Análise: Skyrim: Dawnguard
Skyrim é um jogo pequenito, mapa pequeno e muito pouco para fazer, não acham? Bem, todos nós conhecemos a dimensão de Skyrim, aliás eu conheço melhor Skyrim que as ruas de Lisboa. É um mundo com muito para fazer, muitos dragões para derrotar e masmorras para limpar, mas a Bethesda quer que fiquemos mais algumas horas neste mundo com o seu primeiro DLC intitulado de Dawnguard. Aqui temos duas hipóteses. Ser um membro de Dawnguard, um grupo de elites caçadores de vampiros ou um vampiro de forma bastante diferente e mais profunda da que já era possível antes desta expansão.
Para aceder a esta missão vão precisar de estar pelo menos em nível 10. No meu caso, como já estava em nível 40 não tive grande dificuldade em passar toda a estória que demorou mais ou menos 8 horas. O que me deixa a pensar que este DLC era mais desafiante se eu tivesse a metade do meu nível.
Para a iniciar basta que deambulem por uma das muitas cidades de Skyrim e um mensageiro da Dawnguard irá entregar uma mensagem ou simplesmente escutam uma conversa entre os guardas da cidade. Inevitavelmente acabam no Fort Dawnguard e aqui é que começa a verdadeira missão e as escolhas. Sobretudo quando conhecerem a vampira mais sexy de Tamriel, Serana. Nada bate a companhia de Serana. Nada! Mas ela não vos deixa se escolherem manter-se do lado da Dawnguard. Não vou aprofundar que escolhas devem fazer para não estragar o vosso jogo. Mas terão de fazer algumas e não são difíceis, embora cada uma tenha repercussões pelo enredo, no final as diferenças entre os dois lados da estória são poucas.
Como membro da Dawnguard, terão o objectivo de destruir todos os vampiros com a possibilidade de transformar em werewolf (que já era possível se fizeram a Quest dos Companions). Terão o apoio dos restantes membros da Dawnguard e podem armar-se das novas Bestas. O enredo ramifica-se um pouco porque acabamos por ter de nos transformar em vampiros também embora temporariamente e porque acabamos por ter de desancar os vampiros todos de Skyrim por dentro da organização e acabar com esta ameaça.
Se tiverem ainda mais avançados que eu e não têm mais nada para evoluir, sugiro que optem primeiro por jogar como vampiro Volkihar. Mas também terão a missão de desancar os vampiros todos… mas de forma mais… selectiva. Logo de início, irão ter novas skills, duas novas perk trees e magias que podem usar para erguer mortos, voar ou até mesmo para se transformarem numa névoa, não só dá a sensação de um verdadeiro vampiro feio e mau, como dar-vos-á a sensação de algo novo no jogo. Notem que estas skills estão disponíveis como Dawnguard mas a forma de as obter é ligeiramente diferente e no fim podem voltar a ser Werewolf, enquanto que se optarem por Volkihar pode ficar assim indefinidamente ou fazer um ritual para voltar “ao normal”.
Claro que o enredo é muito mais complexo que isto. Mas iria perder imenso tempo para explicar o que se passa nestas adicionais oito horas de jogo. Pelo meio há uma traição de valores de um tal Lord Harkon do clã Volkihar que quer destruir o sol, (um pouco ambicioso não?), um deus Daédrico cheio de tiques, uns clichés vampirescos e até umas bocas a recentes séries de vampiros que “desonram” o folklore. Vale a pena.
Caso tenham já chegado ao fim do enredo principal de Skyrim, vão sentir que é apenas mais um pouco deste jogo enorme, mas não desanimem podem ter a companhia da já mencionada Serana, que vos acompanhará pela Quest e mesmo depois de terminada. Como já referi, é como vampiro, seja de um lado ou outro, que o DLC se destaca. Ao longo das missões como Dawnguard ou Volkihar terão várias oportunidades de se transformar em vampiro, dando a ideia que a Bethesda aconselha mesmo a jogar como uma criatura da noite.
Veredicto
Caso estejam a desejar acrescentar mais horas e sentem que ainda haveria muito por fazer em Skyrim, não se vão desiludir com este DLC! Dawnguard é um excelente complemento que adiciona uma história bastante envolvente e sensivelmente mais 10 horas de jogo para cada parte, seja ela como Volkihar ou membro da Dawnguard. Adiciona ainda imensos locais novos, possibilidade de fazer armas com os ossos de dragão, ter um troll com armadura como companheiro (custa 5000 moedas) e o mais espectacular… um cavalo espectral. Infelizmente deparei com alguma falhas técnicas que ainda não foram resolvidas, crashes e situações onde o o vampiro gigante que nos podemos transformar ficava preso por ser demasiado grande ou quando optamos pelo cavalo espectral, ficamos sem outro que já tivéssemos tido. Enfim.
- ProdutoraBethesda Sofworks
- EditoraBethesda Softworks
- Lançamento20 de Março 2013
- PlataformasPC, PS3, Xbox 360
- GéneroAventura
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Mais horas de jogo de uma estória interessante
- Serana
- Poderes vampíricos são excelentes
- Alguns problemas técnicos na PS3
- Enredo difere pouco dependendo do lado que se escolhe
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.