ouviu essas reclamações, criando uma maior amplitude e aumentando a dificuldade geral, tendo, como já disse, um óptimo destaque nos embates contra bosses, mas também em secções com múltiplos inimigos que nos rodeiam. O golpe perfeito depois de um bloqueio, o uso do espelho que pausa o tempo para nos permitir ataques mais concentrados, os desvios no tempo certo, tudo contribui para uma coreografia que chega a ser bela quando corre bem.

Quando não estamos a combater ou a andar pelo mapa, teremos secções em que surgem os tais misteriosos puzzles ambientais, que nos obrigam a deambular pelo mapa em busca de símbolos ou padrões. Uma vez mais, parece que a produção se limitou a repetir e polir ligeiramente as mesmas lógicas do primeiro Hellblade, não oferecendo nenhum destes puzzles um desafio demasiado acrescido. Há alguns puzzles que jogam com perspectivas e percepções, tendo uns que usam a iluminação e sombras de uma forma que achei engenhosa. Contudo, no geral, penso que aqui a produção foi mais conservadora, com o objectivo de manter o jogo suficientemente familiar para quem apreciou o primeiro título mas diminuindo a frequência destes puzzles.

Onde a produção não foi mesmo nada conservadora, foi no já varias vezes enaltecido visual geral deste jogo. As tecnologias usadas para capturar as expressões faciais dos actores, com óbvio destaque em Melina Juergens no papel de Senua, são ainda mais surpreendentes, o que é um feito se considerarmos que o primeiro jogo já impressionava tanto. Neste título temos mais personagens devidamente capturadas em jogo, criando algumas cenas quase, quase a roçar um realismo que chega a ser assustador. Contribui bastante para isso as capturas de cenário real na Islândia, entre as praias de areia vulcânica, as fontes termais e as aldeias destruídas, criando o devido ambiente sombrio e misterioso em que o jogo tanto aposta.

É realmente um marco visual, tendo a oportunidade de o testar numa Xbox Series X e também num PC. Na verdade, a experiência não é muito diferente em termos de riqueza visual, permitindo na consola obter um óptimo grafismo, mesmo com notórias limitações a nível de taxa de fotogramas por segundo (fps). No PC, entre as várias opções, é possível optimizar o aspecto para uma experiência bem mais fluida, sim, mas nem por isso com um visual muito mais impactante. O trabalho de optimização é impressionante na consola, com efeitos visuais absolutamente impecáveis, aliados a uma sonoridade cuidadosamente criada, com a inclusão de uma banda-sonora muito rítmica e que encaixa muito bem.

Se mais nada fizer, portanto, Hellblade II é uma óptima experiência visual. E a produção abraçou claramente esta abordagem por forçar um formato “letterbox”, adicionado dois rectângulos negros no topo e na base da imagem, como se de um filme se tratasse. Sim, é o que podem ver nas imagens capturadas neste artigo, todo o jogo é jogado assim, dentro ou fora das cenas intermédias. Será uma decisão artística da produtora, sem dúvida que funciona bem como experiência visual. Para um videojogo, porém, dá mais um pouco de sensação que se trata de um enorme filme interactivo. Mas, enfim, não é algo grave, apenas “rouba” área de jogo.

Agora, talvez o aspecto que mais desapontará alguns jogadores. O primeiro jogo já não era muito grande em dimensão, Hellblade II também não o será. Embora não ache que a trama necessitasse realmente de muito mais tempo para desenvolver, oito horas para a sua conclusão pareceu-me, de facto, diminuto. Quando estamos finalmente a aceitar as suas longas caminhadas e os seus puzzles fastidiosos, quando a história começa a ganhar uns contornos mais fantásticos, parece acelerar e chegamos ao fim. Novamente, mais tempo de jogo poderia não fazer grande coisa pela oferta mas, realmente, é uma experiência algo curta, especialmente nos dias que correm.

Por fim, um aviso. Se bem se recordam, o primeiro Hellblade foi um exclusivo temporário da PlayStation 4 aquando do seu lançamento, chegando mais tarde às consolas Xbox. Contudo, desde então a Ninja Theory passou a pertencer aos Xbox Game Studios, o que significa que, pelo menos para já, Hellblade II será lançado apenas na Xbox Series X|S e PC (também via Xbox Game Pass). O que são péssimas notícias para quem começou a saga numa PS4 e agora queria dar continuidade. Este é o efeito menos positivo dos jogos exclusivos. Todavia, agora que a Xbox está com uma maior abertura para lançar os seus jogos também na PlayStation, pode ser que Hellblade II chegue lá um dia… Mas, esperem sentados, ok?

Veredicto

É um importantíssimo marco visual na história dos videojogos, demonstrando as enormes capacidades do Unreal Engine 5, aliado a um conceito com uma intensa atenção ao detalhe. Senua’s Saga: Hellblade II é um jogo recomendado se querem ver o que é possível criar neste momento com as melhores tecnologias disponíveis. Como jogo, porém, poderá não alegrar a todos, sendo algo aborrecido em várias secções e um tanto curto para terminar, tendo ainda uma representação de psicoses que nem todos terão “estofo” para aguentar. Contudo, entre os seus combates elaborados e puzzles engenhosos, poderão encontrar um jogo entusiasmante, com uma trama interessante, tendo personagens que a enriquecem e que está constantemente a tentar surpreender-nos.

  • ProdutoraNinja Theory
  • EditoraXbox Game Studios
  • Lançamento21 de Maio 2024
  • PlataformasPC, Xbox Series X|S
  • GéneroAcção, Aventura
b
Bom

Equilibrado e com boas ideias, os seus erros não o impedem de brilhar.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Algo curto como oferta geral
  • A história não é tão impactante como o primeiro jogo
  • Alguns momentos bastante aborrecidos

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários