Análise: Swords & Soldiers II (Wii U)
Os Vikings de Swords & Soldiers (o galardoado jogo do serviço WiiWare) estão de regresso para mais uma aventura. Swords & Soldiers II retoma a história Redbeard na sua incessante luta contra o famigerado Blackbeard. Desta vez em exclusivo para a Wii U, a acção de deslocação lateral com elementos de RTS unem-se em toda sua glória neste título e, acompanhados pelas cores vibrantes da sua apresentação visual cartoonesca, conferem ao jogador uma experiência incontornável no género de estratégia. Vamos então falar sobre Swords & Soldiers II.
Apesar de ser um pouco forçada em alguns momentos, a história de Swords & Soldiers não deixa de ser divertida. A descontracção e a boa-disposição pautam o seu desenrolar e o visualismo “cartoonesco” assenta-lhe que nem uma luva. Não vos querendo estragar muito a experiência, a incansável luta entre Redbeard e Blackbeard vê-se interrompida com a chegada de duas novas facções, os Persians e os Demons. Ao longo da história vamos estar sempre do lado dos Vikings mas isso não nos impede de experimentar as criaturas que as duas novas facções trazem para o campo de batalha.
Como seria de esperar, as missões iniciais ajudam-nos a conhecer melhor a jogabilidade de Swords & Soldiers II e apesar de ser mais refinada, em muito se assemelha ao que podíamos encontrar no seu galardoado antecessor. A dificuldade não é, no começo, muito elevada e a estratégia necessária para alcançar a vitória passa apenas por criar soldados e deixá-los percorrer o campo de batalha derrubando tudo e todos os que com eles se cruzarem.
Só que essa é uma falsa sensação de conforto e não levamos muito tempo até que Swords & Soldiers II mostre finalmente as suas garras. Quando a nossa estratégia, algo ingénua, falha, depressa vemos o nosso adversário com um número de soldados e de recursos bem mais elevado do que o nosso. Não, no campo de batalha quem conseguir gerir melhor os seus recursos de mana e ouro sairá vitorioso. A curva de aprendizagem é acessível mas não impede que ocorram algumas situações onde a dificuldade escala demasiado. Mesmo assim, não posso deixar de recomendar que joguem o modo história até ao fim. A sua longevidade não é muito grande mas à medida que vão progredindo, ganham acesso a outras tropas e construções que vos ajudarão a alcançar a vitória. Além disso quando ficarem mais confortáveis, de acordo com o vosso progresso no jogo vão aparecendo, no mapa do jogo, inimigos a patrulhá-lo que vos vão proporcionar combates bem mais exigentes do que o habitual. Se quiserem viajar até aos 100% do jogo, terão de conseguir derrotá-los.
Mas voltemos ao campo de batalha. Como dizia, a feliz gestão dos vossos recursos é o caminho que terão de trilhar para alcançar a vitória: Ouro para recrutar soldados e Mana para invocar feitiços que podem por exemplo curar as nossas tropas ou derrubar algumas das forças inimigas seja por meio de raios ou de quedas de meteoritos. A partir do momento em que recrutamos um soldado, este começa a deslocar-se e não podemos pará-lo, por isso, tenham atenção à ordem com que enviam as vossas unidades de combate para o campo de batalha. Enviar uma unidade de longo alcance à frente das forças de infantaria, pode ser meio caminho andado para uma derrota prematura.
Toda a acção que decorre em Swords & Soldiers II pode ser controlada de duas formas. Primeiro, por intermédio dos nosso dedos ou do Stylus no ecrã táctil do Gamepad da Wii U e segundo através dos botões ZL e ZR do comando. Ambas são bem confortáveis mas a última permite-nos olhar para a televisão e desfrutar melhor de toda a experiência e do visualismo que a acompanha.
Se quiserem descansar do modo história, existem outros dois à vossa disposição: Skirmish e 2 Players. O primeiro permite-vos lutar contra o computador e aqui sim, podem escolher a vossa facção. Podem escolher previamente as unidades que vão levar para o campo de batalha, ou então deixar que a boa sorte decida e entrar em combates onde tudo é escolhido aleatoriamente. Já o modo 2 Players, tal como o nome indica é bastante semelhante mas permite-vos jogar contra um amigo. O Jogador 1 fica sempre a cargo do Gamepad e o segundo da Televisão.
Veredicto
Swords & Soldiers II chega muito bem à Wii U e mostra que ainda há espaço para originalidade no género RTS. Com um visualismo cartoonesco muito bem aplicado, diga-se, aliado a acção de deslocação lateral e sempre acompanhado por boa disposição, este é um título que certamente fará as delícias dos fãs de jogos de estratégia em tempo real. No entanto, não posso deixar de fazer o alerta para o preço. Custa na eShop a módica quantia de 18,99€. Se levarmos em conta a pouca longevidade e o conteúdo, por muito aliciante que seja, fora do modo história, certamente que aos olhos de muitos a aquisição deste título não será feita de ânimo leve.
- ProdutoraRonimo Games BV
- EditoraRonimo Games BV
- Lançamento21 de Maio 2015
- PlataformasWii U
- GéneroEstratégia
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Acção de deslocamento lateral com elementos de RTS
- Visualmente aliciante
- Facções divertidas de jogar
- Preço algo elevado para o que o jogo oferece
- Dificuldade, por vezes, demasiado implacável
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.