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Análise: Super Smash Bros. (Wii U)

A série que reúne, para nosso deleite, um enorme leque de personagens das mais variadas séries da Nintendo, Super Smash Bros. está de volta! Junta para quê, perguntam vocês? Ora, para andarem à pancada uns com os outros! Já o analisámos para a 3DS e já vos demos mais de 50 razões para experimentarem este título, mas eis que chega agora a vez de analisar aquela que é para nós a sua versão definitiva: A da Wii U! Por isso, sem mais demoras, vamos então analisar Super Smash Bros. for Wii U!

CaóticoFrenético e Intenso! Estas são algumas das palavras que descrevem a experiência que podemos encontrar na série Super Smash da Nintendo. De facto não estão longe da verdade e são até bastante precisas, mas um facto é que Super Smash continua a ser um dos poucos (se não o único dos) jogos de luta que consegue agradar a gregos e troianos em termos de jogabilidade. A Nintendo sempre se esforçou em fazer títulos para todos e este não é excepção, oferecendo profundidade suficiente para agradar aos jogadores mais técnicos, ao mesmo tempo que proporciona momentos cheios de diversão aos jogadores mais casuais (leia-se, ocasionais pressionadores compulsivos de botões). O objectivo, esse continua o mesmo de sempre, remover os nossos adversários do cenário, dê por onde der. Ao nosso dispor, vamos ter um arsenal de movimentos e habilidades que quando (reforço o quando) dominadas vão fazer frente ao mais tenaz dos adversários.

Com um leque a ultrapassar as 49 personagens é gratificante jogar com cada uma delas, na medida em que cada uma oferece uma jogabilidade diferente, ou melhor dizendo muito própria. Cada personagem tem um longo historial como plano de fundo. Inúmeras aventuras e situações que obrigaram, a quem os criou, a desenvolver constantes adaptações à forma como o jogador interage com elas. Se há coisa que a Nintendo conhece como a palma da sua mão, é o seu próprio universo e é por isso que ao oferecer-nos um certo grau de familiaridade com as suas personagens, jogar com cada uma destas personagens pode ser considerado com uma extensão do mundo, ou universo, onde por hábito as encontramos. É por isso que o pontapé que executamos com Mario, não é um pontapé qualquer, é o que passamos a executar deste o grande Mario 64. É por isso que a jogabilidade com Mega Man se assemelha, e muito, aos Side-Scrollers dos quais faz parte. É por isso que Pit (de Kid Icarus) é um especialista no combate aéreo. É por isso que Little Mac (de Punch-Out) é um colosso em terra e uma âncora no ar…

Desta forma, se existe outra palavra que pode descrever a experiência que podemos encontrar em Super Smash é: Variedade. E esta não chega apenas com o vasto leque de personagens. Super Smash for Wii U, oferece também um enorme conjunto de modos. Alguns são regressos e outros já podiam ser encontrados na 3DS. Só que para a Wii U chegam umas adições bem interessantes e algumas delas farão até as delícias àqueles que têm a oportunidade de juntar vários amigos para uma boa jogatana!

A primeira surge com a oportunidade de juntar até 8 jogadores em combate. Impossível de concretizar na 3DS, se achavam que 4 pessoas num cenário já era caótico e frenético, imaginem o que será entrar num combate que reúne 8 jogadores em simultâneo. Apesar de ser extremamente divertido, aqui não há espaço para a técnica e reina o “Salve-se quem puder!” Por muito bons jogadores que sejamos, é impossível prestar a devida atenção a tudo o que se passa no ecrã. Como tal é também inevitável que sejamos projectados para fora do cenário, sem saber muito bem porquê. Só pode ser jogado nos cenários mais amplos do jogo e alguns trarão também consigo as chamadas Danger Zones (Zonas de Perigo). Podem assumir várias formas, desde picos a poças de lava, e se tocarmos nelas com a nossa percentagem acima dos 100%, pode equivaler a um KO instantâneo. Por isso cuidado, pessoal.

Para a Wii U chegam também mais três modos exclusivos: Smash Tour, Special Orders, e o Event Mode! O Smash Tour (ou Mundo Smash) equivale a um jogo de tabuleiro no qual podem participar até 4 jogadores. Durante uma série de turnos, 20 por defeito, teremos de reunir o máximo de powerups (itens que aumentam os nossos atributos) e personagens que conseguirmos. No final, tudo irá culminar num combate final onde iremos dar uso a tudo o que conseguimos juntar. Uma vez que os objectivos não são tão bem explicados, este modo talvez se mostre algo aborrecido quando explorado sozinho. No entanto, em grupo e com a mecânica mais entranhada, a experiência promete ser bem mais divertida.

Em seguida temos o modo Special Orders (Ordens Especiais). Aqui temos uma série de desafios lançados pela Crazy Hand e Master Hand. Ao cumprir estes desafios temos a hipótese de ganhar uma série de recompensas, como os já tradicionais troféus. Ao passo que os desafios lançados pela Master Hand constituem uma aposta mais segura, o grande desafio surge com os desafios da Crazy Hand. Aqui teremos de pagar uma entrada com “Golpázios” (a moeda do jogo) ou podemos entregar um bilhete (se tivermos algum). Depois é escolher os desafios que queremos completar. Quantos mais, melhor e mais recompensas podemos amealhar. Só que nesta espécie de survival, perder significa perder mesmo tudo, incluindo as recompensas que já tínhamos aglomerado.

Finalmente chega o Event Mode (ou Eventos) e que não pode também ser encontrado na 3DS. Os mais saudosistas já devem saber do que se trata. Uma série de eventos onde teremos de jogar com uma personagem específica e onde precisamos de cumprir certas e determinadas condições para alcançar a vitória. Aproveito para dizer que este é um modo que pode ser jogado cooperativamente com outro jogador. Ao fazê-lo ganham acesso a uma série de eventos completamente diferentes da que podem encontrar no modo para apenas um jogador.

De regresso e em exclusivo para a Wii U temos o Special Smash onde podemos combater de acordo com as nossas próprias regras e o modo que nos permite aceder ao menu de pausa e tirar uma bela fotografia.

Regressam também, claro, uma série de modos já tradicionais como o Stadium (Estádio) ou o Classic (Clássico) e outros que podemos igualmente encontrar na versão para a 3DS, como por exemplo o All-Star (Lendas Smash). São mais do que muitos os modos que podemos encontrar e muitos deles passíveis de ser jogados cooperativamente, com mais um jogador. Diversão é coisa que não falta.

Mas existe agora mais uma forma de jogar e esta chega com os Amiibos. Estes serão lançados juntamente com este título, no dia 28 deste mês, para o mercado. Se ainda não estão a par do potencial destas simpáticas figuras, o vídeo em cima pode dar-vos uma boa ideia. Além disso podem consultar aqui as nossas primeiras impressões. Não se preocupem que os Amiibos vão receber o devido destaque por nós, muito em breve. Há muito para falar, tanto que poderia ofuscar o resto da análise. Mas isso não nos impede de dar uma impressão geral.

Mais do que um simples artigo coleccionável, no que diz respeito ao Super Smash podemos considerar cada uma destas figuras como um aprendiz digital. Desta forma cabe-nos a nós utilizar e consequentemente treinar cada um dos vossos Amiibos. Pode evoluir até ao nível 50 e este processo é mais rápido quando jogamos com o nosso Amiibo na consola de um amigo. Nos primeiros combates, é impossível não reparar que o nosso aprendiz não sabe bem o que fazer (isto quando não é controlado por nós, claro). Só que à medida que vai progredindo e lhe vamos dando novas peças de equipamento, a situação vai mudar radicalmente e depressa corremos de cair na situação em que o aprendiz ultrapassa o mestre.

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Em termos gráficos Super Smash Bros. for Wii U, mostra-se vibrante e repleto de cor. Toda a animação das personagens está incrivelmente concebida e o mesmo se pode dizer dos cenários onde toda a acção deste título se vai desenrolar, mantendo sempre os tão exigidos 60 frames por segundo a 1080p, mesmo nas batalhas com 8 jogadores. Isto sempre acompanhados por uma banda sonora de luxo e que já nos acompanha há muitos e bons anos.

Não vos vou estragar mais a surpresa mas, como já é habitual, é nos cenários que vamos continuar a encontrar uma série de itens antigos e novos. Estes podem mudar radicalmente o decorrer do combate e entre eles, chega uma esfera brilhante a flutuar pelo cenário. Não se admirem ao ver os vossos adversários a correr freneticamente na sua direcção. Vão precisar de lhe acertar e se tiverem a sorte de a capturar, podem desencadear um poderoso Final Smash. Cada personagem tem um e é algo digno de se ver.

A malta mais criativa ficará contente de ver regressar o modo de criação de cenários. Aqui a vossa imaginação não tem limites e o mesmo se pode dizer da vossa crueldade. Através do vosso Gamepad são vocês que ditam as regras e os perigos que os vossos amigos (e inimigos) terão de enfrentar! O elemento surpresa está sempre presente e como tal a diversão está mais do que assegurada!

Já para os mais competitivos, está também presente o modo online. Se quiserem provar que são os melhores e que não precisam de itens aleatórios para vos garantir a vitória, porque não experimentar o modo For Glory. Aqui não existem itens e tudo depende da vossa capacidade. A oportunidade perfeita para os jogadores mais tácticos mostrarem que a jogabilidade de Super Smash tem realmente muito que se lhe diga. Se não acreditam porque não acedem ao Spectator Mode (Modo de Observador) para ver como jogam os melhores dos melhores e, quem sabe, aprender algumas manhas!

Veredicto

Super Smash Bros. chega à Wii U da melhor forma. Se gostam de diversão este é sem dúvida um título que não podem deixar escapar e no qual terão imensas horas de jogo se quiserem descobrir todos os seus segredos. Se a isto juntarmos o conjunto enorme de modos disponíveis, os quais podem ser jogados a solo ou com mais um amigo, a diversão quase não tem fim.  Mais um grande título e mais uma grande adição para a biblioteca da consola da Nintendo. Quanto a mim este é já um dos meus títulos preferidos deste ano e o melhor até agora lançado para a Wii U. Agora se me permitem tenho ali umas contas a ajustar com uma menina chamada Peach e que afinal sabe defender-se!

  • ProdutoraSora Ltd. - Bandai Namco Games
  • EditoraNintendo
  • Lançamento28 de Novembro 2014
  • PlataformasWii U
  • GéneroAcção, Luta, Plataformas
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Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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