yoshisNewIsland

Análise: Yoshi’s New Island (3DS)

Yoshi já percorreu um longo caminho até hoje. A sua aventura a solo surgiu, pela primeira vez, na Super Nintendo e, desde então, todos os títulos têm recebido excelentes notas pela crítica. Apesar de ser considerado um excelente jogo de plataformas, é normalmente deixado de parte. Muito provavelmente devido à ausência de Super Mario no papel principal. Algo que tem de mudar e, por isso mesmo, damo-vos a conhecer a nova aventura de Yoshi, um dos exclusivos da 3DS mais importantes deste ano! 

[iframe src=”https://www.youtube.com/embed/vtJyud6dFNM” width=”750″ height=”450″]

 

Mais uma vez, a história tem lugar muitos anos antes, quando os irmãos Mario ainda eram bebés. A cegonha, responsável por entregar os bebés, foi atacada em pleno ar pelo feiticeiro Kamek. No meio da algazarra, Luigi acaba por ser raptado e Mario cai precisamente no meio de uma assembleia de Yoshis, na (nova) ilha de Yoshi, ali reunidos para arranjar uma forma de expulsar o Bowser bebé (aqui tudo é bebé). Este havia transformado a ilha no seu retiro de férias.

Assim que Mario toca no chão, depois de usar a sua fralda como pára-quedas, começa a gatinhar à procura do seu irmão e os dinossauros decidem ajudar, um por nível para não cansar as costas. Se nunca jogaram Yoshi, vão gostar de saber que este não é igual a um Super Mario com tempo limite para apanhar cogumelos, flores, estrelas e moedas vermelhas. Aqui somos encorajados a demorar o nosso tempo para coleccionar tudo e a explorar todos os cantos.

Outra grande diferença é a forma como os inimigos nos afectam, sobreviver na ilha de Yoshi é manter o Mario vivo e nas nossas costas a todo o custo. Se o Yoshi for atingido, Mario sai a flutuar numa bolha e temos menos de 30 segundos para o recuperar. Se não conseguirmos é Game Over.

Uma adição substancial são os mega-eggs. Yoshi é agora capaz de absorver inimigos de proporções gigantescas e transformá-los em ovos titãs. Escusado será dizer que, ao atirar um destes ovos, deixamos um rasto de destruição por onde ele passa.

Apesar da evolução gráfica, toda esta ilha continua a dar a sensação que foi desenhada à mão e a parte sonora, tocada em piano, ajuda a transmitir o carisma infantil. Mas não se deixem enganar, Yoshi’s New Island não é apenas para os mais novos. Adultos também vão encontrar aqui um excelente jogo de plataformas porque os níveis mais avançados são bastante desafiantes. Os mais novos terão aqui uma aventura que transmite grande sentido de responsabilidade face ao cuidado que temos de ter com o bebé Mario par ao afastar de todos os perigos.

Veredicto

Yoshi’s New Island continua a lembrar-nos que é um clássico intemporal, trazendo lembranças  muito queridas para quem jogou o original. Continua, por isso, a ser um jogo de plataformas por excelência, muito bem equilibrado e com um replay value bastante grande para quem desejar apanhar todos os coleccionáveis.

  • ProdutoraArzest
  • EditoraNintendo
  • Lançamento14 de Março 2014
  • Plataformas
  • GéneroPlataformas
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários