SlinkiWASD

Análise: Slinki

Slinki é o sonho tornado realidade do estúdio português sediado em Coimbra, Titan Forged Games, cuja equipa é composta por quatro membros extremamente dedicados. Várias foram as peripécias que esta equipa teve de superar mas eis que finalmente e ,em parceria com a distribuidora TheGameWall Studios, o seu primeiro projecto foi oficialmente lançado. Assim sendo chegou a hora de Slinki receber a nossa análise e, sem mais demoras, vamos então começar.

Depois de o temos experimentado na Lisboa Games Week, confesso que fiquei bastante curioso com o produto final de Slinki. Por isso mesmo, quando me foi dada a oportunidade de explorar ainda mais e consequentemente analisar Slinki na sua totalidade, é claro que não podia recusar.

Neste título vamos acompanhar a aventura de um valente coelho chamado Slinki. Este assistiu à calamidade que assolou a floresta à qual chamava de lar. Ao perder a casa e um braço, o objectivo de Slinki é muito simples: chegar ao centro da (antes tão pacífica) floresta onde vivia e pôr termo a toda a escuridão e sofrimento que sobre ela se abateu.

Fortemente inspirado em Sonic, vários serão os cenários que teremos de atravessar ao bom estilo side-scrolling. Basicamente, começamos numa ponta do cenário e temos de sobreviver até alcançar a outra. Só que, como já seria de esperar, nem tudo é fácil e vários são os obstáculos que se vão colocar à nossa frente. Estes chegam nas mais variadas formas: temos ouriços que rebolam contra nós e outros que simplesmente ficam quietos, de espinhos em riste, à espera de um salto mal calculado. Até águias (pelo menos acho que são águias) humanóides “dançarinas” podemos encontrar e outras ainda mais simpáticas que nos atiram barris. Ainda levei com alguns em cima até tentar uma coisa que se mostrou como a táctica correcta para as derrotar. Querem saber o que é? Não queriam mais nada… Sofram como eu sofri! Aves suicidas, o que uma me fez gritar depois de uma sequência de plataformas exemplarmente executada. Parecia um profissional, chego quase ao topo, bastava apenas mais um salto… Puff! Levo com o maluco de um pássaro em cima, caio da plataforma abaixo e, claro, não podiam faltar o… Mar de espinhos! As próprias plataformas… Enfim… A floresta quer matar-vos e não se poupa a esforços.

Dizem que há males que vêm por bem e Slinki é exemplo disso. Para enfrentar todos os perigos descritos em cima, Slinki conta com uma espécie de boomerang que se encontra no lugar do braço que anteriormente perdera. Vamos ter de apontar a mira e, quanto mais alto for o tiro, mais alto somos projectados ao carregar no botão de salto. Com a mesma arma podemos também activar alavancas que nos permitem continuar a nossa aventura e, sobretudo, ripostar contra as criaturas que insistem em cruzar-se no nosso caminho.

Slinki não é um jogo de plataformas que se possa considerar como fácil. Pode sê-lo a início mas depressa se revela um título de plataformas bastante sólido. Vamos enfrentar as inevitáveis frustrações oferecidas pelo género, claro, mas vamos também encontrar uma experiência bem sólida capaz de agradar aos maiores veteranos deste tipo de jogos.

O visualismo deste título não é mau mas também não é deslumbrante e secções houve em que não pude deixar de notar alguma quebra de Frames. Mas uma vez que a jogabilidade é quem fala mais alto neste e nos vários jogos do género, é normal que o visualismo acabe por ficar em segundo plano. Aliás a malta da Titan Forged Games só tem de se orgulhar deste seu primeiro projecto que conta, certamente, com imensas horas de desgaste, dúvidas e incertezas mas que no final culminaram numa experiência com óptimas horas de jogo e uma experiência de plataformas bem sólida.

Com tudo isto, só tenho pena que a história não tenha sido mais desenvolvida. Uma vez que tudo o que sabia dela já tinha sido indicado pelos criadores do jogo, talvez uma maior contextualização dentro do próprio jogo me fizesse torcer ainda mais por Slinki.

Veredicto

É português com certeza e com Slinki a malta da Titan Forged Games deu um enorme primeiro passo. Uma sólida experiência em termos de acção em plataformas rica em desafios (e em invitáveis frustrações) que vão puxar ao máximo pelos nossos reflexos. Os inimigos são também variados e alguns têm até formas bastantes específicas de serem derrotados. Apesar de ter reparado em algumas quebras de frames, a minha experiência de jogo não foi de todo prejudicada por isso. Se gostam de um bom título de plataformas, podem certamente encontrar em Slinki umas boas horas de jogo. No entanto, se gostam que a vossa experiência seja sempre acompanhada por uma boa história, talvez queiram jogar primeiro a versão experimental antes de o adquirir. Este título pode ser comprado na plataforma Desura, assim como no site oficial da Titan Forged Games, por 4.99€.” Além disso, se quiserem ver este título disponível no Steam é só aceder ao Greenlight e, claro, votar.

  • ProdutoraTitan Forged Games
  • EditoraTheGameWall Studios
  • Lançamento7 de Dezembro 2014
  • PlataformasLinux, Mac, PC
  • GéneroAcção, Plataformas
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Inevitáveis frustrações oferecidas pelo género
  • História pouco desenvolvida

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários