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Uncharted: Golden Abyss

A personagem mais carismática da Playstation está de volta e agora em versão de bolso. Uncharted: Golden Abyss estreia-se na nova portátil da Sony com uma qualidade que já nos habitou na Playstation 3. Toda esta tarefa de trazer Drake para Vita esteve nas mãos da produtora Bend Studios que conta no seu curriculo com Resistance: Retribution e Syphon Filter, ambos da PSP.
Apesar de não ter sido a própria Naughty Dog a trabalhar em Golden Abyss a qualidade não ficou nada atrás, até muito pelo contrário. Os gráficos estão estupendos e tudo o que conhecemos de Uncharted está agora numa portátil. 

Usando a mesma fórmula dos jogos anteriores, esta nova aventura de Nathan Drake passa-se antes do primeiro jogo da Playstation 3 mas sem ligação directa à história.
Drake e amigos continuam na eterna busca de tesouros, desta vez tentam descobrir um misterioso massacre de uma expedição espanhola com mais de 4 séculos que esconde um grande segredo. É nesta aventura que vamos conhecer duas personagens novas, a Marisa Chase e Jason Dante, que falaremos mais à frente.

Maior parte da aventura toma lugar no Panamá com florestas densas a lembrar imenso o primeiro jogo, estaremos acompanhados por Marisa, ou Chase como Drake prefere chamar.
Ela também uma descendente de um caçador de tesouros.

O estúdio Bend Studios conseguiu transcrever todo o que conhecemos de Drake para a nova portátil da Sony de forma exemplar. Os controlos, as piadas, os gráficos e as personagens estão todos presente e ainda funcionalidades que tiram partido da Vita, tais como o acelerómetro, o touch e ainda a câmara. Exacto, com a câmara.
Podemos agora tirar fotografias dos sítios onde o Drake passou e se tirarmos no local e com o zoom certo serve como recompensa no jogo. O zoom pode ser aumentado com o painel frontal ou até mesmo o painel traseiro, genial.

O painel traseiro por exemplo pode ser usado para trepar cordas, imitando o gesto e remar deslizando os dedos de cima para baixo.
No touch-screen frontal, existem mais funcionalidades. Podemos deliniar o percurso do Drake, enquanto este está suspenso para que faça todo o percurso sem termos de usar os controlos. É possível lutar apenas com o touch-screen e ainda têm os famosos quick-time events em forma de setas, onde têm de fazer o mesmo movimento apresentado no ecrã frontal. A nossa funcionalidade favorita foi apontar, literalmente, a nossa PS Vita para uma luz forte para que surgisse num manuscrito um texto escrito com tinta mágina.

Os tesouros perdidos estão de volta, mas desta vez foram triplicados, existem muitos, mas mesmo muito para serem encontrados. Adicionando ainda as fotografias, que já falámos, e os decalques que serão necessários fazer para resolver determinados mistérios em forma de puzzle. Os decalques funcionam passando com o nosso dedo no ecrã como se tratasse de uma raspadinha.

A jogabilidade mantêm-se igual ao que já conhecemos, os controlos são os mesmos e rapidamente esquecerão que estão numa portátil. Não existe o modo multiplayer, mas todos os tesouros e mistérios que terão de resolver irá compensar.
A narrativa consegue também ser maior que Uncharted 3 portanto esperem muitas horas de boa diversão.

Um boa adição ao jogo é o Black Market. Nesta aplicação, chamemos-lhe assim é possível partilhar os nossos tesouros encontrados com amigos que possuam também uma Vita, tudo usando a aplicação NEAR da PS Vita. Excelente para trocar aqueles tesouros mais dificeis de encontrar.

Conclusão

Golden Abyss está para a Vita como Drake’s Fortune está para a Playstation 3. Não é por acaso que este Uncharted é o mais vendido da nova portátil da Sony, a qualidade do jogo está mesmo muito boa e não fica atrás das outras versões. As novas funcionalidades foram todas bem vindas e dão uma perspectiva diferente no modo de jogar.
Uncharted é um jogo de referência que recomendamos a todos os possuidores de uma Playstation Vita.

  • ProdutoraBend Studios
  • EditoraSony Computer Entertainment
  • Lançamento22 de Fevereiro 2012
  • PlataformasVita
  • GéneroAcção
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • É preciso tantos tesouros para coleccionar?
  • Ausência de Multiplayer
  • Quick-time events por vezes aborrecidos

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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