Destaques do Opening Night Live – Gamescom 2024
É verdade, já sabíamos qual seria o principal alinhamento do Opening Night Live da Gamescom 2024. Mesmo assim, a organização prometeu algo em grande e Geoff Keighley subiu ao palco com vontade de nos surpreender.
Mais de 5000 pessoas na audiência e muitas mais online, criando também um notório feedback sonoro pela imensa sala, esta foi, sem dúvida, uma das maiores e mais antecipadas ONL que há memória. É proporcional à ambição da organização Koelnmesse para criar o maior evento de sempre e mais além. Infelizmente, para dar suporte a esta dimensão, lá tivemos muita mais conversa corporativa, inclusive mais daqueles “anúncios” de jogos que são na verdade publicidade jeitosamente encaixada na transmissão. Enfim, já não é uma novidade e há que capitalizar o precioso “tempo de antena”.
Entre os anúncios, claro, a enorme surpresa que, para muitos, era mais que esperada, Borderlands 4. Lá para o final, também ficámos a saber que vamos ter um novo título na lendária série Mafia. No entanto, foram, de facto os únicos anúncios que não se esperava realmente. De resto, poucas surpresas realmente sonantes, com algumas data de lançamento para jogos e expansões reveladas. Ficámos sempre na expectativa para algo mais grandioso mas, infelizmente, este não será o ano para tal.
Como fazemos sempre, apresentamos aqui os destaques e também os demais anúncios deste evento que terminou há uns minutos. Notem que este artigo vai continuar em evolução, principalmente por causa dos múltiplos trailers que forem publicados nas próximas horas e que, por vezes não estão imediatamente disponíveis. Assim, vão revisitando esta página para algumas actualizações futuras.
Borderlands 4
Começamos logo a “matar” com um exclusivo do evento, daqueles que “não vazaram”, segundo o apresentador. Depois do fracasso do filme, a 2K Games e a Gearbox Software querem claramente limpar a franquia. O trailer enganou um pouco, por momentos pensámos ser algo completamente diferente. Mas, era inevitável. Pouco foi mostrado mas parece há uma nova ameaça na galáxia e adivinhem quem a vai resolver… Chega no próximo ano à PS5, Xbox Series X|S e PC.
Call of Duty: Black Ops 6
Um dos títulos previstos, a produção da Raven Software subiu ao palco para mostrar um pouco da missão “Most Wanted” do modo de história deste título. Esta é uma típica missão de espionagem para salvar o infame agente Adler, cheia de gadjets, segredos e, claro, muita acção, inclusive um Juggernaut, porque é óbvio que as coisas não correm bem para a equipa de agentes secretos. A não ser que vivam numa caverna, já sabem que chega a 25 de Outubro.
Goat Simulator Remastered
Um trailer divertido que goza com os conceitos de jogos remasterizados e reeditados, com imensas referências as jogos modernos e clássicos. É o irreverente Goat Simulator devidamente revisitado, com a sua produtora Coffee Stain ao ataque numa revisita a este sandbox tresloucado. Chega ainda neste ano para Consolas e PC.
Dying Light 2: The Beast
Quase parecia uma nova cartada da Techland, já que o trailer começa por parecer uma piada a Call of Duty, até no sotaque do protagonista para subitamente… aparecerem zombies. Não seria de esperar outra coisa. afinal é só uma nova expansão com o famoso Kyle Crane como protagonista.
Dragon Ball: SparkingZero
Um novo trailer de promoção foi mostrado deste próximo título da Bandai Namco, basicamente para recordar que faltam 50 dias para estrear. O jogo de combate com as famosas personagens tem óptimo aspecto. Já sabem que chega a 11 de Outubro deste ano.
Lost Records: Bloom and Rage
Da produtora Don’t Nod, esta é mais uma aventura gráfica sobre um grupo de amigas que se reúnem para formar uma banda mas, é claro que há algo no ar, um evento sobrenatural despoletado por uma misteriosa embalagem. Ao que parece, a produtora vai voltar ao formato episódico, lançando o primeiro “Tape 1” a 18 de Fevereiro e o segundo “Tape 2” a 18 de Março. Está previsto para PS5, XSeriesX|S e PC.
