10 coisas que talvez não reparem em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
Já lá vão algumas horas a jogar Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Muitas surpresas e reviravoltas depois, ainda estamos a ser surpreendidos pela derradeira história de Hideo Kojima. Se piscarmos o olho, porém, pode passar-nos ao lado muita coisa. Conheçam dez coisas que fomos descobrindo pela Internet ou nas quais tropeçámos em jogo e que só atestam a qualidade deste título.
Aviso: Esta lista poderá conter alguns spoilers!
10- Se olharem muito, Quiet tenta seduzir-vos.
Os trajes menores não ajudam. Sempre de biquíni, a nossa Sniper acompanha-nos nas missões em que a seleccionamos como “Buddy” e é impossível ficar-lhe indiferente. A bordo do helicóptero, entre missões, temos a opção de colocar a câmara na primeira pessoa. Se tivermos a amizade com ela no máximo e a observamos durante algum tempo nessa primeira pessoa, Quiet apercebe-se e, além de nos enfrentar cara-a-cara, ainda nos seduz com uma pose pouco correcta e sugestiva.
9- Se neutralizarem Ocelot com dardos tranquilizantes, ele até fala línguas.
Algures na Mother Base, o nosso braço direito (ok, esquerdo se contarmos com o irascível Kaz Miller) faz o possível para treinar os soldados da Diamong Dogs. E se, porque somos uns chatos, dispararmos a pistola de tranquilizantes na face do pistoleiro? Não só fala Japonês fluente, como demonstra que matemática não é com ele, além de dizer que aquilo não funciona nele uma vez que teve “trrrrreino de resssistência a drogas” e, claro, a célebre lenga-lenga que só os fãs irão reconhecer: “La-Li-Lu-Le-Lo”.
8- As fezes de D-Horse servem para derrapar veículos
Já antes tínhamos falado que Diamond Horse é uma pérola deste jogo. E sim, também já não é novidade que podemos ordenar que… defeque. Fezes on-demand parecem estar muito para além do senso comum mas é claro que, no meio da piada, Kojima tinha de dar algum significado a isto. As fezes do cavalo podem servir para fazer derrapar veículos. Isto é muito prático para fazer parar jipes ou camiões e “tratar” dos ocupantes sem ter de disparar ou chamar a atenção, uma vez que, depois do despiste, estes ficam temporariamente atordoados.
https://www.youtube.com/watch?v=OUE0ODP2MeY
7- Os avisos na Motherbase não são apenas decorativos
Há inúmeras placas de sinalização na Mother Base, sobretudo as que no início sinalizam a construção de alguns espaços. Há até avisos de que o Big Boss está de olho nos soldados, a fazer lembrar um “Big Brother”. Mas há uma sinalética interessante que mostra um aviso de objectos em queda. Se Snake se posicionar mesmo em frente desta placa, passado algum tempo, ouve-se um som característico e… uma caixa cai-nos em cima. Afinal os avisos até servem para alguma coisa.
6- A bisnaga não é só um objecto de piada, tem utilidade!
Inicialmente parece mesmo inútil, só esguicha água, não se pode personalizar e não aparenta servir para mais nada do que para contar uma anedota à Kojima. Mas não. Além de podermos usá-la para apontar e surpreender adversários pelas costas (que pensam ser uma arma real), também serve para apagar fogueiras ou velas, destruir silenciosamente rádios ou geradores de electricidade, distrair os adversários com esguichos e até interagir com Quiet que “vibra” com a água “disparada”…
5- A Mother Base deseja-nos Feliz Aniversário!
Já alguma vez se perguntaram porque é que o jogo vos pede a vossa data de nascimento antes do arranque da história principal? Experimentem jogar no dia do vosso aniversário e verão porquê. Nessa data, Snake recebe uma comunicação a indicar que se dirija de imediato à Mother Base. Ao aterrar a base está em alerta, mas ao invés de um ataque, toda a equipa de Snake surge com um bolo para celebrar o seu (nosso) Aniversário. E se, por esta altura, a Quiet já se tiver juntado a vocês, têm direito a mais um outro momento de Parabéns.
4- Podemos tomar banho com Quiet
Também já falámos antes dos famigerados chuveiros, dispersos pela Mother Base. Tratem de tomar banho entre missões ou, passado algum tempo, o próprio Ocelot vos manda um balde de água e “pede” para Snake se ir lavar. Mas se a vossa amizade for alta com Quiet e a levarem numa missão antes dessa situação, ao regressarem à Mother Base, terão uma surpresa. Vão tomar banho sim, mas com a morena na sua cela e com direito a assistência invejosa e tudo.
3- Afinal Paz está viva e recomenda-se
Explorar a Mother Base em busca de diamantes ou outros bónus é uma actividade banal. Só que há uma cena em particular que despoletamos acidentalmente na plataforma Médica. Após subirmos uns vãos de escadas, chegamos a uma varanda com uma porta. Lá dentro um painel não nos deixa progredir, mas no lado direito está uma porta fechada com um botão para pressionar. O choque surge por vermos que nove anos depois de Ground Zeroes, afinal Paz está viva. Todas as suas fotografias que recolhem em jogo dão direito a uma cena própria. Por isso, depois de encontrar o local, não se esqueçam de lá voltar com as ditas fotografias.
2- Podemos salvar o próprio Hideo Kojima… outra vez…
Quem jogou Ground Zeroes, o prólogo deste MGSV, recorda-se de uma missão para resgatar um agente infiltrado com informação importante. Já no regresso dessa missão saberíamos que se tratava do próprio Hideo Kojima. Pois bem, Kojima também aparece em The Phantom Pain e até se junta à nossa equipa para nos ajudar em missão. Há duas formas de o obterem: Ou completam essa missão de Ground Zeroes e tranferem o savegame (Kojima aperecerá como voluntário) ou completam a Side Op 122, conforme o vídeo abaixo. Infelizmente, se fizerem as duas coisas não terão dois Hideo Kojimas… Era bonito ego a duplicar, mas só ficam com um narcisista na Mother Base.
1- O reflexo de Snake no helicóptero é do nosso Avatar
Hão de reparar que a bordo do helicóptero, o reflexo na superfície do vidro não se parece com o de Big Boss. Será mais fácil ver à noite, se tiverem dificuldade. Com um olhar mais cuidado irão notar que esse reflexo é do tal Avatar que criam na cama do Hospital no prólogo passado no Chipre. Alterem o aspecto do Avatar no menu e irão ver que a imagem também se altera. Uma curiosa e enigmática situação que certamente terá algum significado. Talvez até seja algo relacionado com a ideia que o nosso Avatar seja usado em Metal Gear Online.
Descobriram mais alguma coisa enquanto jogavam Metal Gear Solid V: The Phantom Pain? Já tinham encontrado estas curiosidades que assinalámos? Digam o que encontraram. E já agora digam também se estão a gostar (ou gostaram) do jogo.
Comentários