Análise: The Nathan Drake Collection
Nesta enorme onda de remasters era inevitável que o Nathan Drake recebesse também um tratamento especial. Afinal de contas, o Uncharted é uma das séries mais importantes da PlayStation e todos os jogos foram muito bem classificados pela crítica.
Caso não conheçam a série ou nunca tenham tido oportunidade de a jogar, deixem-me dizer-vos que estão perante os jogos mais completos da PlayStation. Todos eles têm grandes momentos de acção, puzzles bem construídos, algum humor e plataformas de fazer inveja à Lara Croft. Os actores que emprestaram a sua voz às personagens da série, presentearam quem a jogou com uma prestação acima da média e dedicaram-se como se estivessem a trabalhar para Hollywood. Essa prestação reflectiu-se no jogo e elevou a sua qualidade. Ao longo dos jogos foi, cada vez mais, usada a captura de movimentos, o que acabou por conferir um ainda maior realismo à série.
A conversão dos três jogos para a PS4 ficou a cargo da produtora Bluepoint Games, o que permitiu à Naughty Dog ter mais tempo livre para se focar nos detalhes de cada um deles. Nomeadamente nas texturas, na água e na iluminação.
Com esta abordagem, The Nathan Drake Collection não é apenas um remaster com nova resolução, deixando o resto do jogo intocável. As produtoras mergulharam no código de cada jogo e melhoraram o que por si já era bom, tornando esta colecção num misto entre remaster e reboot. Sendo assim, o mulherengo Nathan Drake chega à PlayStation 4 nuns gloriosos 1080p e com 60fps e além disso, algumas mecânicas do jogo foram revistas para coincidirem ao longo dos três jogos e para manter a coerência entre eles.
Contudo, apesar da nova resolução e da melhor fluidez do jogo, nota-se que os gráficos não são de última geração. Falo especialmente do primeiro Uncharted que foi lançado em 2007. O jogo tem um aspecto mais de desenho animado quando comparado com os seus sucessores, As animações estão datadas e, de certa forma, posso dizer que o realismo está mais próximo do Jak and Daxter do que do último jogo da produtora, o The Last of Us. Mas isto é normal e não obstante, esta edição é uma óptima desculpa para voltar a procurar o El Dorado, agora com mais um nível de dificuldade, acima de Crushing.
O segundo jogo e o icónico nível de arranque que vê o Drake a tentar sobreviver no comboio, é um nível que ainda hoje é uma obra prima dos videojogos e pode agora ser “vivido” em Full HD, com a fluidez dos 60fps. A minha experiência foi complementada por uma televisão de 48″ e com um sistema de som Surround que me ofereceu emoções que não tinha sentido quando o jogo foi lançado. De certa forma, permitiu-me reviver os jogos também com a evolução da tecnologia.
Posso dizer o mesmo para o terceiro jogo, muitas vezes alvo de críticas por ter sido apressado e ficar um pouco atrás dos seus antecessores, mas graficamente é o melhor entre os três. É mais curto, é verdade, mas novamente criado pela meticulosa equipa da Naughty Dog, contou com a experiência recolhida pela produção dos jogos anteriores da série e com a característica atenção aos detalhes e ao ambiente onde o jogador se iria ver envolvido. As animações das personagens e a acção fazem com que sejamos mergulhados directamente na acção e não é por acaso que foi considerado o jogo do ano em 2011. O melhor é que agora podem presenciar tudo isto com gráficos melhorados!
Por fim, o modo multiplayer não foi transportado para a PS4. Contudo, quem adquirir esta versão terá acesso à versão Beta do multiplayer do Uncharted 4, o último jogo da série, com data de lançamento marcada para 2016
Veredicto
The Nathan Drake Collection é uma excelente edição na qual vamos reviver todos os acontecimentos da série Uncharted, ao mesmo tempo que nos preparamos para o final da série que chega em 2016. Os jogos receberam pequenas melhorias e alterações para ter uma jogabilidade coerente ao longo dos três jogos. Como não podia deixar de ser, o Photo Mode também foi adicionado para registarem os vossos melhores momentos.
Sinto que estes jogos tiveram a devida atenção. Se nunca jogaram Uncharted, não pensem duas vezes e caso tenham jogado, preparem-se para se apaixonarem outra vez.
- ProdutoraBluepoint Games / Naughty Dog
- EditoraSony Computer Entertainment
- Lançamento8 de Outubro 2015
- PlataformasPS4
- GéneroAcção
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Melhorias gráficas
- Reviver os acontecimentos da série
- Adição do Photo Mode
- De nos sentir velhos a jogar o primeiro jogo
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.