Curiosidades sobre a Playstation 2
Com mais de 150 milhões de unidades vendidas a Playstation 2 foi, sem dúvida, a grande consola da sexta geração e a consola mais vendida de sempre. No entanto, além de bem sucedida, a Playstation 2 tem também algumas curiosidades interessantes e é precisamente nelas que nos vamos focar aqui. No artigo A história da Playstation Parte 2 podem perceber com maior detalhe todos os passos que levaram a segunda consola da Sony a um tão elevado grau de sucesso, por isso não se esqueçam de o ler.
Para abordar a primeira curiosidade sobre a Playstation 2 não precisamos ir muito longe, uma vez que esta surge assim que damos início à consola. Já alguma vez pensaram:
O que siginificam as torres quando iniciamos a consola?
Aposto que não era o único a questionar-me sobre esta questão. Especialmente porque, sem qualquer razão aparente, com o passar do tempo começavam a aparecer cada vez mais torres no nosso ecrã. Como se não bastasse, cada uma tinha também o seu grau de altura. O que significam estas torres, afinal? A resposta é bastante simples. A cada torre corresponde um dos títulos que jogámos na consola e a altura reflecte o tempo que passámos a jogá-lo. Se ainda tiverem a vossa consola, façam o teste. Liguem-na e vejam quantas torres aparecem. Tirem o cartão de memória, liguem novamente a consola e reparem que não aparecem torres.
https://www.youtube.com/watch?v=kAG1MbDeDps
Falando de jogos, ao todo foram mais de 3800 títulos que a Playstation 2 recebeu e mais de 1,5 mil milhões de cópias que foram vendidas. E já que estamos a falar de jogos, também nessa área existem algumas curiosidades interessantes.
No dia 19 de Julho de 2001 chegou Final Fantasy X. Além das inovações em termos de jogabilidade e por exemplo grafismo, há um factor que sem dúvida destaca este título dos anteriores da série. Isto porque:
Final Fantasy X foi o primeiro título da série com vozes
Este título é talvez um dos mais emblemáticos da série Final Fantasy. Com final Fantasy X não só passámos a explorar cenários completamente tridimensionais como (para o bem ou para o mal) também se tornou possível ouvir os personagens do jogo.
Já na Playstation esta série era conhecida pelas suas fantásticas cutscenes e FFX não ficou atrás, trazendo para a Playstation 2 cutscenes de grande qualidade e que, ainda hoje, não estão nada más, mesmo. Com isto convido-vos a assistir (para muitos, relembrar) aos primeiros 10 minutos do jogo onde podem observar ainda mais uma curiosidade: o facto de Final Fantasy X ter sido o primeiro RPG a incluír uma custscene ao som de Heavy Metal (minuto 07:10). Mais tarde no jogo, essa música também faria parte de uma Boss Fight.
Ao contrário da rival da SEGA, a Dreamcast, a Sony não dáva muita importância à componente online. No entanto depois do lançamento da Xbox isso mudou. No mesmo dia em que a Xbox lançou o Xbox Live a Sony lançou o adaptador para a Playstation Network para que a sua consola pudesse também usufruir dessa componente.
SOCOM: U.S Navy SEALs foi um dos primeiros títulos a tomar partido dessa nova característica da consola mas foi o primeiro a dar uso ao Headset.
SOCOM chegou à Playstation 2 no dia 27 de Agosto de 2002 e trazia consigo um headset com ligação usb. Com este aparelho podiamos, no modo offline e com a nossa voz, dar ordens aos nossos soldados. Já no modo online, claro, seria utilizado para falar (dar ordens ou até mesmo gritar) com os nossos colegas de equipa.
A Playstation 2 foi palco de grandes títulos e séries. Foi nela que a série Silent Hill ganhou uma ainda maior fama e foi nela também que Hideo Kojima deu continuídade à série Metal Gear e lançou Zone of the Enders. A Playstation 2 viu nascer um caçador de demónios capaz de fazer “chorar o Diabo” e foi também nela que a eterna fúria de Kratos começou. Vários foram os títulos e séries e cada uma no seu género. Infelizmente não podemos abordar todos e conceder-lhes o devido destaque. Nunca mais saíamos daqui, caros leitores. Grandes e vários, como já referi, e de 3800 títulos um foi o mais vendido.
Com mais de 17,33 milhões de unidades vendidas:
GTA: San Andreas foi o título mais vendido da PS2
Foi no dia 26 de Outrubro de 2004 que chegou Grand Theft Auto: San Andreas. Sequela do bem sucedido Grand Theft Auto: Vice City, de 2002, San Andreas foi o terceiro GTA em 3d da série e o oitavo título da série em geral. Com um mapa ainda maior e acrescentando agora um fantástico grau de costumização do nosso personagem, San Andreas apresentou-se mais completo do que nunca. Se incluírmos também as guerras de gangues, um enorme grau de costumização de carros, roubos, mini-jogos, um sistema económico melhorado e um modo online onde era possível jogar com e contra os nossos amigos e desconhecidos, era diversão que nunca mais acabava. É fácil perceber o porquê do enorme sucesso deste título.
Chegamos assim ao fim de mais um artigo sobre as Curiosidades da Playstation. E vocês? Têm alguma curiosidade que queiram partilhar? Deixem os vossos comentários e falem connosco.
Comentários