The Walking Dead: 400 Days
Walking Dead: 400 Days é o interlúdio que nos prepara para o lançamento da segunda temporada de episódios do jogo da Telltale Games que deverá sair lá mais para o final do ano. Será este um DLC que mais valia ter ficado na gaveta?
Para quem não jogou a primeira season de Walking Dead, da Telltale Games, fiquem a saber que é provavelmente a melhor adaptação do universo de Robert Kirkman a qualquer outro ‘mass media’ que não a banda desenhada. A história de sobrevivência no mundo repleto de zombies de Lee e Clementine, que atravessa os cinco episódios da primeira temporada de jogos, é emocionante, inesperada mas, acima de tudo, afectiva e emotiva. As personagens e os momentos marcam-te. Contudo, são as decisões que assumem um papel principal na série ‘point and click’ da Telltale quando obrigam o jogador a escolher entre salvar esta e aquela personagem ou tomar este ou aquele rumo sobretudo porque, no final, as decisões que tomaste vão ter consequências completamente inesperadas.
Depois de tudo ter ficado em aberto nos momentos finais do quinto episódio e com a promessa de uma segunda temporada de jogos a acontecer brevemente, a Telltale proporciona-nos um DLC que funcionará como ligação: 400 Days, cujo título tem origem na passagem de quatrocentos dias após o disseminar do vírus zombie. A mecânica ‘point and click’ e o estilo ‘comic book’ continuam presentes ao mesmo tempo que são introduzidas cinco novas personagens: Vince, uma personagem que começa o jogo practicamente da mesma forma que Lee Everett começa, a caminho da prisão; Wyatt, em fuga depois do seu amigo Eddie ter assassinado alguém; Russel, um jovem incapaz de aguentar as brutalidades que os membros do seu antigo grupo cometiam para conseguir recursos; Bonnie, uma antiga viciada em drogas; e Shel, que procura a melhor solução para proteger a sua irmã mais nova, Becca.
As histórias não têm uma ordem específica o que significa que cada jogador poderá escolher qual a história que pretende fazer primeiro. Por isso, todas as cinco histórias acabam por só encontrar ligação no final e, diga-se de passagem, de uma forma um pouco estranha mas que, esperamos nós, terá uma melhor explicação na segunda temporada. As escolhas que tomas continuam a ter um peso significativo na resolução final e, mais do que provável, terão ainda influência na segunda temporada de Walking Dead. E embora as histórias das cinco personagens sejam curtas estão repletas das decisões que caracterizaram a primeira season.
400 Days é um DLC curto mas que, face ao custo acessível de 5€, nos dá uma experiência agradável. Só é pena não conseguirmos alcançar com as novas personagens a relação que conseguimos com Lee e Clementine. A pouca longevidade deste novo conteúdo é, por isso, a maior culpada. Não contem passar mais do que um par de horas neste novo DLC de Walking Dead. 400 Days exige ainda que tenhas instalado no sistema onde jogas pelo menos um dos anteriores episódios.
Veredicto
Embora ainda não saibamos quais as consequências das nossas acções em 400 Days em relação ao segundo capítulo da história de Walking Dead contada pela Telltale, este DLC é uma boa experiência face ao custo. Ao mesmo tempo prolonga e enriquece o universo que conhecemos anteriormente com Lee e Clementine. Se gostaram dos anteriores episódios, este 400 Days é algo que não podem deixar escapar.
- ProdutoraTelltale Games
- EditoraTelltale Games
- Lançamento2 de Julho 2013
- PlataformasMac, PC, PS3, Vita, Xbox 360
- GéneroAventura
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Personagens humanas
- Point and Click
- Estilo 'Comic Book'
- Universo Walking Dead de Robert Kirkman
- História pouco aprofundada
- Pouca longevidade
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.