FlashBack

Análise: FlashBack

Quando se trata de acção em 2D, Flashback tem sido o meu jogo de eleição desde que ajudei Conrad a recuperar a sua memória em 1992. Uma década mais tarde, voltei a ajudá-lo, depois de ter encontrado uma cópia do jogo para a Mega-Drive e agora pareceu-me a altura ideal para o ajudar novamente no remake que está disponível na PlayStation Network, Xbox Live e PC, com equipa original a re-inventar o jogo, mas será este remake bem vindo ou vem estragar as memórias dos que tiveram o privilégio de jogar o original? 

Tenho de ser directo… Apesar de ter gráficos apelativos, todo o jogo é um redondo falhanço.
A jogabilidade não está no auge, os constantes glitches faz-me perguntar se o jogo foi testado e a voz de Conrad… Mais parece de um rapaz a mudar de voz em plena puberdade…
Isto é um sentimento sincero de um jogador que adora o original e esperava aqui recordar alguns momentos de infância, infelizmente cheguei à conclusão que mais valia ter ligado a Mega-Drive novamente, mas deixem-me explicar!

Ainda pensei se estaria a ser demasiado exigente, mas como já referi, este remake foi feito pela mesma equipa do original e quem é melhor do que eles para “actualizar” o jogo para os tempos que decorrem?
Os controlos são feitos através dos dois analógicos, o lado esquerdo para controlar Conrad e o direito para apontar a arma em qualquer direcção. Até aqui tudo bem, mas quando é necessário saltar ou subir plataformas o analógico não responde da melhor maneira porque tem de ser precisamente posicionado para o efeito. O D-Pad seria uma boa solução, se não tivesse reservado para a selecção de granadas e outra funcionalidades.
Os glitches são demasiado frequentes. O pior que me aconteceu, foi ficar preso num elevador que simplesmente parava fora da área de saída, a única forma de resolver foi… reiniciar o último checkpoint.

O decorrer da história mantém se inalterado, os níveis foram redesenhados e foi adicionado uma pequena vertente de RPG. Cada inimigo larga uma espécie de orb, quando acumulado um certo número, evoluímos de nível e ganhamos pontos para melhorar os atributos do protagonista.
Mas nem tudo é mau, agora há cutscenes e alguns momentos criados num género de banda desenhada com Conrad a recordar alguns momentos importantes para o desenvolvimento da história e o jogo original de 1992 está integrado no jogo, podendo ser acedido via menu.

Veredicto

Gostava que FlashBack ainda fosse o flashback que tenho na minha memória… Se querem conhecer o jogo, aconselho a jogar (pelo menos a primeira vez) o original para que possam entender o meu desgosto. Se não contarmos com os glitches e se os controlos forem afinados podem encontrar aqui um bom jogo de acção, isto se não pensarem no original.

  • ProdutoraVectorCell
  • EditoraUbisoft
  • Lançamento21 de Agosto 2013
  • PlataformasPC, PS3, Xbox 360
  • GéneroAcção
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Voz de Conrad
  • Elementos RPG
  • Controlos
  • Demasiados glitches

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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