Análise: The Wolf Among Us – Episode 3 “The Crooked Mile”
Bigby regressa com toda a sua força naquele que é, até agora, o melhor episódio da série em jogo de The Wolf Among Us. Este episódio arranca precisamente onde o último acabou, assim como a nossa análise.
[SPOILER ALERT] Esta análise assume à partida que o leitor passou o primeiro e o segundo episódio de The Wolf Among Us. Caso contrário, poderá conter alguns spoilers. Fica o aviso!
Dois meses e alguns dias depois do lançamento do segundo episódio da adaptação de Fables ao mundo dos videojogos pela Telltale Games, eis que nos chega “The Crooked Mile” – o terceiro episódio da história de Wolf Bigby. Se o segundo episódio nos pareceu mais fraco que o primeiro e nos levou a aconselhar a espera pelo lançamento completo da série, desta vez não podemos de deixar de recomendar precisamente o contrário – este é o melhor episódio de The Wolf Among Us até agora.
“The Crooked Mile” é um episódio curto, com uma hora e vinte minutos de história, mas onde a narrativa se desenrola a passos largos e a verdadeira natureza de Bigby está sempre à espreita para vir ao de cima. De facto, a violência do protagonista é quase como um fruto proibido que está sempre ali à nossa frente em exposta tentação. Sabemos que devemos ser correctos mas o que nos apetece verdadeiramente é deixar sair o lobo dentro de Bigby e raramente nos conseguimos conter.
Mas não só do lado violento de Bigby está repleto este episódio. Aliás, a principal causa de todos os surtos violentos do protagonista é a tramóia que estende os seus braços por toda a Fabletown e que, episódio após episódio, parece ganhar contornos cada vez mais profundos. Se tudo parecia encaminhar-se para um final expectável, em “The Crooked Mile” tudo se complica com o aparecimento de novas personagens. Por isso ganha relevo outra faceta de Bigby, a de detective.
Curioso foi o facto de, durante a maior parte do tempo deste episódio, a minha mente ter associado a história Bigby a uma saga de um outro grande detective dos comics: Batman. Uma comparação meio rocambolesca à primeira vista mas que, se nos lembrarmos da saga da Queda do Morcego, e de como tudo o que se passou em Gotham transformou o incansável Batman num farrapo até ser quebrado por Bane, as semelhanças começam a surgir. Parece ser esse o caminho para o qual Bigby se encaminha a passos largos, carregando penosamente o peso das suas decisões e os crimes em Fabletown. A personagem parece cada vez mais cansada, cada vez mais no limite e prestes a arriscar tudo. Terá Bigby o mesmo destino de Batman na Queda do Morcego?
Veredicto
Embora muito curto, este é o episódio de The Wolf Among Us com maior desenvolvimento da narrativa até agora e onde tudo parece prestes a acontecer. Isto para não vos falar do final estrondoso com imagens que o jogador não esquecerá tão depressa. Se jogaste os outros dois episódios então não podes deixar escapar este “The Crooked Mile”. Se ainda não começaste The Wolf Among Us, se calhar começa a ser altura de experimentares porque merece a pena conhecer a história de Bigby e este episódio é do melhor que a Telltale Games já nos ofereceu até hoje. Por nós, os últimos dois episódios podiam chegar já amanhã.
- ProdutoraTelltale Games
- EditoraTelltale Games
- Lançamento8 de Abril 2014
- PlataformasiOS, PC, PS3, Xbox 360
- GéneroAcção, Aventura, Puzzle
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- A natureza de Bigby sempre ali à espreita
- Desenvolvimento da narrativa
- Final Estrondoso que nos deixa a ansiar por mais
- Bigby detective
- Mais uma vez, da longevidade. Queremos mais!
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.