No More Room in Hell 2
E, sim, mais zombies e monstros para desancar. Parece que este género de acção cooperativa está ainda muito longe de se considerar extinto, embora todos concordemos que está já um pouco batido. Não teve data de lançamento anunciada, mas arriscamos dizer que só chegará no próximo ano.
Arc Raiders
Este é um daqueles jogos promissores que já ouvimos falar há tanto tempo. Agora temos uma ideia quando estreará, 2025… ok, continuamos sem saber na mesma. Ainda assim, há boas notícias: haverá uma sessão de testes ainda neste ano. Ficaremos atentos.
Infinity Nikky
Um adorável trailer com imensos seres felpudos e música fofinha a condizer. O seu design anime não deixa muitas dúvidas de onde vem, num título de aventura em mundo aberto que parece ser mais um daqueles jogos de nicho que fará sucesso limitado nas consolas.
Path of Exile II
Um novo trailer foi mostrado, não só para levantar mais um pouco do hype que já há em torno deste jogo, como também para anunciar a muito esperada data para chegar em acesso antecipado. Peguem na espada para este próximo RPG de acção no próximo dia 15 de Novembro para PS5, XSeriesX|S e PC.
Dune: Awakening
Já sabíamos que era outro dos destaques deste evento, a Funcom trouxe mais um trailer para mostrar o que nos espera em jogo, desde a criação da personagem até à formação de um autêntico reino em Arrakis. A mesma fórmula MMO de sobrevivência desta produtora, mas agora neste vastíssimo lore desta franquia. O que mostra é realmente fantástico mas o que interessou mesmo foi saber que o jogo só vai estrear no início de 2025 no PC não havendo ainda data para as consolas.
Reanimal
Das mentes brilhantes da série Little Nightmares, chega mais um conto perturbador, no mesmo género de plataformas com traços de terror. Pode dizer-se que é “mais do mesmo” mas não é uma crítica propriamente dita, uma vez que estes títulos da Tarsier costumam ser óptimas experiência. Não teve direito a datas para chegar à PS5, XSeriesX|S e PC.
Monster Hunter: Wilds
O produtor Ryozo Tsujimoto subiu ao palco para apresentar um novo trailer para este jogo. No vídeo são demonstradas as caçadas de vários monstros de várias dimensões e capacidades. Entretanto, a primeira demonstração deste jogo ficou disponível durante este evento para todos os visitantes. O que pode querer dizer que em breve teremos uma demo pública para jogar também. Infelizmente, o jogo final só chegará no próximo ano para PS5, XSeries X|S e PC.
Mecha Break
Foi um dos jogos que levantou curiosidade nos últimos Summer Games Fest e Xbox Games Showcase, regressa aqui à nossa atenção com mais um trailer de acção para mostrar os seus mechs em combate 6vs6. Ainda esteve previsto para este mês mas falhou a data e não foi desta que tivemos um novo dia lançamento deste título previsto para XSeriesX|S e PC.
Monument Valley III
O terceiro capítulo desta franquia foi anunciado, com a mesma fórmula de puzzles ambientais engenhosos, numa nova aventura visualmente agradável. Chega a 10 de Dezembro deste ano, exclusivamente no serviço Netflix Games.
Civilization VII
Outro jogo que já sabíamos estar presente neste evento, o produtor Ed Beach da Firaxis foi ao palco apresentar pela primeira vez a jogabilidade deste título, descrito como o mais ambicioso da sua produtora. Este vídeo apresenta algumas das suas novidades, inclusive o seu novo narrador de eventos em jogo. Iniciem a vossa viagem pela História a 11 de Fevereiro do próximo ano na PS4/PS5, XB1/XSeriesX|S, Nintendo Switch e PC.
Starfield
Além de apresentar (finalmente) o primeiro veículo de transporte terrestre, o REV-8, que chegou hoje mesmo ao jogo como actualização gratuita, tivemos também um vislumbre da próxima expansão para o famoso RPG de exploração da Bethesda. Essa muito aguardada expansão de história “Shattered Space” chega a 30 de Setembro deste ano.
Marvel Rivals
Dois novos heróis foram revelados para este jogo “free-to-play”, com o Capitão América a medir forças com Bucky, o Soldado de Inverno. No final do trailer, além do sucinto cameo de Dr. Doom, há também a importante revelação da data de lançamento, 6 de Dezembro deste ano para PS5, XSeries X|S e PC.
