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Análise – Sonic Mania Plus

Depois do grande sucesso de 2017, em jeito de comemoração dos 25 anos de Sonic, o famoso ouriço regressa agora com dois novos amigos e a mesma jogabilidade da era de 16 Bits. Na nossa análise vão perceber porque estamos tão viciados em Sonic Mania Plus.

Depois de muitos títulos para tentar modernizar a sua famosa mascote, a SEGA percebeu que teria de dar ouvidos aos fãs e lançar algo semelhante aos títulos originais. Afinal de contas, a sua excelente recepção na década de 90 ditou a sua fama. A única forma de trazer essa jogabilidade novamente à ribalta seria com um verdadeiro regresso ao passado. O resultado foi Sonic Mania. Lançado em 2017, esta nova aventura foi de tal maneira bem recebida que reacendeu a chama. A SEGA acabou por criar um novo modo e duas novas personagens lançado através de conteúdo adicional, além de apostar numa nova edição física que temos hoje em mãos. Vamos então conhecer as novidades.

Apesar de partilhar o mesmo género de plataformas com tantos outros jogos, os títulos de Sonic nunca foram propriamente típicos jogos desse género. Quem jogou o primeiro Sonic na década de 90, esperava uma experiência semelhante a Super Mario da Nintendo, por exemplo. Contudo, não era isso que encontravam. Isto, porque o jogo da SEGA possuía uma velocidade estonteante que obrigava bons reflexos dos jogadores, um pouco de exploração e paciência quanto-baste. Em resumo, Sonic era um jogo em que a perícia era essencial. Talvez por isso, saltasse à vista de muitos, vendendo muitas consolas Mega Drive.

Sonic Mania reproduz de forma impecável o que acabei de descrever. É um autêntico regresso ao passado, que quase nos coloca no chão da sala, colado à televisão e agarrado a um daqueles estranhos comandos… Para mim, só faltava mesmo soprar no cartucho (não façam isso!), meter na consola e ligá-la, tal como fazia na minha infância. É impressionante como esta equipa conseguiu capturar a alma e essência do Sonic original. Todo o jogo transborda um je ne sais quoi. Seja lá o que for, o vício está de volta, no que talvez possa descrever como um “charme retro”.

Grande parte desse charme deve-se à equipa que desenvolveu este Sonic Mania. A SEGA continua a deter os direitos sobre o ouriço mais rápido do mundo, mas a equipa que desenvolveu este título é, acima de tudo, composta por grandes fãs de Sonic. Entre eles está o líder de programação Christian Whitehead, que trabalhou no Sonic the Hedgehod para iOS e Android e ainda o famoso Tee Lopes, um músico que adora fazer misturas com bandas sonoras de jogos. Nada como os fãs para mostrar carinho pelos seus jogos preferidos.

Toda a paixão da equipa de desenvolvimento transparece para a jogabilidade do jogo. E, melhor, mantém-se o mais fiel possível à versão original. O grande foco do jogo vai para o modo Mania, a campanha do jogo, que consiste em mundos individuais, conhecidos por zonas, e divididos em várias partes, conhecidas como actos. O verdadeiro objectivo é óbvio:  chegar ao fim do nível de cada acto, onde irão enfrentar um boss através de uma batalha sempre criativa e original.

Muitas das zonas que irão encontrar aqui são autênticas homenagens aos jogos originais da Mega Drive. Contudo, houve espaço para melhorias, tendo sido adicionados pequenos pormenores e diversos novos caminhos alternativos para chegar até ao final de cada acto. O desafio está no próprio mundo em si e na velocidade que passamos por todos os obstáculos. Desde as pontes quebradiças e aquelas rampas com loopings de torcer o pescoço, tudo é familiar. Diria que são autênticos mundos de parkour a 16-bits.

Para ultrapassar cada uma destas zonas, podem escolher entre várias personagens. Obviamente, temos ou ouriço azul Sonic, mas também podem optar por Tails ou Knuckles. Cada uma destas personagens possui habilidades únicas. Sonic, por exemplo, tem a sual habitual velocidade. Tails consegue voar por curtos períodos de tempo. E Knuckles consegue saltar de parede em parede e ainda planar suavemente. A forma como querem passar cada acto só dependerá da vossa escolha de personagem, que obviamente mudam também a jogabilidade e a passada de cada nível.

Sonic Mania torna-se ainda mais divertido com os diversos modos adicionais que possui. Existe o Time Competitions, Race Mode e a grande novidade desta versão o Encore Mode. Este último é praticamente idêntico a Mania Mode mas com a grande diferença de podermos mudar de personagem quando e onde quisermos. Para isso, basta carregarmos num botão definido para esse efeito. O paralelo entre os dois modos é mais evidente porque a pontuação extra permanece entre ambos.

Este modo reinventa toda uma nova dinâmica na série porque, basicamente, não nos permite acumular vidas, como acontece no jogo normal. Aqui, tudo o que conseguimos juntar são os “continues”. Se Sonic perder os anéis todos e sofra algum tipo de dano, morre de vez. Em compensação, são-nos dadas cinco tentativas ao longo da aventura, uma por cada personagem, incluindo com os recém-chegados Ray e Mighty. Contudo, se eles forem perdidos terão de usar um “continue”. Estas diferenças trazem uma sensação de realmente estarmos a experimentar algo novo, mesmo parecendo tudo familiar.

Visualmente, apesar da reinvenção desta série, o grafismo e as animações mantêm-se fieis aos títulos originais de 16 Bits. Isto também significa que se mantém sempre muito coloridos. Há elementos 3D e outros em alta definição mas estão em locais específicos como os níveis de bónus. Dentro da aventura, os bons e velhos pixeis fazem a sua aparição, apenas com novos efeitos para surpreender e a colocar-nos um sorriso na cara. A banda sonora, foi gravada novamente e conta também com novas músicas que casam muito bem com a jogabilidade. Estamos mesmo em casa, portanto.

Com tanta apreciação, há algo negativo neste título? Talvez não seja propriamente negativo, mas os veteranos recordarão o nível de dificuldade que alguns jogos originais de Sonic tinham. Este jogo, não é indiferente a essa fórmula e recordam-nos de um tempo sem grandes facilitismo. Por causa disso, não prepara os novos jogadores para o que irão enfrentar. Quem não tem experiência com a série Sonic, poderá ter alguns momentos frustrantes, principalmente se esperarem um típico jogo de plataformas que, como já disse, este não é. Dedicação, persistência e muita paciência farão a diferença, como em quase todos os clássicos, afinal.

Veredicto

Sonic Mania Plus é uma declaração de amor para todos os fãs que apreciam as versões originais do ouriço da SEGA. Funciona tal e qual como o original e é incrível como a equipa conseguiu captar a alma desta série da década de 90. Não obstante, Sonic Mania sabe qual é a sua audiência e não só consegue responder aos seus fãs, como também consegue fazer com os restantes tentem entrar neste círculo. Mesmo que necessitem de muita paciência de um “kit de unhas” para alguns níveis.

  • ProdutoraPagodaWest Games
  • EditoraSEGA
  • Lançamento17 de Julho 2018
  • PlataformasPC, PS4, Switch, Xbox One
  • GéneroPlataformas
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Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Os novatos em Sonic terão dificuldades
  • Pode também frustrar mesmo os veteranos

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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