Análise: Mighty Switch Force! 2
Em Mighty Switch Force! 2 assumimos o papel de Patricia Wagon, que nesta sequela desempenha a função de mulher bombeiro, salvando as reformadas Hooligan Sisters dos incêndios que se alastram pela cidade. Tal como no jogo anterior, os jogadores têm a possibilidade de utilizar a capacidade de Patricia para puxar e empurrar vários tipos de blocos para primeiro e segundo plano, fazendo assim o “switch“, e se possível salvar todas as pessoas o mais rapidamente possível antes de chegar ao ponto de extracção. O blaster do jogo anterior foi substituído por uma espécie de mangueira que dispara um jacto de água que, consoante o tempo que disparamos, maior distância alcança, podendo assim ser usado para derrotar os inimigos e apagar incêndios.
Esta nova mecânica adiciona vários novos tipos de blocos para o repertório do primeiro jogo, tais como blocos de barro que podem ser dissolvidos em água, blocos com tubos que redireccionam o jacto de água – para vários efeitos – e blocos de madeira que devem ser queimados a fim de serem destruídos. Ah! …e claro, cada nível contém um bebé escondido que quando o “salvamos” é corrido a chuto para fora do ecrã.
É este teor de humor e concentração na jogabilidade que a WayForward nos têm vindo a habituar. Não existe preocupação em desenvolver uma história propriamente dita, apenas uma envolvente contextual que serve para canalizar as mecânicas de jogo, como se de um saco de rebuçados se tratasse, o próprio saco é apenas mais um passo para usufruírem do seu interior e é por isso que Mighty Switch Force! não nos apresenta uma introdução nem um tutorial colocando o jogador imediatamente na acção, deixando-o descobrir por si toda a mecânica de jogo. Esta é a verdadeira essência da então “golden age” dos jogos de plataformas de 16-bits, que a WayForward parece compreender e respeitar a 100%, entregando-nos assim uma bomba nostálgica tanto em termos de jogabilidade como de gráficos detalhados, não esquecendo as animações complexas e a fantástica banda sonora.
Mighty Switch Force! 2 é um puzzle platformer, que começa simples mas rapidamente se complica. Embora haja postos de controlo ao longo dos níveis que servem de checkpoints, o jogador só tem um determinado número de vidas antes de morrer e, se isso acontecer (vão se habituando), são recambiados para o inicio do nível. Quanto ao nível de design real, cada nível dá um desafio distinto: às vezes é todo sobre a mecânica do fogo, noutras é sobre o próprio switch do blocos para formar canais de disparo ou plataformas a fim de nos movermos através de obstáculos ou ganhar ângulos para a água alcançar e destruir os blocos certos. Estes blocos chegam a formar níveis tão complexos que podem acrescentar uns bons 15 minutos a um nível que, segundo a tabela, deveria ser completo em pouco mais de 3 minutos… claro!
Veredicto
Mighty Switch force! 2 é uma óptima compra para quem está a precisar de um bom jogo de plataformas. Contudo, para quem já teve a oportunidade de jogar a sua versão da consola 3DS não ganha nada a não ser um pequeno toque HD num já excelente jogo.
- ProdutoraWayForward Technologies
- EditoraWayForward Technologies
- Lançamento25 de Outubro 2013
- PlataformasWii U
- GéneroPlataformas, Puzzle
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Boa banda sonora
- Boas animações
- Mecânicas de jogo dinâmicas
- Acaba Depressa
- Pouco contéudo
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.