Secret Level
Agora para algo bem diferente. O emblemático Tim Miller dos Blur Studios subiu ao palco para mostrar o seu próximo projecto (e soltar um palavrão). Trata-se de uma série de 15 episódios que apresenta curtas metragens inspiradas em personagens e enredos de videojogos, com vários estilos e efeitos visuais de arregalar o olho. Parece mesmo algo a não perder, uma vez que há várias personagens conhecidas desta indústria. Vai estrear na Amazon Prime já em Dezembro.
Age of Mythology: Retold
A reedição deste enorme clássico de estratégia mitológica teve direito a um novo trailer que mostrou elementos de jogabilidade e destacou o seu novo grafismo mais polido. Chegará a 4 de Setembro deste ano para a XSeriesX|S e PC, chegando também ao Xbox Game Pass no mesmo dia.
Delta Force: Hawk Ops
A Team Jade parece querer revolucionar a realidade dos jogos de combate, por revitalizar o que mais gostávamos nos títulos clássicos deste género. Um novo trailer de enredo foi apresentado para nos recordar porque motivo este jogo é tão popular na actual fase Beta. Mais novidades foram prometidas para Outubro, prometendo ainda um lançamento em Acesso Antecipado no último trimestre deste ano.
Kingdom Come Deliverance II
Infelizmente, foi recentemente adiado para 2025 mas estavam prometidas mais novidades para estes dias. O novo trailer mostra a antiga Boémia que vamos explorar na pessoa de Henry, sem esquecer as imensas batalhas sangrentas e várias interacções. Chegará a 11 de Fevereiro do próximo ano, com uma revelação maior desta jogabilidade marcada já para amanhã.
Batman: Arkham Shadow
Infelizmente só estará disponível para os dispositivos VR Meta Quest 3. Parece mesmo ser aquele título na primeira pessoa que os fãs tanto desejaram por anos. O que há de errado em vestir o manto negro do Homem-Morcego? O facto de não termos um jogo decente neste universo há anos e este não estará acessível a todos. Chega num dia a anunciar em Outubro deste ano.
Little Nightmares III
Já não é da responsabilidade da Tarsis, uma vez que a Bandai Namco entregou esta franquia à Supermassive Games. Parece, contudo, que o ADN único desta série está bem entregue, aparentemente continuando com a mesma qualidade, em mais uma aventura de plataformas com elementos de terror e que pode ser jogada em modo cooperativo. Infelizmente, não foi dada uma data de lançamento.
Masters of Albion
O lendário (e controverso) Peter Molyneux está de volta. Depois de criar (e detonar) a série Fable, aquele célebre jogo em que esteve a trabalhar ao longo de anos debaixo de muito secretismo, foi finalmente mostrado. O jogo é um misto de construção de cidades e gestão, com elementos de estratégia e de combate. A jogabilidade parece rondar o papel de um deus que governa e controla uma pequena vila, evoluindo-a e protegendo-a dos “horrores” de Albion. É mais um jogo sem data de estreia anunciada.
Unknown 9: Awakening
Parece que os trailers anteriores não mostraram suficientemente a actriz Anya Chalotra (The Witcher), pelo que um novo trailer “live action” foi criado para evidenciar bem que é ela a emprestar a face e a voz à protagonista. O jogo, esse, continua a não entusiasmar muito. Chegará no dia 18 de Outubro deste ano para PS4/PS5, XB1/XSeriesX|S e PC.
Diablo IV: Vessel of Hatred
Impulsionada pela Xbox, a Blizzard está de volta à Gamescom para mostrar os vários projectos em torno desta franquia Warcraft a celebrar 30 anos de vida, entre World of Warcraft, Hearthstone e Warcraft Rumble, além de falar (brevemente) de Overwatch 2. Mas não foi esse o verdadeiro destaque. Só houve atenção para esta próxima expansão de Diablo IV. Um novo vídeo foi mostrado para dar destaque aos seus companheiros mercenários.
The First Berserker: Khazan
Um novo vídeo foi revelado com o objectivo de mostrar o seu caos. Há vislumbres da acção em jogo mas, na realidade, o que mais impressiona são suas cenas intermédias com um toque anime. Chegará no início do próximo ano mas, antes disso, entre o dia 11 e 20 de Outubro haverá uma sessão de testes fechados Beta para os quais se poderão inscrever no site oficial do jogo.
Ara: History Untold
O empenho da produção em criar um real opositor ao “rei” Civilization é notório. O novo trailer mostra os elementos que já conhecemos, entre a grandeza das construções, dos combates e das escolhas, podendo reescrever a história a nosso gosto. Chegará a 24 de Setembro deste ano exclusivamente no PC via Steam e também estreará via Xbox Game Pass.
Indiana Jones and The Great Circle
Era outro dos “grandes” previstos, o próximo jogo da MachineGames e da Bethesda mostrou-se finalmente a nível de jogabilidade. Troy Baker dá a voz a Indy e mostra-se nos bastidores a representar o célebre salteador de túmulos. Foi finalmente revelado que o jogo será lançado a 9 de Setembro deste ano para a Xbox Series X|S e PC, também estreando via Xbox Game Pass. E, sim, o rumor era mesmo verdade… também chegará à PlayStation 5 na Primavera de 2025.
Mafia: The Old Country
A última revelação da noite foi mais uma surpresa. Obviamente, virá da Hangar 13 e da 2K Games e será lançado para a PS5, XSeriesX|S e PC. Será uma prequela para a franquia, abordando as origens da “cosa nostra” Italiana na antiga Sicília dos anos 30. Mas, nesta fase, tudo o que temos é este trailer cinemático e pouco mais. Ainda assim, é bom ver que a série vai (literalmente) voltar às origens.
Outros anúncios neste evento:
- Persona 3: Reload – A próxima expansão para este jogo apresentará também um novo boss para nos desafiar. Episode AIGIS: The Answer chega a 10 de Setembro nas plataformas de lançamento.
- Black Myth: Wukong – Foi revelado o seu trailer de lançamento… de um jogo lançado ontem. Enfim, há que fazer publicidade mas esta não é propriamente uma “novidade”.
- Olynked: Banner of the Spark – A pequena produtora FuzzyBot cumpriu um autêntico sonho de subir ao palco deste mega-evento para mostrar o seu projecto independente que combina vários géneros de jogo, entre hack’n’slash, roguelite e construção de cidades. Chega a 22 de Outubro deste ano para PC via Steam
- Warhammer 40K: Space Marine II – Um novo vídeo sucinto, só para recordar que o jogo estreia a 9 de Setembro.
- Predecessor – Um sucessor improvável do incompreendido “Paragon”, porque precisávamos de mais um daqueles jogos de acção com heróis. Pelo menos é “free-to-play”.
- Genshin Impact – Mais detalhes para o futuro deste jogo, assim como a sua data de estreia nas consolas Xbox.
- Naraka: Bladepoint – Mais um crossover para este jogo, desta vez com Lara Croft de Tomb Raider.
- Fatal Futy: City of the Wolves – Trajes menores, muitos gemidos e porrada, a apresentação da lutadora Mai Shiranui é isto tudo.
- Towerborne – Um novo side-scroller de combate cooperativo que chegará a 10 de Setembro ao Steam e brevemente à Xbox e Xbox Game Pass.
- Zenless Zone Zero – Uma nova área de jogo, New Eridu, foi revelada para este jogo.
- Honkai: Star Rail – Um novo capítulo “Tales of Luofu: A New Chapter” e um crossover com Fate: Stay Night foi anunciado para o terceiro trimestre do próximo ano.
- Herdling – Dos mesmos produtores de Far: Changing Tides, chega uma nova aventura pelas montanhas para guiar misteriosas criaturas. Chega no próximo ano às consolas e PC.
- Squid Game: Unleashed – A Netflix não podia deixar de capitalizar na famosa série televisiva Sul Coreana e é claro que tinha de criar um jogo baseado nela. Chegará em exclusivo à Netflix Games apenas para mobile.
- Arena Breakout: Infinite – Este shooter de acção “free-to-play” chegará até ao final do ano, estando já disponível em acesso antecipado.
- Dark and Darker: Mobile – O famoso jogo de extracção medieval vai também estrear-se nos dispositivos móveis.
- Floatopia – Um novo “life simulator” da NetEase em mundos flutuantes com companheiros simpáticos.
Comentários