BF4-Menu

Análise: Battlefield 4 (Actualização PS4)

Se este foi um jogo que adorámos na Playstation 3, então só podíamos ficar maravilhados na Playstation 4, certo? Mais ou menos. Em todo o seu esplendor e magnificência gráfica, Battlefield 4 contém todos os ingredientes para ser “O” Shooter. Mas os problemas técnicos não o deixam seguir mais longe.

Esta é uma actualização da análise feita na íntegra neste link. 

É daquelas batalhas sem real vencedor. Pelo menos enquanto houver “fanboys” das séries Call of Duty e Battlefield, nenhum dos seus jogos será o “derradeiro” jogo de acção na primeira pessoa. Mas olhem que Battlefield 4, pelo menos a nível técnico, possui todos os ingredientes na Playstation 4 para ser coroado como o rei dos FPS. Só que não consegue e eu explico pormenorizadamente porquê.

Primeiro, falemos dos aspectos positivos desta versão da nova geração. Já tínhamos jogado BF4 no PC e notámos que numa máquina potente, como o nosso Toshiba Qosmio, este jogo da DICE tem uma beleza impressionante, com físicas e efeitos visuais a roçar o real. Na Playstation 4, o jogo não fica atrás. Sempre com uns constantes 60 FPS anunciados, a comparação inevitável entre a PS4 a PS3 coloca esta última a anos luz da capacidade visual da nova consola. O mar parece mesmo o mar e não uma poça de água suja como parecia na PS3. As partículas que saltam pelo ar a cada tiro ou explosão chegam a encher o ecrã. Tudo isto aliado a animações quase perfeitas e um som brutal em Surround e isto será o mais próximo que queremos estar de uma batalha real.

E esta qualidade transfere-se para o Multi-jogador. Os modos online, mesmo os que incluem 64 jogadores (pela primeira vez em consolas) não são menos exigentes graficamente e mesmo assim a consola comporta-se como deve ser. A ventoinha de refrigeração no máximo indica claramente que a consola está no auge de performance.

Mas é mesmo no online que surgiram os problemas técnicos que tem vindo a assolar a versão PS4 deste jogo. Há erros constantes a jogar online, completamente aleatórios e sem padrão. Qualquer mapa, qualquer tipo de jogo, qualquer interacção, o jogo sofre um “crash” que nos manda para o “home screen” da PS4 para enviar um relatório de erro. Desde o dia 15 de Novembro (data de lançamento da PS4 nos EUA) que a DICE está a braços com este problema, que só se tornou mais grave com o lançamento da consola na Europa no dia 29. Pior é o assinalável Lag que o jogo apresenta em determinados momentos, também, aparentemente de forma aleatória, porque não há um mapa ou situação específica que surja este lag. À data desta análise, ainda não foram resolvidos todos os problemas, mesmo com um patch de servidor (R15) a resolver parcialmente os problemas de lag, mas ainda se mantém os problemas de quebra do jogo.

Esta situação está a ser tratada pela Electronic Arts com muito cuidado, tendo já sido anunciado que todos os DLC preparados para o jogo estão suspensos até que se resolvam os problemas técnicos, o que, a meu ver, é o que deve ser feito. O que é mais curioso é que os problemas acontecem em todas as plataformas de elevada performance: PS4, XBOne e PC. Mas é na PS4 que são mais assinaláveis, talvez por haver uma maior quantidade de jogadores.

Veredicto

Não posso deixar de assinalar os problemas técnicos do jogo. Quando funciona, é um jogo fantástico e espectacular. Mas já estou farto de ver o ecrã principal da Playstation 4 a aparecer do nada a meio de um jogo online que até estava a correr bem. Pelo facto, nem mesmo a qualidade técnica deste jogo me faz gostar mais dele. Pelo contrário, fico desapontado pelos erros que deviam ser corrigidos atempadamente. Só não o ponho de lado pelo esforço que a DICE está a fazer para enviar patches o mais rápido possível. É que este tipo de problemas fazem qualquer um encostar o jogo ao canto. E quando este jogo funciona, é um espectáculo visual incomparável…

  • ProdutoraDICE
  • EditoraElectronic Arts
  • Lançamento29 de Novembro 2013
  • PlataformasPS4
  • GéneroFPS
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Lag aleatório
  • Crashes constantes

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários