Análise: Shin Megami Tensei IV
Shin Megami Tensei IV não é um jogo para todos, muito menos para os mais casuais, mas é o JRPG que os fãs mais hardcore do género precisam na sua 3DS. Espreita a nossa análise a um dos melhores do ano no género.
A história começa com a nossa personagem silenciosa a caminho de um castelo para fazer um teste. Ao colocarmos uma manopla, somos aceites enquanto samurais mas, curiosamente, este mecanismo tem uma capacidade anacrónica, completamente avançada tecnologicamente. Cruzando o mundo arcaico dos samurais com pormenores de ficção científica, rompendo a cronologia, Shin Megami Tensei IV estabelece assim uma premissa inicial interessante. A partir daí começa o nosso treino enquanto samurai para proteger o reino dos demónios que o assolam. Estes seres fazem parte da mecânica principal e podemos recrutá-los para a nossa própria equipa através de conversações nem sempre pacíficas.
A narrativa aborda alguns temas fortes como o suicídio ou a escravatura e desenvolve-se de uma forma pouco típica e até fora daquilo a que o género JRPG já nos habituou. Os clichés não existem e a narrativa por vezes perde pedalada ao ponto de nos esquecermos do que andamos a fazer no jogo. O nosso personagem é um protagonista silencioso e as outras personagens que nos acompanham durante o jogo pouco se desenvolvem. Podiam até ser todos silenciosos que não faria a diferença.
O desenho dos nossos inimigos é muito estranho mas os gráficos do jogo, muito ao género anime, são excelentes na 3DS, faltando no entanto algumas animações mais elaboradas. Não obstante, o ponto forte de Shin Megami Tensei IV está na jogabilidade que é excelente mas não perdoa. Podemos até baixar a dificuldade mas a experiência de jogo é muito melhor quando exploramos ao máximo os desafios que Shin Megami Tensei IV nos oferece. É muito fácil cometer um erro durante uma batalha, resultando normalmente num party wipe. Este é um jogo para aqueles que gostam de um jogo constantemente no fio da navalha, exigindo de si próprios toda a atenção do mundo para ultrapassar os obstáculos que o jogo lhes proporciona. Se és fã da saga, já sabes o que te espera num Shin Megami Tensei.
Durante as batalhas, para além da nossa personagem controlamos 3 demónios que, como já mencionei anteriormente, podemos recrutar através de negociações que envolvem perguntas e respostas. Se respondemos de forma errada, acabamos por irritar o demónio e ele ataca-nos, logo impossibilitando a sua integração na nossa equipa. E não pensem que nos é oferecido qualquer tipo de indicação daquilo que pode agradar ao demónio, tudo funciona na base da suposição e adiciona um factor de imprevisibilidade bem interessante. Por vezes, o demónio chega até a ser ganancioso e pede-nos uma recompensa monetária em troco da sua participação na nossa aventura. Será que estamos dispostos a dispender de tanto para o ter? A decisão é sempre do jogador.
As batalhas em si desenvolvem-se com base nas fraquezas e potencialidades dos nossos personagens e dos inimigos que encontramos. Se formos capazes de explorar as fraquezas dos inimigos, ganhamos um turno extra. Se acontecer o contrário, perdemos uma acção e normalmente a situação fica muito grave quando o inimigo descobre as nossas fraquezas. À medida que o jogo avança, o sentido estratégico do jogador é cada vez mais necessário e exige um conhecimento de todas as skills, buffs e debuffs existentes no jogo. Usar e abusar da nossa inteligência compensa em Shin Megami Tensei IV e beneficia aqueles que forem capazes de utilizar as fraquezas do inimigo múltiplas vezes, com o sistema smirk, oferecendo-lhes bónus para as suas capacidades. Como também é já habitual na série, existe ainda a possibilidade de fundir demónios para conseguirmos novas habilidades para a nossa party e que em muito nos facilitarão o nosso progresso.
Veredicto
Shin Megami Tensei IV é um JRPG para os fãs do género. Não transcende, nem inova de uma forma especial e peca na história e na falta de profundidade das personagens. No entanto, a mecânica de jogo é tão especial e interessante que nos cativa apesar de todas as dificuldades que nos coloca. Com toda a certeza, não convidará novos jogadores para o género mas encherá as medidas a todos aqueles que têm acompanhado a série ao longo destes anos. Shin Megami Tensei IV tem de fazer parte da tua biblioteca se és fã do género JRPG.
- ProdutoraAtlus
- EditoraAtlus
- Lançamento30 de Outubro 2014
- Plataformas
- GéneroRole Playing Game
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- A mecânica de batalha é do melhor que há.
- Sempre desafiante.
- Capturar demónios.
- Fórmula Shin Megami Tensei
- A história perde pedalada ao longo do tempo.
- As personagens que acompanham o protagonista silencioso não têm profundidade suficiente para o sustentar.
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.