Análise: WipeOut Omega Collection
WipeOut regressa melhor que nunca! Com um pacote com três jogos da série remasterizados com um visual deslumbrante, velocidades impróprias para cardíacos e uma banda sonora a condizer. Aí está WipeOut Omega Collection para a PlayStation 4.
A série WipEout começou a acelerar em 1995, numa altura em que os jogos eram vistos como “diversão para crianças e adolescentes”. Para além desta série se distinguir dos jogos da época, ajudou também a moldar a percepção do público sobre esta indústria. Afinal, os videojogos podiam também ser apreciados por adultos. Desde então, este jogo, entre outros, tornou-se num ícone da PlayStation. Em todas as consolas da Sony, lá estava ele para nos levar para uma viagem alucinante em pistas e naves futuristas com uma sensação de velocidade fantástica. Só faltava mesmo chegar à PlayStation 4, mas esse problema foi resolvido com este WipeOut Omega Collection. Apertem o cinto, que nós vamos arrancar.
Esta é uma compilação com os dois títulos lançados na PlayStation 3, WipEout HD e WipEout Fury, juntamente com a versão da PSVita, WipEout 2048. No total entre os três títulos, temos na coleção 26 circuitos, todos reversíveis e 46 naves à nossa escolha. Tudo isto ao longo de três modos disponíveis, Campanha, Online e Ecrã Dividido. A campanha encontra-se dividida pelos três WipEouts que compõem esta coleção. Em cada versão, temos uma divisão entre vários campeonatos ou, no caso de WipeOut 2048, uma divisão por anos. A progressão pelas campanhas varia dependendo da versão que estão a jogar.
No caso de WipEout 2048 para desbloquearam eventos e naves terão de subir no nível. Para tal, têm de ganhar ponto de experiência passando pelos Speed Pads espalhados pela pista e completando os objetivos de cada evento e ao longo da campanha. No caso de WipEout HD e Fury, o progresso é feito através dos pontos de lealdade (Loyalty Points) que vão ganhar ao longo dos eventos em favor de determinadas equipas. Estes darão também acesso a mais modelos da naves para usarem. Os campeonatos de WipEout HD e Fury, são constituídos por contra-relógios, corridas, combates e um modo chamado de Zone. Neste somos colocados numa realidade virtual com a nossa nave, inicialmente em velocidades bastante baixas mas, com o avançar das zonas, a velocidade aumenta e só termina quando a nossa nave for destruída por andarmos descontrolados a bater em todas as paredes.
Os jogos da série WipeOut porporcionam corridas únicas. Enquanto que jogos de automóveis nos ensinam a seguir a linha de corrida ou a ultrapassar obstáculos, WipeOut é um jogo de memória e reflexos. Uma vez que se tratam de veículos de anti-gravidade, as pistas não possuem limites de desenho, com descidas íngremes, saltos e curvas que desafiam a inércia. Claro que o mais complicado será manter a nave intacta sem abrandar a velocidade por entre túneis apertados e curvas a 90º. Todos os obstáculos parecem impossíveis de ultrapassar à primeira vez. Para ajudar, existem ainda as armas, entre metralhadoras, mísseis e minas que tanto nós, como os adversários podem usar.
Isto significa que, das muitas ocasiões em que estive na frente da corrida, a experiência era incrivelmente tensa, por saber que bastava um pequeno erro ou adversário mais arrojado e podia ser lançado para o último lugar da tabela. A velocidade é tanta que em algumas curvas mais apertadas precisei do L2 ou R2 para ajudar a acentuar a curva da nave, apenas o controlo via stick analógico não foi suficiente. Os gatilhos são tão sensíveis, que cheguei ao ponto de memorizar a tensão necessária para fazer as curvas de forma perfeita.
Notem que, com esta nova vida na PS4, toda a jogabilidade foi afinada ao mais pequeno detalhe. Os controlos são intuitivos, não há qualquer segredo para além de acelerar e saber usar o travão no momento certo. E o jogo faz um bom trabalho em nos explicar o que é preciso de forma compassada, dentro da sua notória linha de aprendizagem e dificuldade progressiva. Em conjunto, levam-nos a melhorar a nossa condução a cada passo. Contudo, quando chegarem às corridas finais, preparem-se. A vossa precisão e persistência serão colocadas à prova. Quando derem por vocês, terão à volta adversários mais agressivos e com uma eficácia duvidosa no momento de usar as armas.
A nível gráfico, os três títulos sofreram um grande salto qualitativo face às suas versões originais. Sobretudo no caso do jogo lançado originalmente na PS Vita. Todos ganham mais fluidez e recebem o grafismo merecido para desfrutar ainda mais do conceito do jogo. Os cenários são de cortar a respiração pelo seu detalhe. Mas é preciso que tenhamos forma de os apreciar. A tanta velocidade é difícil e, de repente, caímos numa descida íngreme para dentro de um túnel. Não dá tempo para vermos grande coisa mas, o que se vê ,cumpre as expectativas de um jogo soberbo e que corre a 60 frames por segundo em resoluções Full HD. Se possuírem uma PS4 Pro, então, conseguirão testemunhar tudo isto numa incrível resolução UHD 4K.
Contudo, até podem fazer uma pausa e realmente apreciar o que vos digo. Esta colecção inclui o já quase obrigatório Photo Mode, com um bom leque de ferramentas para os fotógrafos de consola. Curiosamente, no final de cada corrida, podem também assistir ao replay e trocar a cor da vossa nave ou até mesmo trocar o modelo em causa por completo por qualquer outro já desbloqueada. Assim garantem as vossas melhores fotografias. Esta é, sem dúvida, uma boa adição para os aficionados de fotografia, que irá ajudar certamente a espalhar a palavra sobre o novo WipEout. Acima de tudo permite ver a evolução no detalhe comparando com as versões originais.
No que toca à sonoridade, cada uma das naves possui sons distintos, dependendo da sua marca. Sempre que um adversário captura um powerup existe um anúncio, pelo que podem ver imediatamente o que estes vão disparar contra vocês. Obviamente, um dos grandes destaques desta série é a sua banda sonora. E continua a ser espetacular. Contem com temas de música electrónica que mostram bastante bem o ritmo frenético do jogo, incluindo algumas músicas dos maiores nomes da indústria, como os The Prodigy, Sweedish House Mafia ou Chemical Brothers.
Veredicto
O que temos aqui são três remasterizações de três grandes clássicos, compilados num só jogo. À nossa escolha estão dezenas de veículos e circuitos, com muito conteúdo para desbloquear e colecionar. Em termos de jogabilidade, a série WipEout pouco mudou desde que nos foi apresentada nos anos 90, mantendo-se ainda divertida e viciante. Esta coleção adiciona um grafismo moderno e com atenção ao detalhe. É excelente para qualquer fã da série ou para quem gosta de corridas futuristas a velocidades capazes de também acelerar o ritmo cardíaco. Tudo com uma banda-sonora exemplar.
- ProdutoraSony XDev, Clever Beans & EPOS Game Studios
- EditoraSIEE
- Lançamento7 de Junho 2017
- PlataformasPS4, PS4 Pro
- GéneroCondução
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Grafismo deslumbrante
- Banda Sonora
- Velocidade imprópria para cardíacos
- Muito conteúdo
- Dificuldade das provas finais
- Não traz nada de novo na jogabilidade
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.