Análise: Skyrim: Hearthfire
Em Hearthfire não foram adicionadas mais missões, mas há a possibilidade de se tornarem donos de uma grande propriedade criada por vocês mesmos, eu até arriscaria dizer que ocupará muito mais horas que o anterior DLC Dawnguard enquanto constroem a vossa casa.
Aviso: Esta análise irá transportar-vos numa utopia até Skyrim, com o meu testemunho em como me tornei um empreiteiro de armadura e espada.
Tudo começou assim que visitei uma cidade de Skyrim, um mensageiro correu na minha direcção alegando que tinha uma carta importante que só podia ser entregue a mim. Como sou curioso, despachei o mensageiro para poder ler a minha carta em privado e tive conhecimento que era a oportunidade de ser o dono de um propriedade de Skyrim e caso estivesse interessado – claro que estou! – teria de contactar a pessoa responsável. Está claro, corri até à cidade de Falkreath para mostrar o meu interesse e para saber o que era necessário, mas assim que lá cheguei descobri que era necessário 5000 moedas de ouro. Ninguém dá nada a ninguém e em Skyrim é igual, impressionante!
Apressei-me a arranjar as moedas necessárias e não vos vou contar o que fiz porque é melhor nem saberem!
Depois de comprar a propriedade, desloquei-me até ao local e qual o meu espanto quando chego e vejo nada mais nada menos que árvores. Exacto, só árvores!
Isto custou-me 5000 moedas?! Perguntei eu…
Mas é aqui que está a essência deste DLC, nós temos de construir a nossa própria casa, escolher as divisões que desejamos e no fim de a termos pronta até podemos adoptar uma ou mais crianças.
Perto de todas aquelas árvores existia um baú, uma bigornia e uma bancada. Adivinhem lá para quê… exacto! construir a nossa casa! No entanto descobri que é preciso muitos, mas mesmo muitos materiais para a construir. Argila, cordas e rochas são alguns dos exemplos e chegou mesmo ao ponto de ter de forjar os meus próprios pregos, genial!
É possível construir várias divisões em Hearthfire, cada uma delas com um tipo de utilização específica. Tendo em conta que não é possível decorar o interior da nossa casa livremente, no fim dará uma sensação que é apenas um jogo de puzzles onde decidem que divisão se encaixa melhor em determinado sítio. Construir um jardim ou uma torre de alquimia é uma boa estratégia para quem tenciona evoluir a criação de poções. Construir uma sala de troféus é o ideal para nos gabarmos de quem já derrotámos e para mostrar aos amigos que tipo de criaturas sujaram a vossa espada.
Assim que a casa tiver concluída, ficamos imediatamente qualificados para adoptar uma criança (ou mais dependendo do número de quartos e camas que montarmos em casa), o que não deixou de ser estranho visto que sou um assassino profissional (em Skyrim!) e um vampiro. Adoptar uma criança tem tantas opções como criar uma casa, podem adoptar uma à vossa escolha e quando já tiver debaixo do vosso tecto, podem jogar a vários jogos como à apanhada ou escondidas, mas eles não crescem nem evoluem dando a sensação de perda de tempo.
Considero que a única real vantagem da nossa mansão é mesmo a quantidade enorme de espaços de arrumação e armazenamento que podemos ter. Usamos um armário para espadas, outro para machados, outro para escudos, o limite é a nossa capacidade de organização. Há até estátuas para expor as armaduras que vamos coleccionando para melhor apreciarmos. Mas tudo isto é mais decorativo que funcional. Também é positivo termos a possibilidade de fabricar armas e upgrades mas facilmente porque tudo está centrado em volta da casa. Mas para o jogo em si, não acrescenta muito. É só mais uma das casas que podemos comprar em Skyrim, só que esta construímos nós, se bem que não a podemos personalizar e torna-se cara.
Veredicto
Hearthfire não é para qualquer Dragonborn, adiciona uma vertente diferente do que estávamos habituados, mais calma e ideal para os mais fieis de Skyrim que procuram algo para entreter até chegar um novo DLC, mas o custo de construção é tão alto com tão pouco para oferecer que se torna um DLC facultativo. Mas pronto, terão sempre uma casa em Skyrim que podem alegar que construiram com sangue, suor é lágrimas… dependendo do grau de empenho…
- ProdutoraBethesda Sofworks
- EditoraBethesda Softworks
- Lançamento20 de Fevereiro 2013
- PlataformasPC, PS3, Xbox 360
- GéneroRole Playing Game
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Possibilidade de armazenamento maior que as casas normais
- Opções de decoração com troféus de batalha
- Mais horas de jogo para construir
- Custos de produção da casa são caros
- Pouca personalização
- Adopção de crianças é dispensável por não oferecer nada de especial
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.