Análise: Assassin’s Creed IV Black Flag (Actualização PS4)
Os piratas estão mais definidos e com mais detalhe. E não, não tive de usar óculos. Só tive de jogar Assassin’s Creed IV: Black Flag na Playstation 4 e deliciar-me com os gráficos magníficos a 1080p nativos. As Caraíbas nunca mais serão as mesmas. Este jogo foi feito para se jogar na PS4!
Esta é uma actualização da análise feita na íntegra neste link.
Horas e horas a navegar e não consigo deixar de me maravilhar com o fantástico mundo criado pela Ubisoft para Assassin’s Creed IV. As ilhas paradisíacas pejadas de vida selvagem, os mares revoltos com tempestades avassaladoras onde não faltam as trombas de água e ondas gigantes. Pelo meio, combates marítimos de cortar a respiração, o mar de Black Flag ganha uma nova vida que não era possível na anterior geração de consolas.
São pequenos pormenores que saltam à vista. A vegetação move-se com a personagem a passar pelos arbustos, quando chove, pequenas gotas de água escorrem pela face dos protagonistas, na selva os raios de sol possuem luz volumétrica, no mar as ondas parece quase foto-realistas, entre tantas outras animações e efeitos especiais.
Vejam este pequeno vídeo de uma entrevista com Ashraf Ismail o director deste jogo a explicar os desafios e as diferenças visuais entre a anterior geração e a Playstation 4.
Mas nem só de upgrades visuais Assassin’s Creed IV sobrevive na nova consola da Sony. A missão exclusiva com Aveline, a heroína de AC: Liberation na PS Vita regressa em força na PS4 com uma história paralela que só podem jogar na PS3 ou PS4. E é claro que não nos podemos esquecer da fantástica opção Remote Play que nos permite usar o fantástico monitor OLED da Playstation Vita em ligação remota para jogarmos este jogo remotamente. De notar que o jogo auto-detecta que estamos a jogar com Vita e altera os botões para corresponder aos da consola portátil. Genial!
De resto, não há alterações significativas nem à jogabilidade nem à dinâmica do jogo offline ou online. Todas a novidades que foram introduzidas na Playstation 3, estão presentes, sem nenhuma alteração.
De notar que tive imensos problemas a activar a protecção anti-jogos em segunda mão que a Ubisoft inventou. Como este jogo não possuía o código do famigerado Uplay Passport. Felizmente que a Ubisoft vai abandonar este conceito já depois deste ACIV, porque até agora é só uma chatice. O serviço em si é interessante dando pontos por algumas missões paralelas que depois podem ser trocados por extras para os jogos da Ubisoft. Contudo, obriga cada jogo a ter um código específico de activação. Esta foi uma medida para combater os jogos em segunda-mão, uma vez que o código só podia ser activado uma vez. Sem este código, ficamos restritos no uso das funcionalidades como a Kenway Fleet, um jogo de estratégia embutido no jogo principal para angariar recursos para o nosso pirata. Sem código não pude jogar estas funcionalidade. Felizmente que recentemente o Uplay Passport apareceu como gratuito na PSN mas, mesmo assim,creio que fosse completamente dispensável na PS4.
Veredicto
Se esperavam um novo jogo, não o é. Não obstante, este é, sem dúvida, um grande upgrade visual da versão da geração anterior. Se foram inteligentes, compraram a versão Playstation 3 e tiveram acesso a um voucher que vos possibilitava adquirir a versão Playstation 4 a um preço especial. Vale a pena. Se não compraram e ainda não conhecem Assassin’s Creed IV Black Flag, então esta é a versão que devem adquirir. Um jogo obrigatório para vislumbrarem até que ponto o hardware da PS4 pode ser usado para criar jogos de grande qualidade visual. Pelo upgrade visual, decidi dar-lhe meio ponto percentual para uma pontuação mais justa… Yarr!
- ProdutoraUbisoft Montréal
- EditoraUbisoft
- Lançamento29 de Novembro 2013
- PlataformasPS4
- GéneroAventura
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Finalmente gráficos dignos
- Mais rápido a carregar
- Remote Play na PS Vita
- Alguns problemas com o Uplay Passport
- Multiplayer continua a não cativar
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.